Reprodução

Com lei contra ‘traidores’ nas eleições, Nicarágua aprofunda ditadura

25.12.20 17:06

O Congresso da Nicarágua aprovou esta semana uma lei de nome pomposo: Lei de Defesa dos Direitos do Povo à Independência, Soberania e Autodeterminação para a Paz.

Em apenas dois artigos, o texto assegura à ditadura de Daniel Ortega (foto) o direito de decidir quem poderá ou não participar das eleições. O abrangente primeiro artigo da lei diz que devem ser considerados como traidores da pátria todos os nicaraguenses “que liderem ou financiem um golpe, que alterem a ordem constitucional, que promovam ou estimulem atos terroristas, que realizem atos que minem a independência, a soberania e a autodeterminação, que incitem a ingerência estrangeira nos assuntos internos, que solicitem intervenções militares, que se organizem com financiamento de potências estrangeiras para a realização de atos de terrorismo e de desestabilização, que proponham e administrem bloqueios de operações econômicas, comerciais e financeiras contra o país e suas instituições, que peçam ou aplaudam a imposição de sanções contra o estado da Nicarágua e seus cidadãos e que firam os interesses supremos da nação contemplados no seu ordenamento jurídico”.

Alçados à condição de traidores da pátria, os que infringirem o artigo não poderão se candidatar a cargos eletivos e sofrerão ações penais.

A lei foi aprovada com o voto de 70 sandinistas. Catorze deputados votaram contra e cinco se abstiveram. As próximas eleições ocorrerão em novembro do ano que vem.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os nicaraguenses já fizeram algo relevante: explodiram, em 1980, no Paraguai, o carro do ex-ditador Anastácio Somoza. Tem experiência "na coisa". Daniel Ortega, que esteve por detrás daquela façanha, bem que poderia, dessa vez, estar "na frente" (ou "em cima")!

  2. Os bolsonaristas, que têm uma dificuldade em aceitar a democracia, deveriam se mudar para a Venezuela, China ou Nicarágua...

    1. Oestes, vc quiz dizer os "lulistas que teem dificuldades em aceitar a democracia ..."

  3. Ortega repete o padrão descrito por Levitsky e Ziblatt no livro "Como as democracias" morrem" ao comparar a política com o futebol: primeiro, se captura o árbitro do jogo (o Judiciário); depois, inverte-se o mando de campo e se interditam os principais jogadores adversários (com a mudança da legislação eleitoral). Maduro fez isto na Venezuela, agora Ortega repete, assim, o padrão autoritário na Nicarágua. A mulher de Ortega ainda é vice-presidente?

    1. Verdade Carlos. Os bozistas pensam que a gente não entende quais são os objetivos finais da ideologia medíocre e decrépita destes mentecaptos. Estamos de olho bozistas. Somente sossegaremos quando enviarmos vocês de volta para a profundeza dos esgotos.

    2. EXATAMENTE! LEMBREM-SE QUE ATÉ A PRISÃO DO QUEIROZ O BOZO FAZIA PASSEATAS EM BRAZILIA, PRATICAMENTE TODO FIM DE SEMANA, COM SEUS ZUMBIS SEGUIDORES PEDINDO FECHAMENTO DO CONGRESSO, STF, INTERVENÇÃO MILITAR. ELE SÓ DEU UMA PARADINHA ESTRATÉGICA, MAS O OBJETIVO CONTINUA O MESMO. VIDE SUAS LIVES FEITAS PARA MANTER A TROPA DE ZUMBIS ALERTAS.

    3. E é o que o Bozo tenta fazer aqui. Por isso precisamos resistir!

  4. Radicais de esquerda e direita arrasam a vida de qq país. Eles sempre dividem o país entre nós e eles e calam a imprensa. Vira td chapa branca e aí e’ fácil manipular povo. Eles sempre ficam mais ricos e o povo miserável.

  5. Todas as ditaduras militares ao redor do mundo são iguais. Populistas, lideradas por mentecaptos corruptos e sempre procurando bodes expiatórios para explicar suas mazelas. O Bozismo é igual. Só não se transformou em ditadura porque o STF e o Congresso foram contra. Está foi a razão pela qual a milícia bozista se mobilizou contra as duas instituições e, por isso, tiveram que ser enjaulados. Bozo= ditador militar fracassado.

  6. Pasmem! Ainda há ditaduras como a Sandinista na América Latina. Ainda há Cuba dos Castros. Ainda há a Venezuela bolivariana. Quanto atraso. Quanta corrupção. Socialistas, aqui, nunca mais!

    1. Com o nível de corrupção que existe no Brasil, já já seremos uma Venezuela. É só esperar mais um pouco .

  7. E tem aqui no Brasil um monte de esquerdopatas ideológicos que defendem o comunismo/socialismo como o baú de ouro de um país. O fracasso deste modelo nas extintas União soviética, Alemanha Oriental, nos atuais Cuba, Nicarágua, Venezuela serviu a uma única causa manter no poder uma casta de corruptos que se locupletaram no poder e o povo subjugado e escravizado para atender os interesses desta casta. Não existe até hoje no mundo nenhum regime melhor que a democracia com todos os seus defeitos.

  8. O mundo de hoje tá igual como no século passado (nunca mudou), a política empática para com ideologias autoritárias (principalmente ideologias vermelhas).

Mais notícias
Assine agora
TOPO