Crusoé
23.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Em 16 anos, Merkel manteve distância segura de quatro presidentes brasileiros

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel (na foto, com Michel Temer e Dilma Rousseff, em 2015), deixará o cargo assim que um novo governo for formado após as eleições parlamentares de 26 de setembro. No total, ela terá ficado no poder por 16 anos, período em que governaram quatro presidentes brasileiros: Lula, Dilma Rousseff, Michel...

Crusoe
Redação Crusoé
5 minutos de leitura 02.09.2021 07:39 comentários 10
Em 16 anos, Merkel manteve distância segura de quatro presidentes brasileiros
Angela Merkel Michel Temer Dilma Rousseff 2015
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel (na foto, com Michel Temer e Dilma Rousseff, em 2015), deixará o cargo assim que um novo governo for formado após as eleições parlamentares de 26 de setembro. No total, ela terá ficado no poder por 16 anos, período em que governaram quatro presidentes brasileiros: Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro. Com todos eles, Merkel manteve uma distância segura, enquanto defendeu uma ampliação dos laços comerciais e a proteção do meio ambiente.

Em 2005, quando Merkel se tornou a primeira mulher chanceler da Alemanha, Lula já era presidente no Brasil. As commodities estavam em alta e, apesar de o escândalo do mensalão já ter estourado, o político brasileiro ainda era visto de maneira positiva no exterior com seu discurso de combater a fome e a pobreza. Em 2008, Merkel visitou Lula em Brasília. No ano seguinte, foi a vez de o brasileiro encontrá-la na Alemanha e, em seguida, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP15, em Copenhage.

Merkel pediu ajuda a Lula nas negociações climáticas, mas não embarcou na megalomania do presidente brasileiro. Em 2010, Lula, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad e o turco Recep Erdogan anunciaram um acordo para lidar com o programa nuclear iraniano. Sem consultar as grandes potências, os três inventaram um sistema em que o Irã enviaria urânio parcialmente enriquecido para a Turquia e receberia combustível nuclear da França ou da Rússia. Merkel ignorou o anúncio e disse que o Irã deveria respeitar os acordos feitos com a Agência Internacional de Energia Atômica, a AIEA. No final, ninguém levou a sério a proposta de Lula e seus camaradas no exterior.

A chanceler retornou ao Brasil em outros dois momentos: em 2014, para assistir à final da Copa do Mundo, e em 2015. Nas duas vezes, foi recebida por Dilma Rousseff. A brasileira aproveitou para reclamar das revelações de que a Agência Nacional de Segurança, a NSA, dos Estados Unidos, tinha grampeado os telefones das duas chefes de governo. Mas, enquanto Dilma cancelou uma viagem oficial aos Estados Unidos por causa disso, a alemã preferiu esquecer a história e só falar de negócios na segunda viagem. Não haveria motivo para comprar briga com os Estados Unidos, então governado por Barack Obama. "Merkel seguiu a mesma linha dos chanceleres anteriores, que sempre evitaram um alinhamento político com outros líderes. Os alemães, assim como os italianos, sempre mantiveram uma agenda mais preocupada em investimentos e que dá pouca atenção aos discursos", diz o cientista político Christian Lohbauer, autor de um livro sobre as relações entre Brasil e Alemanha.

Michel Temer, que assumiu a presidência após o impeachment de Dilma, em agosto de 2016, foi ignorado pela alemã por dois motivos. Primeiro, porque seu mandato era curto. Segundo, porque a narrativa petista de que o impeachment foi golpe ecoou entre alguns grupos alemães. O Partido Social Democrata, SDP, de centro-esquerda, integrava a coalizão de governo e é próximo do Partido dos Trabalhadores.

Com Jair Bolsonaro, Merkel tomou distância máxima, mesmo antes de a pandemia de Covid-19 aparecer no horizonte. "Ela sabe que aparecer com Bolsonaro seria algo muito ruim politicamente dentro da Alemanha. O presidente brasileiro é visto como alguém que é contra a preservação do meio ambiente e próximo de ideias radicais. Merkel, que é a personificação do centro político, só teria a perder ao lado dele", diz o alemão Kai Enno Lehmann, professor de relações internacionais da USP.

