Corregedoria abre apuração sobre conduta de procuradores da Lava Jato
A Corregedoria Nacional do Ministério Público abriu uma reclamação disciplinar sobre a conduta de ex-integrantes da Lava Jato em Curitiba pela suposta tentativa de investigação informal de ministros do Superior Tribunal de Justiça, STJ. Os procuradores têm prazo de 10 dias para prestar esclarecimentos. A apuração ocorre a pedido do presidente do STJ, ministro Humberto Martins. A suspeita...
A Corregedoria Nacional do Ministério Público abriu uma reclamação disciplinar sobre a conduta de ex-integrantes da Lava Jato em Curitiba pela suposta tentativa de investigação informal de ministros do Superior Tribunal de Justiça, STJ. Os procuradores têm prazo de 10 dias para prestar esclarecimentos.
A apuração ocorre a pedido do presidente do STJ, ministro Humberto Martins. A suspeita que paira sobre os procuradores surgiu após a publicização de mensagens apreendidas pela Operação Spoofing, que mirou ataques hacker a contas de Telegram do ex-juiz Sergio Moro e de integrantes da operação.
Em ofício encaminhado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, Martins afirmou que Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa em Curitiba, e Diogo Castor sugeriram pedir à Receita Federal uma análise patrimonial dos integrantes do tribunal. A apuração seria irregular, uma vez que os ministros do STJ detêm foro privilegiado.
Apesar do despacho, a Corregedoria esclarece que ainda não alisou se o uso das mensagens, obtidas de forma ilícita, é legal ou não. De acordo com o Conselho Nacional do Ministério Público, a reclamação disciplinar é um procedimento investigativo de notícia de falta disciplinar atribuída a membros, órgãos ou serviços auxiliares do órgão.
"Assim, sem adiantar qualquer juízo de mérito, observa-se que o contexto indicado pode asseverar eventual violação de deveres legais e condutas ilícitas por membros do Ministério Público Federal, o que, em tese, pode caracterizar faltas funcionais (notadamente violação aos deveres funcionais indicados pelos representantes no art. 236 da Lei Complementar nº 75/934 ), além de outros ilícitos processuais", diz o despacho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Aridne
2021-02-16 09:22:29Então, quero acesso da imprensa aos relatórios do COAF e da ABIN!!!!!!!!
LETICIA
2021-02-12 15:15:36A raiva está entalada na garganta. Fico tão indignada com a safadeza de stf, pgr ,pr ( tudo minúsculo mesmo, não valem o que comem) e os corruptos de plantão. Só nos resta gritar em twiters da vida e em comentários nas poucas publicações que não tem medo de informar!!
Ramon
2021-02-12 12:43:05Então Desenterrem as operações Sathiagra e Castelo de Areia Não foi que elas foram anuladas por terem se válido de provas obtidas de modo ilegal ? Mas pra a Spoofing pode?
Edmundo
2021-02-12 07:09:55Estou chegando a conclusão que de acordo a PGR os procuradores deveriam ser todos presos e que bindidos foram presos pelos procuradores na Lava-Jato deveriam ser soltos e receber um pedido desculpa do povo Brasileiro!kkkkl Só aqui nesta república das bananas.
Odete6
2021-02-12 03:37:44E QUE VENHA LOGO A LUMINOSA ERA ***** DR. SÉRGIO FERNANDO MORO ***** PRESIDENTE DO BRASIL*****, O QUE SALVOU O PAÍS DE UMA FACÇÃO DE INUMERÁVEIS CRIMINOSOS CORRUPTOS SAQUEADORES!!!!! 🍀🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🍀
Odete6
2021-02-12 01:30:51AH, É ?????????????? A """CORREGEDO - RIA""" PERSEGUIRÁ OS HOMENS E MULHERES DE VERDADE, QUE SALVARAM O BRASIL DA MARGINALHA SAQUEADORA PETRALHA E, CONTRA O DISSIMULADO """TARAS""" QUE SÓ ATUA OBEDECENDO O DONO DELE, NAAAAAADA, NÉ MESMO???????!!!!!!!
FRANCISCO
2021-02-11 23:13:29As mensagens não tem autenticidade provada, alguém podem muito bem ter incluído uma ou outra frase para incriminar os procuradores. Não faz o menor sentido abrir qualquer procedimento baseado nessas mensagens.
Regina
2021-02-11 22:36:20Que absurdo!Pedir explicações sobre hipótese de investigação aos deuses do STJ,em msgs ilícitas,hackeadas e editadas com tda certeza! Isso td é medo ou falta do que fazer?
Tania
2021-02-11 22:28:49FIM DO FORO PRIVILEGIADO. O Brasil vai ser melhor
André
2021-02-11 22:26:58Ministros do STF que soltam chefe do PCC, traficante condenado, esperam ele fugir para o outro dar ordem de prisão. Só uma sub-raça mesmo pra aguentar isso.