Adriano Machado /Crusoé

Com pandemia, Centrão e eleições, Bolsonaro paga valor recorde de emendas

02.01.21 16:50

Em um ano marcado pela pandemia, com eleições municipais e a aliança do presidente Jair Bolsonaro (foto) com lideranças do Centrão, a ala mais fisiológica do Congresso, o governo federal bateu recorde na liberação de emendas parlamentares, pagando em 2020 mais do que o dobro da cifra liberada no ano anterior.

Dados do Siga Brasil, o painel criado pelo Senado para acompanhar a execução das emendas impositivas, mostram que o governo Bolsonaro pagou 20,9 bilhões de reais em 2020 a partir de indicações de despesas feitas por deputados e senadores no Orçamento da União, quase sempre destinadas a seus redutos políticos.

Em 2019, primeiro ano da gestão bolsonarista, foram pagos 9,9 bilhões de reais, em valores nominais, patamar semelhante ao do ano anterior, o último do governo de Michel Temer. Entre 2015, quando as emendas tornaram-se impositiva (o Executivo passou a ser obrigado a executá-las), e 2017, o valor pago pelo governo não superou a cifra dos 5 bilhões de reais.

Em 2020, Bolsonaro não apenas executou as emendas incluídas no Orçamento vigente, no valor de 15,8 bilhões, como pagou as indicações feitas em anos anteriores e colocadas como restos a pagar. Entre os fatores que explicam o alto volume de execução das emendas está a pandemia do coronavírus.

Em abril, o governo permitiu que os parlamentares realocassem as indicações feitas para outras áreas no Orçamento para combater a Covid-19. Ao todo, 2,4 bilhões de reais foram pagos para “enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional”. Outros 7 bilhões de reais também foram destinados para custeio de serviços de saúde.

Os números mostram, contudo, que a pandemia não é a única responsável pelo valor recorde pago em emendas por Bolsonaro. As eleições municipais e a aliança do presidente com o Centrão, o bloco fisiológico que vota com o governo em troca de cargos e verbas, também tiveram impacto no saldo histórico.

Só a partir das emendas apresentadas pelos 513 deputados, que utilizam os recursos públicos como capital político para ajudar a eleger prefeitos aliados, Bolsonaro liberou 8 bilhões de reais, 27% a mais do que em 2019. Das emendas apresentadas pelas bancadas estaduais, com indicações feitas em grupo por políticos de diferentes partidos, mas do mesmo estado, os 5 bilhões pagos em 2020 representam quase o dobro do valor liberado no ano anterior.

As bancadas de São Paulo, do Pará e da Bahia lideram o ranking de emendas executadas pelo Executivo em 2020.

Considerando todas as emendas pagas, não apenas as indicadas pelos deputados, São Paulo foi o estado que recebeu o maior volume de recursos, 1,4 bilhão de reais, seguido por Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Com 2022 á porta, não se pode aguardar melhora. Reeleição em países periféricos tem sido calamitosa para o contribuinte, que a todos remunera, além de quitar as faturas dos "Pudê" de plantão. Reeleição implica oportunidades mais generosas de aparelhamento do Estado obeso com o propósito exclusivo de enricar os abundosos caciques políticos. Estimulados p/geleia real da impunidade, típica de repúblicas bananeiras, com seus tribunais de chicaneiros e leiloeiros de sentenças, partem para a farra.

    1. realmente esse foi o maior charlatão das eleições , o verdadeiro cavalo de Tróia! esperar o que de um aliado ao centrão # Fora Bolsonaro e sua cateva! lena

    2. Mas não sucumbam ao pessimismo. Entoado por Elis Regina, "General da Banda" já pode substituir, com vantagem, os previsíveis panelaços. Tarde ou mais tarde, as vacinas chegarão aos braços dos cidadãos, o que permitirá o retorno a um certo grau de normalidade, inclusive com manifestações legais de rua contra os desmandos dos caciques políticos de ocasião. Com a eleição, o Davi-Eleitor, sempre munido de seixos e estilingue certeiros, abaterá mais vampiros e zumbis, Brucutus e Brutukus. Caça livre!

