Júlio Nascimento//PR

Coronéis demitidos do Ministério da Saúde seguem recebendo jetons

23.10.21 08:16

Sete meses depois de ser demitido do cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde, o coronel da reserva Élcio Franco (foto) segue como “conselheiro fiscal” de uma estatal ligada à pasta. Com isso, o militar do Exército reforça o contracheque em pelo menos 3 mil reais mensais com pagamentos de jetons. O coronel é um dos três integrantes do conselho da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, a Hemobras.

Élcio Franco também ocupa o cargo de assessor especial da Casa Civil, para onde foi transferido depois de deixar a Saúde, em meio a críticas à gestão conduzida pelo general Eduardo Pazuello. Como militar, sua remuneração básica bruta é de 25,6 mil reais. Já seu contracheque como assessor na Presidência é de 16,9 mil reais, aos quais são acrescentados os 3 mil reais em jetons da Hemobras. Para fazer jus ao repasse mensal, ele só precisa participar de uma reunião do colegiado a cada 30 dias.

Outro coronel demitido do ministério também manteve assento no conselho fiscal de Hemobras: George Divério, que deixou o cargo de superintendente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro em maio, após denúncias de fraudes em licitações em hospitais federais do estado.

O tema é alvo da CPI da Covid, que lançou luz sobre possíveis irregularidades. As vagas em conselhos de administração e em conselhos fiscais de empresas estatais se transformaram em um cabide de emprego para militares da ativa e da reserva. Uma parcela considerável das empresas públicas tem integrantes das Forças Armadas em seus conselhos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É o desgoverno em seu esporte preferido: colecionar sangue-sugas para explorar o máximo possível do sangue, suor e lágrimas da população e deixar anêmico, em todos os sentidos, o POVO BRASILEIRO.

  2. Quando colocaram terroristas, subversivos, comunistas, corruptos e ladrões para assaltarem a Nação, ninguém falou nada. Lembrai de: Zé Dirceu, dilmANTA, José Genuíno "O Esquartejador", Gilberto Gil, Antonio Palocci, Cangaciro, Olivio Dutra, Umcerto Bosta, Tarso Genro, Haddad, Carlos Minc, Erenice Guerra, Aloisio Nunes, José Serra, Celso Amorim, Aldo Rebelo y correlatos. Portanto, deixem os militares trabalharem em paz, seus ANTAS esquerdofrênicos.

    1. Vc constata a mediocridade dos governos petistas e bolsonarista, pelos integrantes. Por exemplo, um pastor como ministro da educação, serve para quê? Para formar peixe-palhaço. Enquanto isso, China, EUA, Coreia...formam tubarões para comer esses frágeis peixinhos. Mor🇧🇷 Presidente.

    2. Nyco, deixa eu fazer uma colocação para vc, meu caro. Ninguém em sã consciência, vai comparar o governo do Bolsonaro com o governos do PT. Isso para mim, seria comparar um desastre com uma tragédia. Eu vislumbro o governo ideal, menos populista, que combata efetivamente à corrupção e apresente soluções para às ineficiências do Estado. Jamais vamos ter o GOVERNO IDEAL, pois somos seres imperfeitos. Mas temos que vislumbrar isso, para avançar no processo de um governo melhor. Mor🇧🇷 Presidente.

    1. O problema é ele querer governar. Ate agora nada....

  3. 1- Os bolsonaristas entraram numa crise existencial. Sumiram daqui, pois agora ficou explícito, q o governo Bolsonaro é socialista. Antes de rir da cara desses palhaços, eu deixo claro que não desejo nenhum mal para "los hermanos" bolsonaristas. Tanto é verdade, que não vou mandá-los para a Venezuela fazer um "tour", com a intenção deles começarem a sentir na pele e no estômago, às mazelas do socialismo. Sugiro enviá-los para o único lugar que o socialismo deu certo. Sério, esse lugar existe.

    1. 2- É a Aldeia dos Smurfus. Lá o ancião Francisco Amaury será o vovô Smurf. Nyco, minha franga 01, será.........uma smurfina. Joãozinho, menino meigo, será o bebê smurf. Estou sem tempo de elaborar melhor...Mas agora a risada da cara dos bolsonaristas 🤣😂🤣🤣😁🤣🤣. Vcs bolsonaristas, são hilários. Mor🇧🇷.

  4. Mandei o meu currículo p/ o Bolsonaro. Se ele me der carta branca, vou assumir o Ministério da Economia no lugar do Mantega, ops, ato falho, no lugar do Guedes. Vou cortar tanta coisa, porém nenhum corte será percebido pelo contribuinte. Ex. de corte que farei, é nessa MAMATA do Elcio de 3000,00. Qtas mamatas dessas os contribuintes pagam? Vai sobrar dinheiro p/ pagar um maior valor p/ o bolsa família, como tbém p/ novos investimentos, visando recuperar nossa economia no pós-pandemia. Mor🇧🇷

    1. Cada dia mais imbecil Cale a boca. Recolha-se à sua insignificância !

  5. As informações, só mostram como uma boa parcela de militares não são patriotas. Só podemos imaginar o tamanho da Corrupção durante a ditadura. Pois, não se tinha acesso as corrupcoes praticadas, tudo era censurado até os meios de comunicação. Hoje esses militares estão mostrando o quanto as FAB precisam de uma reforma em sua seleção para formar seus integrantes. É necessário ter caráter, idoneidade. Hoje vemos que está escasso nas FAB, tais virtudes. Ações de militares nesse governo,desonrou FAB

    1. Caro jose!!! Nós somos contra os pobres , somos comunistas , esquerdeopatas , Bozobosta em 22 para o Brasil continuar crescendo???Este país é muito roubado e ainda bate recorde de arrecadação, só que não sobra , pois Gasta Mal!! Como estão dizendo, o Gogó Guedes, vai Criar uma Of schore para pagar Auxílio Brasil!!!Mais um Ano deste desgoverno é fod….

  6. Saiu o Petralhismo e entrou o Bozogenocidismo. Ambos corruptos e desenhados para beneficiar apenas alguns poucos. E ainda há gente ignorante que pensa que os dois são diferentes, kkkkkkkkkkkkkkkk.

    1. É o bolsopetismo. O ignorante poderia se filmar ao PT

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO