Defensores da Huawei, embaixadores chineses usam iPhone
Além de poderosa fornecedora dos equipamentos de telecomunicação utilizados nas redes 5G, a Huawei é também importante no mercado para o consumidor final: a gigante chinesa responde por 17,8% do mercado global de smartphones, superando até mesmo a Apple em número de consumidores. Apesar disso, embaixadores da China espalhados pelo mundo preferem a marca da...
Além de poderosa fornecedora dos equipamentos de telecomunicação utilizados nas redes 5G, a Huawei é também importante no mercado para o consumidor final: a gigante chinesa responde por 17,8% do mercado global de smartphones, superando até mesmo a Apple em número de consumidores. Apesar disso, embaixadores da China espalhados pelo mundo preferem a marca da maçã, segundo seus tweets.
É o caso, por exemplo, do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming (foto). Entre 2015 e 2020, o diplomata fez 560 postagens em seu microblog a partir de aparelhos de celular. Do total, 64% dos posts foram publicados a partir de um aparelho com o sistema iOS, seja um iPad ou um iPhone. No início do mês, ele até foi alvo de piadas no Twitter depois de postar uma foto tirada com “seu celular Huawei” usando um iPhone:
Mesmo o porta-voz da diplomacia chinesa não resiste aos produtos de Steve Jobs. Lijian Zhao tuitou 335 vezes com seu celular desde fevereiro: todas elas usando um iPhone. Outro caso peculiar é o do próprio Ministério das Relações Exteriores da China. Desde dezembro de 2019, o perfil em inglês da chancelaria publicou 78 posts a partir de aparelhos móveis: a maioria, 56%, originados de aparelhos da Apple.
A situação se repete com Cui Tiankai, o embaixador da China nos Estados Unidos, país que promove ativamente o boicote aos produtos da Huawei. Entre julho de 2019 e julho de 2020, o diplomata escreveu 54 vezes na rede social a partir de um celular ou tablet: 96% das postagens tiveram origem em um iPhone ou iPad. Ainda nos EUA, mas em Nova York, o representante chinês na ONU, Zhang Jun, pegou o celular para tuitar 65 vezes desde março, 89% delas com um iPhone.
O embaixador Liu Xiaoming, homem de Pequim no Reino Unido, representa a exceção. Entre outubro de 2019 e julho deste ano, ele postou 436 vezes em seu Twitter a partir de um celular. Em 99% dos casos, os posts foram escritos a partir de um celular com Android. Somente quatro postagens vieram de um iPhone. Ontem, os britânicos também decidiram banir a Huawei do 5G adotado no país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)