  2. Bozo genocida, rifando o suado dinheiro dos brasileiros para tentar emplacar o corrupto Lira na Câmara. Verdadeiro vira casaca de seus mais de 50 milhoes de votos em 2018. Isso para delírio de bozetes histéricas apaixonadas pelo papai miliciano.

  3. A PEC 34/2019 aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados em 05/06/19 é de execução IMPOSITIVA, senhores. O Executivo é OBRIGADO a pagá-las, inclusive as individuais. Portanto, onde está o delito?

    1. Kkkk quer enganar quem? Sabemos muito bem qual a intenção do papai bozo com a liberação dessas verbas.

  4. PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA SOBRE O ""PRÊMIO"" 🦇 CORRUPTO DO ANO 🐀 ???? 👉👉👉👉👉👉👉👉👇👇👇👇👇👇👇👇 https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/bolsonaro-e-eleito-corrupto-do-ano-por-midia-internacional,bcd4ecee066a57493139de45970d3b23z36bkqi3.html

  5. Vamos sim, Lavajato à fui o e divulgar em cada estado a lista negra das excelências senadores e dePUTAd@os dessa corja

  6. Mais uma amostra das promessas quebradas pelo Bolsonara na campanha, esse presidente eh um estelionatario eleitoral, eu votei no Bolsonaro e toda vez que abre a boca eu me arrependo imensamente, fora o estrago que ele fez aprovando PLs podres e ter colocado Aras, Kassio, Centrao e muitos outros, aparelhando tudo para proteger e promover a impunidade. 2022 vamos arrumar essa bagunca e trazer a Lava Jato de volta turbinada e encher as cadeias de politicos e funcionarios publico corruptos.

  7. O governo federal abdicou da sua liderança no enfrentamento da pandemia. O STF sensatamente colocou algumas questões, diante das péssimas decisões do governo, na alçada dos Estados e municípios. Bolsonaro disse: "senhores governadores, é uma honra recebê-los aqui. Outros que não comparecerem com certeza foi por motivo de força maior, mas a grande força que todos nós demonstramos agora é a união para buscar a solução de algo que nos aflige há meses..

    1. ...Se algum de nós extrapolou ou até exagerou foi no afã de buscar solução." Esse discurso foi por volta do dia 17/12. E então, mudou alguma coisa? Não, Bolsonaro continua com a mesma conduta. O dinheiro saiu a rodo, o critério utilizado foi de acordo com o apoio político. Depois os bolsonaristas vem com a questão do Covidão. Deveriam se perguntar qual é o histórico do Centrão. O ciclo é: o dinheiro chega, o butim ocorre e mesmo que descoberto, o dinheiro não volta. Voltava com a Lava Jato.

  8. Congresso Nacional cúmplice dessa tragédia com quase 200 mil mortos! Gde maioria encantou se com os milhões recebidos pra ficarem calados nessa pandemia .50 países já iniciaram a vacinação e nos brasileiros a ermo morrendo e aprisionados até o final deste ano.Vergonha ... Tempos de escuridão !

  9. Essas emendas ao meu ver, é a principal fonte de renda de deputados e senadores. Eles indicam quem irá receber é depois vão buscar sua parte. Isso precisa acabar com urgência ou nunca seremos um país de verdade, estaremos sempre nas mãos desta organização criminosas disfarçadas de partidos políticos.

  10. Olha a foto com a cara do bandido? Digno de estar em um presídio. Quem são os delinquentes que, além dos robots, ainda apoiam este genocida?

  11. Sempre digo que esse vergonhoso Toma Cá Da Lá das Emendas é matriz de todo tipo de corrupção institucionaliza! Paises civilizados, que me conste, não têm o Instituto das Emendas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO