Adriano Machado/CrusoéAndré Mendonça: entorno de Bolsonaro já começa a jogar a toalha

Com pressão súbita de Bolsonaro e barganhas, Mendonça volta a ganhar força

01.09.21 07:36

Apesar da resistência do presidente da Comissão e Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre, a possibilidade de aprovação do ministro André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal voltou a ganhar força. Vários fatores contribuem para o bom momento do ex-ministro da Justiça. O presidente Jair Bolsonaro, que havia deixado de lado a candidatura de Mendonça, passou a articular a votação nos últimos dias. A pressão surtiu efeito: líderes de bancadas governistas, como Carlos Portinho, do PL, e Telmário Mota, do Pros, saíram de cima do muro e passaram a defender publicamente a definição da data da sabatina de Mendonça.

Alcolumbre, antes decidido a travar a tramitação da indicação na CCJ até a troca por outro nome, agora já admite que será difícil emperrar o debate por muito tempo. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, estava entre os que sonhavam com um ministro do Supremo Tribunal Federal de perfil mais garantista, como o procurador-geral da República, Augusto Aras, ou o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins.

Mas um eventual fracasso do candidato do presidente da República poderia desgastar a imagem de bom articulador político do cacique do Centrão – Ciro Nogueira teve derrotas rumorosas recentemente, como no caso da reforma tributária. Depois de receber críticas por estar “com um pé em cada barco”, o ministro da Casa Civil teve longas reuniões noturnas com Davi Alcolumbre para tentar convencê-lo a destravar a votação. Mesmo a contragosto, Ciro passou a trabalhar efetivamente pela aprovação. Após ser visto trabalhando contra Mendonça, o ministro “levou uma chamada” de Bolsonaro, segundo relatos ouvidos por Crusoé.

Outro fator contribuiu para o súbito empenho de Bolsonaro em prol da candidatura de André Mendonça: a dificuldade em escolher outro nome com chances no Senado e que agrade à sua militância mais radical. A promessa de indicar um ministro “terrivelmente evangélico” estava posta desde o ano passado e o presidente teria dificuldade em justificar o descumprimento desse pacto. Humberto Martins é evangélico, mas não encarna o perfil desejado pelos bolsonaristas. Tem mais: sua proximidade com o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros, é vista hoje como uma barreira quase intransponível.

Se Bolsonaro ceder e retirar a indicação de André Mendonça, ele sabe que haverá forte pressão para que o próprio Senado influencie na escolha do futuro ministro, e nesse caso provavelmente a casa trabalharia para emplacar entre os seus. Os senadores Antônio Anastasia, do PSD, e Rodrigo Pacheco, presidente da casa, chegaram a ser sondados como possibilidades, mas nenhum conta com a confiança do presidente da República. A conjuntura de fatores pode ser decisiva para que a nomeação de André Mendonça avance após o feriado. A radicalização extrema de bolsonaristas no Sete de Setembro e a repercussão de eventuais atos de violência de apoiadores radicais do presidente, entretanto, podem embaralhar novamente o cenário.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acho a indicação muito ruim, porém os outros dois que estão no páreo seriam muito piores - Aras ou Humberto Martins. Tanta gente boa que poderia estar sendo indicada ... .

  2. Há décadas os presidentes indicam pessoas incapazes e, auto intitulados garantistas, para o STF/STJ, desde que obedeçam às ordens de quem os indicou.

  3. Idiota e com cara de retardado mental, isso quer ser ministro do STF??? Só outro igual para querer ele lá né.

  4. Mais um pra corvolândia!!! Esse verme amestrado e toda essa gentalha desse desgoverno são caso de POLÍCIA!!!! E por falar em Polícia, mais um golpe contra o BRASIL!!!! 👉👉👉👉👉👉 https://www.oantagonista.com/brasil/reforma-administrativa-traz-jabuti-que-preve-controle-politico-de-inqueritos-da-pf/

  5. Mais um pra corvolândia!!! Esse verme amestrado e toda essa gentalha desse desgoverno são caso de POLÍCIA!!!! E por falar em Polícia, mais um golpe contra o BRASIL!!!! 👉👉👉👉👉👉 https://www.oantagonista.com/brasil/reforma-administrativa-traz-jabuti-que-preve-controle-politico-de-inqueritos-da-pf/

  6. O candidato pode até ser bom pro cargo, vai saber. O que prejudica é o argumento usado pra sua indicação: terrivelmente evangélico. Que que é isso, PR?

  7. Tudo indica que a base Bozogenocida não é mais fiel. Na verdade, nunca foi. Ela sempre irá para quem paga mais. Zurrem bozogenocidas, zurrem! Vocês são seres degenerados!

  8. Seria tudo muito mais simples se Bolsonaro tivesse sido fiel ao seu eleitorado, mas resolveu virar às costas ao seu eleitorado e escolher o Centrão. "Se gritar pega..."

    1. A PF SABE DELES E VAI ENTREGAR AO MPF - vão terminar todos em hospitais paulistas

  9. Esse lacaio aí vai ser ministro do STF. Nada mais que um Tofolli. É o Cloroquina imitando o Lula. Tudo com dantes no quartel de Abrantes!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO