Reprodução

Cubanos protestam: ‘Cadê a minha vacina?’

12.05.21 19:02

O Observatório Cubano de Conflitos identificou protestos de cubanos reclamando da falta de vacinas contra a Covid em nove das 15 províncias da ilha comunista. Em muitos deles, pessoas foram fotografadas com cartazes improvisados e a frase: “Cadê a minha vacina?” (foto).

Cuba não importou vacinas de outros países e optou por ficar de fora do consórcio Covax, criado pela ONU para ajudar países com menos recursos para adquirir os imunizantes. O governo tem anunciado testes clínicos em algumas candidatas a vacina oficial: 44 mil cubanos teriam recebido a Soberana-02 e 45 mil, a Abdala. Além disso, 200 mil profissionais de saúde também teriam se imunizado, de acordo com as fontes oficiais. A ilha, porém, tem 11 milhões de habitantes.

As manifestações por vacinas derivaram de outros protestos, que surgiram em dezembro do ano passado. Nesses atos, os cubanos empunhavam cartazes em hospitais em ruínas e farmácias com prateleiras vazias com a seguinte mensagem: “Cadê o meu dinheiro e os meus remédios?

Para justificar o envio de médicos em missões para o exterior, como o Mais Médicos, o governo disse que o dinheiro recebido seria investido no sistema de saúde da ilha“, diz o diretor do Observatório, Juan Antonio Blanco.

Todo ano, a ditadura arrecada cerca de 10 bilhões de dólares confiscando o salário dos seus médicos no exterior. “Os cubanos agora estão reclamando porque não estão vendo nenhum resultado disso, e estão atemorizados com o avanço da Covid“, diz Blanco.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Você que apesar da roubalheira promovida nos governos do PT ainda pretende votar no Lula, tenha este retrato de Cuba como um espelho de um possível futuro governo deste descalabro

  2. Quer dizer que Cuba anuncia que vai produzir duas vacinas, mas não imuniza a própria população!? Propaganda comunista em pleno século XXI é um pouco demasiado para o meu estômago, mas há quem acredite. (Aposto que os imunizados são todos da elite do PCC).

  3. convido todos os apoiadores de lula a passarem 6 meses em Cuba vivendo apenas com o salário de um professor do ensino secundario

    1. Se este ex-presidiário ganhar as eleições em 2022 a melhor saída pros honestos é cair fora daqui, será o fim deste país dominado pelos quadrilheiros.

    2. A DATABOSTA HÁ MUITO NÃO TEM CREDIBILIDADE FOLHA É UM ANTRO DE COMUNISTAS E PETISTAS

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO