Marcos Oliveira/Agência Senado

CPI da Covid tem sessão nesta sexta para última votação de requerimentos

14.10.21 09:28

Os senadores da CPI da Covid vão se reunir nesta sexta-feira, 15, para o que deve ser o último encontro do colegiado para a votação de requerimentos. O vice-presidente da comissão parlamentar de inquérito, Randolfe Rodrigues, da Rede, apresentou dois requerimentos que serão discutidos na sessão.

O parlamentar quer a convocação do médico Carlos Carvalho, da Comissão de Incorporação de Tecnologia do SUS, a Conitec. A expectativa é que o profissional revele bastidores sobre a pressão do governo para a manutenção das diretrizes de prescriçao da cloroquina. Randolfe propôs ainda a realização de uma sessão especial com familiares e vítimas da Covid. A audiência pública deve marcar o encerramento da CPI da Covid.

O regimento do Senado determina que os requerimentos só podem ser votados 48 horas depois da apresentação. Integrantes da base governista na comissão têm usado esse argumento para barrar a votação de requerimentos incômodos ao governo. Por isso, Randolfe protocolou as propostas na quarta, para que haja votação nesta sexta-feira.

Na reta final da CPI, os integrantes do colegiado desistiram de ouvir pela terceira vez o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Uma nova oitiva do cardiologista foi cogitada por conta de sua recente adesão ao comportamento negacionista do presidente Jair Bolsonaro.

Queiroga, por exemplo, passou a questionar publicamente a necessidade de uso de máscaras de proteção. Mas os parlamentares chegaram ao consenso de que levar o ministro novamente à CPI só serviria para dar palanque ao discurso bolsonarista. A expectativa é que o relatório final do senador Renan Calheiros seja apresentado na semana que vem.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Meu objetivo maior ao fazer comentários aqui na Crusoé, é discutir os rumos do Brasil, bem como atacar às fake news e desonestidade intelectual. Duas coisas me causam ira: os ataques levianos às vacinas e a propaganda de medicamentos ineficazes. Se por vezes uso palavrões, é em virtude de ter sido um moleque de rua e morar numa "quebrada". Às vezes, nada reflete melhor nosso ponto de vista, do q um xingamento. Mas a Crusoé ñ é lugar p/ isso. E hj eu apoio um gentleman, Moro. Moro Presidente 🇧🇷

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO