Em Brasília e Santa Catarina, autoridades fazem exames após diagnóstico de Bolsonaro
O diagnóstico positivo de Jair Bolsonaro (foto) para o novo coronavírus fez dezenas de autoridades que tiveram contato com o presidente da República correrem para realizar o exame para a detecção da doença. A preocupação atingiu em cheio até mesmo gestores públicos de Santa Catarina, que receberam o chefe do Planalto no sábado, 4, quando...
O diagnóstico positivo de Jair Bolsonaro (foto) para o novo coronavírus fez dezenas de autoridades que tiveram contato com o presidente da República correrem para realizar o exame para a detecção da doença.
A preocupação atingiu em cheio até mesmo gestores públicos de Santa Catarina, que receberam o chefe do Planalto no sábado, 4, quando ele fez uma visita ao estado atingido pelo "ciclone-bomba".
A vice-governadora Daniela Reinehr e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, estão em isolamento e realizarão os testes. "A título de transparência, comunico que farei o teste no dia 09, pois é necessário aguardar 5 dias após contato com o contaminado para se ter confiabilidade no teste. Meu contato foi mínimo, mas não podemos dar chance para o azar e nem colocar em risco outras pessoas", disse o político.
Recebi a informação do exame confirmando coronavírus no presidente. No sábado, o recebi no aeroporto. Não fui no helicóptero de sobrevoo, mesmo assim farei o teste e ficarei isolado até o resultado. Vou seguir o dia fazendo contatos p/ melhorar nossa oferta de leitos na cidade.
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) July 7, 2020
Com base na agenda oficial e em registros de redes sociais, Crusoé mostrou, mais cedo, um mapeamento de pessoas que encontraram Bolsonaro entre sexta-feira e segunda.
A lista inclui os nomes de homens de confiança do Planalto, como o ministros da Secretaria de Governo, Luiz Ramos, da Casa Civil, Braga Netto, que realizaram testes rápidos e receberam resultado negativo.
Secretário especial da Cultura, Mário Frias publicou uma foto do exame nas redes sociais. "Fiz o teste hoje e o resultado deu negativo. Seguimos trabalhando pela Cultura, pelo Turismo e pelo nosso Brasil! O trabalho não pode parar!", escreveu.
O diagnóstico foi o mesmo para o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e para secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
Minha solidariedade ao Presidente @Jairmessiasbolsonaro e todos os brasileiros q contraíram a Covid-19. Fé em Deus! Tudo vai dar certo! Fiz o teste hoje, e o resultado deu negativo. Seguimos trabalhando pela Cultura, pelo Turismo e pelo nosso Brasil! O trabalho não pode parar! pic.twitter.com/o2W8WmiaIw
— MarioFrias (@mfriasoficial) July 7, 2020
Chefe da equipe econômica, Paulo Guedes recebeu diagnóstico negativo para Covid-19 na última semana. Mas, em decorrência do anúncio de Bolsonaro, mesmo assintomático, o ministro "cumprirá agenda por meio de videoconferência e fará novo exame em quatro dias para assegurar a eficácia do resultado".
O advogado-geral da União fez um teste rápido, que deu resultado negativo. "Por cautela, aguarda resultado de um segundo exame, com coleta de material já realizada. Enquanto isso, sem nenhum sintoma, está em home office", explicou a assessoria de imprensa.
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, se submeteu ao teste tipo RT-PCR pela manhã. O procedimento estava agendado desde esta segunda-feira, 6, quando ele descobriu que um dos servidores do órgão foi infectado pela doença. O resultado ainda não saiu.
Apesar da suspeita, Azevedo e Silva, conforme a assessoria da Defesa, chegou a despachar no gabinete. "Ele tem redobrado os cuidados. Usa máscara, mantém distância segura das pessoas, tem priorizado videoconferências", afirmou.
O ministro interino da Educação Antônio Paulo Vogel "fará possivelmente ainda nesta terça-feira, o exame de detecção da Covid-19", segundo a a assessoria do órgão. O Ministério das Relações Exteriores deu a mesma declaração sobre Ernesto Araújo.
O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior, pretende adotar o procedimento, assim como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)