Ciro quer em 2022 o que 'quase viveu' em 2002
Em agosto de 2002, o então candidato da Frente Trabalhista formada por PPS, PTB e PDT, Ciro Gomes, rumava célere para o segundo turno contra Lula. Pesquisas apontavam que ele já havia deixado a candidatura tucana de José Serra, candidato de FHC, comendo poeira e empatava tecnicamente em primeiro lugar com o petista. O resto...
Em agosto de 2002, o então candidato da Frente Trabalhista formada por PPS, PTB e PDT, Ciro Gomes, rumava célere para o segundo turno contra Lula. Pesquisas apontavam que ele já havia deixado a candidatura tucana de José Serra, candidato de FHC, comendo poeira e empatava tecnicamente em primeiro lugar com o petista. O resto é história. Ciro tropeçou nos próprios atos e palavras e, em dois meses, sua candidatura praticamente se desintegrou, fazendo com que ele terminasse o primeiro turno em quarto lugar com 11%, atrás de Anthony Garotinho.
Até o início do programa eleitoral, no entanto, ou seja, até a debacle, Ciro conseguia atrair votos principalmente da centro-direita, àquela altura, insatisfeita com os rumos do governo FHC, a ponto de não conseguir votar no escolhido pelo PSDB para ser o seu sucessor.
Esse é o cenário dos sonhos de Ciro agora: ele quer conquistar a direita que se desiludiu com Bolsonaro para disputar o segundo turno contra Lula, numa espécie de “saudade do que a gente não viveu” em 2002. É o que o presidenciável tem dito por aí em conversas com aliados e o que o presidente do PDT, Carlos Lupi, ecoa. Por isso mesmo, o pedetista incorporou à sua equipe o liberal de quatro costados Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do BNDES. Ciro sabe que os liberais que embarcaram na canoa de Bolsonaro já pularam do barco faz tempo e estão à procura de um candidato para chamar de seu.
Não será uma tarefa fácil para o marqueteiro João Santana, hoje à frente da campanha. A mais recente pesquisa Datafolha é um desastre para Ciro, assim como foi também para o presidente Jair Bolsonaro. A raia que ele ocupa desde que resolveu virar ministro de Lula, a esquerda/centro-esquerda, está dominada exatamente por Lula – o petista lidera a corrida eleitoral de 2022 com 41%, contra 23% de Bolsonaro e apenas 6% de Ciro. Além de ainda faltar um quarto elemento na disputa, o propalado candidato da aliança de centro, não será tão simples o eleitorado, sobretudo o de direita, um dia simpático à sua candidatura, esquecer o que Ciro fez nos verões passados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Fabio Jose da Silva
2021-05-17 17:17:27Ele se mostrar o mais preparado,e tenho certeza que a juventude está toda com ele,Ciro vai surpreender!!!
Marcello
2021-05-15 13:32:49O Brasil tem de dar um basta ao amontoado de tranqueiras que se apresentam para governá-lo! Que surjam opções de qualidade! Em mais de 200 milhões de cidadãos, não faltam opções! (chega de bandido, corrupto, maluco,...)
Ricardo
2021-05-15 10:03:17kkkk. tentam de tudo para tirar bolso.22. kkkk seus imbecis nos temos a redes sociais que é um milhao de vez mais confiavel que esta midia canalha! bolso.22 e cloroquina nos seus r.... kkkk
Milton José Bonassi
2021-05-15 08:16:24Para ter chances de obter votos dos liberais (o verdadeiro, não o engodo que está na Presidencia) o Ciro tem que rever suas opiniões sobre privatizações de empresas estatais principalmente, pois, em questões fiscais ele e seu irmão fizeram governos austeros e bem administrados no Ceará.
Amaury
2021-05-14 20:10:59Mais um cadáver insepulto.
Nilson
2021-05-14 19:07:06Chega de falastrões....
Alexandre
2021-05-14 18:15:26Tomara que a candidatura de Mandetta vingue na chamada centro-direita.
Edvaldo
2021-05-14 16:34:53O Ciro é um Bolsonero alfabetizado, embora seu "cearês" seja compreensível aos mais letrados, dificilmente o deixará passar de um terceiro lugar. O marqueteiro do Lula, agora sentado no jumento, tem a dura missão de tirá-lo da sanfona para o piano. Missão difícil, mas o Ciro é o único candidato que toca de ouvido como ninguém.
Cesar
2021-05-14 15:56:16Pobre Brasil! Tem que se livrar de Bolsonaro e Lula e o que vem circulando como 3a opção é Ciro Gomes. Ninguém merece, só tem lixo como candidato. Vamos dar espaço para o Amoedo. O único com bom senso e mostra com o partido que fazem o que estão propondo!
Velhinha de Taubaté
2021-05-14 14:53:40Ciro pode vir a ser a grande surpresa das próximas eleições. Nada impossível que possa chegar a um segundo turno, seja contra Lula ou Bolsonaro. E, se chegar lá, ganha!