Adriano Machado/Crusoé

Ciro quer em 2022 o que ‘quase viveu’ em 2002

14.05.21 11:18

Em agosto de 2002, o então candidato da Frente Trabalhista formada por PPS, PTB e PDT, Ciro Gomes, rumava célere para o segundo turno contra Lula. Pesquisas apontavam que ele já havia deixado a candidatura tucana de José Serra, candidato de FHC, comendo poeira e empatava tecnicamente em primeiro lugar com o petista. O resto é história. Ciro tropeçou nos próprios atos e palavras e, em dois meses, sua candidatura praticamente se desintegrou, fazendo com que ele terminasse o primeiro turno em quarto lugar com 11%, atrás de Anthony Garotinho.

Até o início do programa eleitoral, no entanto, ou seja, até a debacle, Ciro conseguia atrair votos principalmente da centro-direita, àquela altura, insatisfeita com os rumos do governo FHC, a ponto de não conseguir votar no escolhido pelo PSDB para ser o seu sucessor.

Esse é o cenário dos sonhos de Ciro agora: ele quer conquistar a direita que se desiludiu com Bolsonaro para disputar o segundo turno contra Lula, numa espécie de “saudade do que a gente não viveu” em 2002. É o que o presidenciável tem dito por aí em conversas com aliados e o que o presidente do PDT, Carlos Lupi, ecoa. Por isso mesmo, o pedetista incorporou à sua equipe o liberal de quatro costados Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do BNDES. Ciro sabe que os liberais que embarcaram na canoa de Bolsonaro já pularam do barco faz tempo e estão à procura de um candidato para chamar de seu.

Não será uma tarefa fácil para o marqueteiro João Santana, hoje à frente da campanha. A mais recente pesquisa Datafolha é um desastre para Ciro, assim como foi também para o presidente Jair Bolsonaro. A raia que ele ocupa desde que resolveu virar ministro de Lula, a esquerda/centro-esquerda, está dominada exatamente por Lula – o petista lidera a corrida eleitoral de 2022 com 41%, contra 23% de Bolsonaro e apenas 6% de Ciro. Além de ainda faltar um quarto elemento na disputa, o propalado candidato da aliança de centro, não será tão simples o eleitorado, sobretudo o de direita, um dia simpático à sua candidatura, esquecer o que Ciro fez nos verões passados.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Brasil tem de dar um basta ao amontoado de tranqueiras que se apresentam para governá-lo! Que surjam opções de qualidade! Em mais de 200 milhões de cidadãos, não faltam opções! (chega de bandido, corrupto, maluco,...)

  2. kkkk. tentam de tudo para tirar bolso.22. kkkk seus imbecis nos temos a redes sociais que é um milhao de vez mais confiavel que esta midia canalha! bolso.22 e cloroquina nos seus r.... kkkk

    1. O bonequinha está desesperada. Você já esqueceu que muar não vota? Zurra muar, zurra. A tua hora está chegando!

  3. Para ter chances de obter votos dos liberais (o verdadeiro, não o engodo que está na Presidencia) o Ciro tem que rever suas opiniões sobre privatizações de empresas estatais principalmente, pois, em questões fiscais ele e seu irmão fizeram governos austeros e bem administrados no Ceará.

  4. O Ciro é um Bolsonero alfabetizado, embora seu "cearês" seja compreensível aos mais letrados, dificilmente o deixará passar de um terceiro lugar. O marqueteiro do Lula, agora sentado no jumento, tem a dura missão de tirá-lo da sanfona para o piano. Missão difícil, mas o Ciro é o único candidato que toca de ouvido como ninguém.

  5. Pobre Brasil! Tem que se livrar de Bolsonaro e Lula e o que vem circulando como 3a opção é Ciro Gomes. Ninguém merece, só tem lixo como candidato. Vamos dar espaço para o Amoedo. O único com bom senso e mostra com o partido que fazem o que estão propondo!

  6. Ciro pode vir a ser a grande surpresa das próximas eleições. Nada impossível que possa chegar a um segundo turno, seja contra Lula ou Bolsonaro. E, se chegar lá, ganha!

  7. De onde saiu essa do Ciro Gomes disputar segundo turno com Lula??? Por onde Bolsonaro passa o grito MITO MITO MITO... pelos quatro cantos do país... Me poupe com pesquisa do Datafolha kkkk

  8. Ciro precisa dizer o q fará, pelo negros, pardos, homossexuais e mulheres, acabar com as milícias nas favelas, pelo setor de serviços

    1. Roberto, o que faz falta no país é cada um cuidar de sua vida e não dar uma de coitadinho, a espera das benesses do governo.

  9. Os verões passados do Ciro são gestões excelentes à frente do Ministério da Fazenda, da prefeitura de Fortaleza e do governo do estado do Ceará.

    1. A chance de Ciro sair vencedor e se os nomes apresentados continuarem os mesmos . Porque Mandetta e não Ciro? Porque o governador de São Paulo e não Ciro ????porque Tasso não Ciro???? Levando em conta que lula e Bolsonaro já eram

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO