Foto: MEMRI via X

Clérigos muçulmanos decretam fátua contra Israel

03.11.23 07:41

Um anúncio da União Internacional de Estudiosos Muçulmanos (IUMS), um grupo de clérigos e estudiosos do Corão baseados no Catar, lançou nesta quarta-feira, 1º, uma fátua obrigando a todos palestinos e muçulmanos a intervir militarmente em “nome da Faixa de Gaza”. A ordem jurídica, de acordo com o entendimento da religião, deve ser obedecida por todos os fiéis.

Eles argumentam que a sharia, o sistema jurídico derivado diretamente do texto sagrado, orienta a ação contra Israel, na guerra entre o país e o Hamas na Faixa de Gaza. “Em primeiro lugar, há uma obrigação de acordo com a sharia sobre regimes no poder e oficiais militares de intervir urgentemente para salvar Gaza do genocídio e da total destruição”, alegam os estudiosos em um vídeo, traduzido em inglês pelo think tank Midde East Media Research Intitute (Memri).

O apoio seria político, moral e legal. “É o dever dos quatro países que fazem fronteira com Israel – começando com o Egito, e então a Jordânia, Síria e Líbano. Eles devem conduzir o dever acima mencionado”, diz a mensagem.

 

Uma fátua é uma espécie de decreto, devendo ser cumprido por todo e qualquer seguidor da religião. No caso mais famoso, o escritor hindo-britânico Salman Rushdie foi alvo de uma ordem dada pelo aiatolá Khomeini no final dos anos 1980, por escrever o livro Versos Satânicos. A ordem foi revisitada em 2005 pelo aiatolá Ali Khamenei, e fez com que o autor permanecesse em constante alerta para ataques.

Isso não impediu que ele fosse esfaqueado em 20022, durante um encontro literário no estado de Nova York. O autor do atentado foi preso e Rushdie, atingido no pescoço, escapou por pouco da morte, perdendo inclusive um olho.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. (complementando...) ....Porém domesticados ou não, esses seres são absolutamente dispensáveis para a HUMANIDADE que, SEM esses trastes, viveria em paz e aceleraria exponencialmente a velocidade do seu processo evolutivo e civilizatório.

    2. """alá""" na foto, uma coitadinha fantasiada de urubuzinha, oprimida dentro desse modelito fantasia de fantasminha sinistro de festa de Haloween!!!! Vê se uma aberração dessas é compatível com 2023, com a era em que vivemos ou com qualquer outra da história da HUMANIDADE???? aliboçais ridículos!!!!

    3. Seria sim o desejável Fabio Medeiros Nakamura. Porém, domesticados ou não, eles são absolutamente dispensáveis para a HUMANIDADE, que viveria em paz e aceleraria exponencialmente a velocidade do seu processo evolutivo e civilizatório.

  1. ISRAEL DECRETARÁ ""ÀS FAVAS"" contra todos eles, esses palhacinhos fantasiados de alibabacas, esses excrescências de subespécie, em nome e com o apoio da HUMANIDADE MAJORITARIAMENTE NORMAL.

    1. Odete6: desculpe, mas sou obrigado a dizer que o seu preconceito é tão horrível quanto o deles. E sinto dizer que você não sabe o significado da palavra subespécie na biologia. Não tem a ver com ser inferior. Isso é outro preconceito.

    2. Veremos se esses alibabestas honrarão """suas saias""" indo """para a linha de frente""" nas guerras que eles """decretam""", coisa que esses covardes imbecís só sabem fazer contra as mulheres!!!!

    3. Esses atrasados agentes do mal, ridicularizáveis, promotores de mortandade, assassinos compulsivos de mulheres, pretensos exterminadores da paz, precisam dar o fora da existência, numa providência direta e urgente do sistema imunológico da sociedade planetária, como condição 'sine qua non' p/ a preservação da NOSSA ESPÉCIE. Quem poderia imaginar essa subespécie risível e de idéias retrógradas, p/ exemplo, povoando colônias interplanetárias? Seria 1 piada sideral de péssimo gosto, né mesmo? 😆😆

Mais notícias
Assine agora
TOPO