O encontro que o brasileiro teve em julho com a deputada alemã Beatrix von Storch, do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha, foi visto com ressalvas pelos políticos de centro. "Na Alemanha, Bolsonaro é visto como uma espécie de Donald Trump brasileiro, um populista radical, e que sofreu uma crítica muito dura por sua política contra o coronavírus", diz o cientista político alemão Florian Hartleb, pesquisador do Wilfried Martens Centre de estudos europeus. "Merkel até poderia se encontrar com Bolsonaro, dado que o Brasil é um parceiro importante. mas seria com uma certa distância e baseado nas regras diplomátcias."

Apesar de não ter se aproximado do atual presidente, a chanceler alemã já precisou acionar seus canais diplomáticos para apaziguar o brasileiro. Isso ocorreu após a intensa pressão internacional para reclamar das queimadas na Amazônia, em 2019. Em um vídeo feito durante um encontro do G7, ela foi flagrada falando para o presidente francês Emmanuel Macron que telefonaria para Bolsonaro. "Anunciei para ligar para ele na próxima semana para ele não ficar com a impressão de que estamos trabalhando contra", disse Merkel.

Por governar um país que exporta carros e produtos industriais, Merkel tentou garantir a assinatura do acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Como Macron, de viés protecionista, ameaçou cancelar o acordo comercial por causa das queimadas, Merkel entrou no jogo para resolver o impasse com artifícios diplomáticos. Sua postura pragmática, contudo, nada tem de política pessoal. Quando concluir seu período à frente da Alemanha, Merkel estará em seu período mais longe do Brasil.

Diários

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Redação Crusoé Visualizar

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

João Pedro Farah Visualizar

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Redação Crusoé Visualizar

Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Redação Crusoé Visualizar

Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Redação Crusoé Visualizar

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Visualizar notícia
Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Visualizar notícia
Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Alemanha

Angela Merkel

Dilma Rousseff

Diplomacia

Jair Bolsonaro

Lula

Mahmoud Ahmadinejad

Michel Temer

Recep Tayyip Erdogan

< Notícia Anterior

Delegado afastado por Moraes aponta 'lacunas' no inquérito sobre interferência de Bolsonaro na PF

01.09.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Bolsonaro revoga lei da ditadura, mas poupa militares e quem dissemina notícias falsas

02.09.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Rosileine

2021-09-02 14:12:54

tenho grande admiração por ela, é um orgulho para nós mulheres. Seria muito bem vinda como mandatária aqui...


Silvana

2021-09-02 11:39:38

Em resumo, ela é tudo que precisamos por aqui!


maria s.q.escoda

2021-09-02 11:19:23

Ela é bem distante, o oposto de aloprados pres argentinos e framceses, prefeita parisiens e e o antípoda do Socrates português da esquerdalha sociolista pró lulista.


KEDMA

2021-09-02 11:01:22

Fez ela muito bem em ficar afastada desses presidentes.


Peregrino

2021-09-02 10:14:41

Qualquer pessoa com um tantinho de bom-senso manterá uma distância segura do Bolsonaro.


Humberto

2021-09-02 09:57:42

2- por que está caro aqui e exportações estão a mil , de deixar 7,6 bi de U$ de superávit???? Por que o Dólar estava 5.40 , então robô Vera , como vamos correr os comunistas chineses que já adiantaram dólar para os Frigoríficos, plantadores de soja e para as Vale do rio doce, hoje nós matamos a fome dos chineses e deixamos o povo brasileiro com o resto , culpa de Dom Pedro I , FHC, Lulaladrao, Dilma e Temer, o Bonito Miliciano Motoqueiro é inocente , seu idiotas robôs de Auditório!!!


Humberto

2021-09-02 09:47:26

Deixa de ser idiota robô papagaio!!! Temos 01/09 superávit de 7,6 de U$ na exportações; Maior exportador de Soja, maior exportador de Minério de Ferro, maior exportadora de Proteína Animal(porco, frango e carne )!!! Graças a quem??? China Comunista, vai dia 07/09 e grita fora comunistas , aí vai ver a quebradeira dos Camioneiros, Agricultura e pecuária !! Vocês não sabem o que querem seus robôs papagaio de Auditório!!! Vocês tem um líder vagabundo e incopetente, se acostuma com a ignorância!!!


Max

2021-09-02 08:35:53

Excelente análise sobre a postura política da mais importante líder da Europa para com políticos e para com o Brasil, trazendo a opinião de analistas estrangeiros e brasileiros que estudam as relações da Alemanha com o Brasil. Valeu Crusoé.


Vera

2021-09-02 07:56:56

O objetivo da notícia é malhar . Nada ajuda nada . Virou mania discursos vazios enquanto os ratos e os togados tentam dominar o povo ! Fecharam mesmo os olhos para o comunismo que nos assombra ! A pauta é única : Jair Bolsonaro.


Luiz Claudio de Freitas

2021-09-02 07:55:39

todos que se aproximam de Bolsonaro se queimam, e ela sabe disso.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Rosileine

2021-09-02 14:12:54

tenho grande admiração por ela, é um orgulho para nós mulheres. Seria muito bem vinda como mandatária aqui...


Silvana

2021-09-02 11:39:38

Em resumo, ela é tudo que precisamos por aqui!


maria s.q.escoda

2021-09-02 11:19:23

Ela é bem distante, o oposto de aloprados pres argentinos e framceses, prefeita parisiens e e o antípoda do Socrates português da esquerdalha sociolista pró lulista.


KEDMA

2021-09-02 11:01:22

Fez ela muito bem em ficar afastada desses presidentes.


Peregrino

2021-09-02 10:14:41

Qualquer pessoa com um tantinho de bom-senso manterá uma distância segura do Bolsonaro.


Humberto

2021-09-02 09:57:42

2- por que está caro aqui e exportações estão a mil , de deixar 7,6 bi de U$ de superávit???? Por que o Dólar estava 5.40 , então robô Vera , como vamos correr os comunistas chineses que já adiantaram dólar para os Frigoríficos, plantadores de soja e para as Vale do rio doce, hoje nós matamos a fome dos chineses e deixamos o povo brasileiro com o resto , culpa de Dom Pedro I , FHC, Lulaladrao, Dilma e Temer, o Bonito Miliciano Motoqueiro é inocente , seu idiotas robôs de Auditório!!!


Humberto

2021-09-02 09:47:26

Deixa de ser idiota robô papagaio!!! Temos 01/09 superávit de 7,6 de U$ na exportações; Maior exportador de Soja, maior exportador de Minério de Ferro, maior exportadora de Proteína Animal(porco, frango e carne )!!! Graças a quem??? China Comunista, vai dia 07/09 e grita fora comunistas , aí vai ver a quebradeira dos Camioneiros, Agricultura e pecuária !! Vocês não sabem o que querem seus robôs papagaio de Auditório!!! Vocês tem um líder vagabundo e incopetente, se acostuma com a ignorância!!!


Max

2021-09-02 08:35:53

Excelente análise sobre a postura política da mais importante líder da Europa para com políticos e para com o Brasil, trazendo a opinião de analistas estrangeiros e brasileiros que estudam as relações da Alemanha com o Brasil. Valeu Crusoé.


Vera

2021-09-02 07:56:56

O objetivo da notícia é malhar . Nada ajuda nada . Virou mania discursos vazios enquanto os ratos e os togados tentam dominar o povo ! Fecharam mesmo os olhos para o comunismo que nos assombra ! A pauta é única : Jair Bolsonaro.


Luiz Claudio de Freitas

2021-09-02 07:55:39

todos que se aproximam de Bolsonaro se queimam, e ela sabe disso.



Notícias relacionadas

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Redação Crusoé
23.06.2026 19:56 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

João Pedro Farah
23.06.2026 17:01 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Redação Crusoé
23.06.2026 15:55 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Redação Crusoé
23.06.2026 15:34 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso