Adriano Machado/Crusoé

Como canais bolsonaristas têm driblado o bloqueio da monetização pelo TSE

16.10.21 10:04

Dois meses depois da decisão do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão, de determinar a suspensão da monetização de canais e perfis bolsonaristas, os aliados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro arrumaram um jeitinho de driblar a determinação do Tribunal Superior Eleitoral e manter o financiamento de suas atividades.

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, por exemplo, criou canais alternativos para receber recursos por meio de pix e transferências bancárias — há formas até de realizar doações em euros e em dólares. Com suas redes sociais bloqueadas, ele costuma pedir doações em lives realizadas em canais de aliados e amigos.

O site Folha Política, outro atingido pelo bloqueio determinado pelo TSE, também garante recursos por meio de doações. “Ajude a Folha Política a continuar trazendo informações de verdade”, diz o apelo estampado na página do YouTube, ao lado de um código QR Code, que possibilita transferências por pix. A página costumava lucrar por cliques em vídeos de divulgação da rotina de Jair Bolsonaro.

Conhecido canal de divulgação de notícias falsas, o Jornal da Cidade Online também recorreu a vaquinhas para conseguir se manter. “Em tempos de ‘censura’, precisamos da ajuda do nosso leitor. Ajude o Jornal da Cidade Online a continuar o seu trabalho árduo em defesa da verdade”, afirmam os responsáveis pelo site bolsonarista.

O blogueiro Allan dos Santos, conhecido como Allan Terça Livre (foto), lançou até um sistema para que pessoas deem assinaturas de presente a amigos e conhecidos. O discurso para atrair assinantes é de cunho ideológico. “A esquerda, há muitas décadas, conta com fortunas bilionárias, apoio de potências nucleares e com a ajuda de uma classe política, artística e jornalística que, ao invés de cumprir o seu papel de estar ao lado do povo, conspira contra o povo. Nós do Terça Livre e os conservadores de modo geral só temos uns aos outros e é por isso que estamos vencendo”, argumenta Allan, ao passar o chapéu.

Os canais tiveram os recursos bloqueados pelo TSE depois que foram acusados de espalhar notícias falsas, em especial as fake news que questionaram a segurança e a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Depois que o malandro sente a facilidade em ganhar dinheiro de otários pedindo grana em rede social e quetais, obviamente não vai querer largar fácil o filé...

  2. Depois que o malandro sente a facilidade em ganhar dinheiro de otários pedindo grana em rede social e quetais, obviamente não vai querer largar fácil o filé...

  3. A bandidagem esquerdopata invadem e depredam a bolsa de valores, a sede da Aprosoja, ameaçam de morte diariamente o PR., e quem paga o pato são os blogueiros, jornalistas, políticos e até caminhoneiro de direita. Isto é o início do fim da democracia, do livre pensamento e da liberdade. __ Por isso eu sentencio: MITO 2022, a última TRINCHEIRA contra o comunismo, o globalismo, o politicamente INcorreto e a nova DESordem mundial.

    1. É bem verdade que repudiamos atos como esse do MST à Aprossoja. Contudo, partindo de 3 premissas, q sejam: 1- O poder real é das armas [ou das Forças Armadas e policias de cada Estado]; 2- Toda ditadura, d qq espectro ideológico, tem militar no meio; 3- Grande maioria dos militares são pró-Bolsonaro, o q é facilmente constatável in loco. Pergunta: como se conclui [falsamente] q uma eventual volta do PT ao Poder em 2023, será a implantação do socialismo/comunismo? 🤔

    2. Nyco, EXISTE UM RECURSO: "ENTRE NA CONVERSA." Se não quer contraponto, escreva num diário e deixe debaixo do travesseiro. Eu busco enriquecer o debate. Moro Presidente 🇧🇷. Verdade. Vida. Valores. A Virtude Vencerá o Vício para o bem do Nosso Brasil.

    3. PAULO, tu és um desajustado mental, digno de pena. Imagina ficar 24hs por dia tomando conta dos comentários alheios, .. kkk!

    4. Nyco, vc está pregando para quem? Para mim? Para os leitores da Crusoé? VOCÊS NÃO SÃO NADA. Bolsonaro se elegeu num cenário muito específico, contando para isso com a capacidade intelectual de pessoas como eu, q desconstruíram o lulismo. AGORA DEPENDE SOMENTE DOS BOLSONARISTA, e vai ser humilhante a sua derrota, que só será evitada, com a sua desistência. O maior problema do Brasil termina com "ismo", mas é o MECANISMO corrupto, do qual Bolsonaro é o braço direito e Lula, o esquerdo. Moro 🇧🇷

  4. kkkkkk estao com inveja! kkkk informaçoes verdadeiras, diferente de voces! toma! e vai piorar pra voces! kkkk não duram até 22

    1. Esse PAULO foi mais um verme desmamado na marra, agora está sentindo na pele o FATOR BOLSONARO.

    2. Ricardo, vamos restabelecer a verdade. Bolsonaro está implicado com às rachadinhas, tanto quanto os seus filhos. Então ser votado, ou ser o mais votado, garante que o político seja honesto? Nessa perspectiva tola, então o Lula é a alma mais honesta do Brasil. EU FORMO ÀS MINHAS OPINIÕES. Bolsonaro já perdeu, isso é fato. Ele vai desistir da humilhação que o espera, desistindo da reeleição. E também porque vai ter que se defender, dos crimes pelos quais será denunciado. Moro Presidente 🇧🇷.

    3. Estranho assinar Crusoé e defender blogueiro pago com dinheiro do povo!

    4. papagaio! voce esta repetindo o que a imprensa canalha(desmamada) escreve! acorda? bolso.22 para o brasil continuar melhorando! homem honesto, familia honesta e supercompetente. preste atençao flavio e eduardo bolsonaro. pessoas de alto gabarito e foram os mais votados do brasil!

    5. Ricardo, eu te provoco, para ver se sai algo de útil. Bolsonaro é o pior presidente que o Brasil já teve. Seu governo é incompetente (basta ver quem continua ao lado dele), cometeu mistanásia na pandemia, é corrupto (esquemas das vacinas) e descambou sem sucesso para o autoritarismo (7 de setembro). Essa é a verdade e para o Bolsonaro ela dói como um parto, pois ele já tem um lugar guardado na história do Brasil e do mundo. Moro Presidente 🇧🇷. A virtude vencerá o vício.

  5. O conservadorismo no Brasil transcendeu p/ o autoritarismo, em virtude das personagens que encabeçam aqui o debate. Qual é a qualidade intelectual de um sujeito como Eduardo Bolsonaro ou Carlos Bolsonaro? Não tem qualidade alguma. Então eles buscam impor a sua visão de mundo, pois medem às questões com as suas réguas. São descrentes no ser humano e em suas potencialidades. O outro lado disso é o mero business. Assim como às igrejas bolsonaristas, esse posicionamento gera lucro. Moro 🇧🇷.

    1. PAULO, sinto muito decepcioná-lo d cintraditá- lo, mas o MORO não emplaca. o Moro perdeu a chance da vida dele, não poderia ter deixado de ser Juiz e uma vez no governo seu ego falou mais alto, saiu da pior maneira possível, fez tudo errado. Como político Moro foi e será eternamente um Juiz.

    2. Que jornalistas?!?!?! VC fala de blogueiros instruídos para reportar mentiras

    3. Maria e Sebastião, qual é a verdade então? Os comentários de vcs, sem qualquer embasamento, é o prenúncio da campanha perdedora do Bolsonaro. Qual é o plano para o Brasil que o Bolsonaro tem, na sua tentativa de ser reeleito? Eu respondo, NENHUM. Bolsonaro não tinha nem plano para ser eleito, obrigando o seu governo a não descer do palanque e se aliar ao Centrão. Moro Presidente 🇧🇷. Verdade. Vida. Valores. A virtude vencerá o vício.

    4. Claudenor você tem a coragem e o desplante de chamar a Helena Mader de Jornalista? Está mais pra uma fofoqueira e Inquisidora que persegue Conservadores, mas nada como um dia após o outro, a lei do retorno existe.

    5. Maria, vc chama especialistas em fake news de jornalistas? kkkkk

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO