Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

CPI aprova pedido de afastamento da ‘Capitã Cloroquina’ do Ministério da Saúde

03.08.21 11:17

Sob intenso bate-boca, a CPI da Covid aprovou na manhã desta terça-feira, 3, o pedido de afastamento da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina“. 

Haverá a oficialização dos requerimentos em duas vias: um ofício será endereçado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e uma petição, apresentada à Justiça Federal. Os pedidos ocorreram por sugestão do senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá.

O presidente da CPI, Omar Aziz, fez um discurso em defesa do afastamento da secretária, que fez uma viagem ao Amazonas, em janeiro, dias antes do colapso no sistema de saúde do estado, para propagar o “Kit Covid“, formado por medicamentos ineficazes contra o novo coronavírus, como cloroquina e azitromicina.

Ela é responsável pela morte de muitos amazonenses. Ela é responsável pela morte de pessoas que conheci, porque, em vez de levar um tratamento digno ao povo do Amazonas, ela levou o tratamento precoce“, disse.

Mayra Pinheiro figura na lista das 14 pessoas oficialmente investigadas pela CPI da Covid, elaborada pelo relator da comissão, Renan Calheiros. O Código de Processo Penal prevê “suspensão do exercício de função pública quando houver justo receio de sua utilização para a prática de infrações penais“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 1- Mayra, a tal Capitã Cloroquina, é uma cretina. Ela tem a inteligência de uma ameba e a frieza de um psicopata. Como externado num vídeo dela com um especialista, que treinava ela para o depoimento na CPI, ela não entendia porra nenhuma desses medicamentos. Pediu para o cara fazer às perguntas e dar às respostas, para ela decorar e passar para os senadores cretinos que defendem o DINHEIRO do governo. Pessoas morreram pelas atitudes dessa psicopata, que só queria cair nas graças do poder.

    1. 2- Ela é uma tremenda filha da put*, que merecia estar presa. Brincou de Deus no experimento de Manaus. Pessoas morreram por falta de oxigênio e leitos. Tudo isso por causa de uma filha da put* com aspirações políticas.

  2. O q levou muitos a óbitos no Amazonas foi o roubo do dinheiro da saúde. Isso com certeza matou muita gente, e gente ligado ao presidente da comissão foi até preso...!! Que credibilidade tem esses ditos senadores.? O lugar deles certamente não é aí num país decente..!!

    1. Laercio, não esquecendo que o stf deu plenos poderes para os governadores para gerir os recursos fornecidos pelo governo federal aplicáveis na pandemia e o governador do Amazonas aplicou na própria família ( processo já instaurado). Outro ponto importante é a falta de respeito e preconceito (complexo de inferioridade?) desta reporter por essa senhora. Crusoe deveria ter um código de conduta pra seus repórteres.

  3. "ela levou o tratamento precoce":, mas isso nunca levou ninguém à morte ... e isso é feito estudado e aprovado por inúmeras entidades pelo mundo....mas,claro não existe consenso....muitas tb não aprovam . Roubar o bem público, dinheiro da saúde, comprar equipamentos não apropriados p uti covid, isso leva a óbito,sim!

    1. Antônio. A cerne do tratamento precoce levada pela profissional . Eliminou o emprego do tratamento correto

    1. fez tudo de forma coerente, e com responsabilidades....basta ler detalhes da sua atuação e não tocar apenas cm informações vagas da cpi

    1. Lucas, ela não provocou nenhuma morte, apenas apresentou uma possibilidade de prevenção, já que não se conhece nenhuma opção. A falta de oxigênio e outros insumos é responsabilidade do governador que desviou o dinheiro, apoiado pelo stf, que agora quer tirar o corpo fora. Essa cpi é uma palhaçada comandada por corruptos, preocupados em chantagear o governo para obter vantagens pessoais, essa é a verdade.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO