Agência Câmara

Cinco de 20 medidas provisórias de Bolsonaro já perderam a validade

30.07.19 08:36

Com uma relação conturbada com o Congresso Nacional, o presidente Jair Bolsonaro (foto) viu cinco das 20 medidas provisórias que editou até agora perderem a validade sem serem votadas pelos deputados e senadores. Todas as propostas caducaram em julho.

Só na semana passada, duas MPs perderam a validade: uma que prorrogava contratos de terceirizados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e outra que dispensava órgãos federais de reterem antecipadamente tributos federais na compra de passagens aéreas.

Nos 200 dias de governo, apenas quatro medidas provisórias foram aprovadas. Outras 11 ainda estão tramitando, das quais 10 aguardam votação na comissão especial mista e uma, a MP da liberdade econômica, já foi aprovada pelo colegiado e espera para ser votada no plenário da Câmara.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse é o problema, MP vale por um tempo e depois some se torna apenas uma brincadeirinha! Simplesmente ridículo. Executivo e Legislativo apenas fazem de conta que trabalham.

  2. Assuntos sem relevância , não emergenciais não devem ser enviadas como MP e sim como projeto de lei, vão ser rejeitadas e vai ficar mal para o presidente.

  3. Se o 17 e seus familiares a partir de agora,depois de seis meses de governo e sem falcatruas, iniciar uma escalada igual aos governos passados e armassem todo tipo de roubalheira e corrupção como os “patetas” agiriam ??? Iriam adora-ló ou mandá-lo pra PF Curitiba ??? Comentar as reportagens todos devemos fazer,agora torcer para o País aumentar seus 13 milhões de desempregados,morte em espera em hospitais,dívidas impagáveis e povo sem rumo ... vamos ser conscientes.

  4. A principal razão é o fato de pela primeira vez nos últimos tempos, ter sido rompido o processo de loteamento de ministérios e órgãos públicos com porteira fechada, além de outras benesses. O segundo fator foi o governo ter batido de frente com interesses de grupos (p.ex.,grande mídia), e principalmente políticos criminosos e organizações criminosas comuns. Inclusive, neste momento se assiste à ofensiva articulada destas fôrças para destruir o combate à impunidade.

  5. Isso demonstra a inutilidade desse congresso nacional. Pouco se importa com o desenvolvimento nacional, muito menos com as mudancas, necessarias, na pratica da gestao governamental. Ocorre que com ou sem eles o pais vai caminhar para desenvolvimento, ainda que neste momento seja lento, mas sera um rolo compressor ate a proxima legislatura. O vermifugo do desenvolvimento vai revelar os parasitas e expelir muitos deles, que tanto mal fazem ao povo brasileiro.

  6. Faz parte do jogo político. Se o Executivo deseja melhorar a performance nesse campo da política, se organize, reflita sobre melhores estratégias, táticas e instrumentos. Enfim, governe, pois seus técnicos foram indicados, assumiram e estão sendo pagos para isso.

  7. A verdade é que os corruptos do Congresso querem transformar o Brasil na Venezuela, só que ao contrário do PT eles não falam, mas demonstram de todas as formas. A obrigação deles é votar as MPs, independentemente de aprovarem ou não, são pagos para votá-las, pq foi que não votaram? Falta de tempo não foi, pq eles ficaram um semestre inteiro sem aprovar praticamente nada, a reforma da previdência foi a mesma que foi mandada inicialmente, estão sabotando o país.

  8. Todo mundo sabe para que os parlamentares da esquerda foram eleitos, para se opor ao governo, no caso do PT até mesmo sabotar o país, mas e o resto? O país está empacado pq o Congresso está empacado, mas pq? Será que é pq querem fugir da cadeia e estão tentando tornar o país refém para que saiam impunes? Há uma oportunidade de se colocar PT e corruptos todos no mesmo saco. Quem no país duvida que o PT quer transformar o Brasil na Venezuela?

  9. Para que há Congresso? Em 6 meses do novo Congresso, o que foi que eles fizeram? Na verdade nada, quanto foi que custaram aos cofres públicos? Eles não são representantes do povo, então o que estão esperando? A Câmara pegou um projeto de previdência pronto, enrolou o máximo que pôde e não entregou nada, Cadê o pacote anticrime? Ele não foi aprovado pq é impopular, pq o cidadão não quer prisão após segunda instância? Não, quem não quer isto é o Congresso, por motivos óbvios.

  10. Pra que pagamos suas excelencias do legislativo, uma vez que contam com staff composto de dezenas de assessores? Têm é que fazerem jus aos salários que pagamos!

  11. Todo o mundo sabe por que a relação é conturbada. se o presidente ceder um milímetro para dar aos ongressistas o que eles realmente querem sofrerá impeachment na mesma hora.

  12. Gostaria muito que este repórter saísse da equipe de Crusoé. Ele, por definição, não pode fazer reportagem porque a ideologia o impede.

    1. Calma pessoal! Isto é porque ainda estamos na classe econômica desse voo. Quando passarmos à primeira classe(Antagonista+) não teremos tempo para ler o Nelson Rubens da Crusoé. Vida longa Gadelha.

    2. Concordo. A avaliação dele tem sempre uma tendência a criticar, ser dar o mesmo peso para as realizações. Coisa ruim esse Gadelha.

    3. Vejo que tem gente que aderiu mesmo à onda Bolsonaro de querer mandar no que jornalista deve ou não escrever. Patético isso. Se não quer saber o que o jornalista escreve, basta não ler.

    4. Rsrs, a tendência eh mais centrista, ou nulista!!! Eh impossível tirar conclusões, são sempre especulações ou intrigas pessoais! Deixa ele aí, vai que vai pra Folha e lhe aproveitam melhor!!!

    5. Concordo contigo ANA! Se observarmos as suas reportagens elas sempre tem um cunho esquerdista!

  13. Parece que o congresso e o governo começam a ter um entendimento do que seja a nova política ou o fim do toma lá da cá. Só falta a mídia ressentida deste país começar a entender.

  14. Não acho que só uma relação conturbadas cause tanto estrago ao governo Bolsonaro. O congresso na aceita ficar sem uma teta do governo. Eles estão apavorados, principalmente a esquerda, pois achavam que ele abriria as pernas assim que tomasse posse. Como continua firme no propósito de desaparelhar e higienizar o país, os “nobres” parlamentares fazem o que melhor fizeram ao país até agora: simplesmente nada.

  15. As pautas não são do bozo, como a esquerdalha costuma denominar pejorativamente, o único presidente q colocou no colo desse congresso corrupto, as nossas pautas anticorrupção alinhadas nas ruas desde 2.013. A imprensa marrom e o ESTADO aparelhado se equivocam, qdo ñ reconhecem a operação de guerra que as Forças Armadas q tomaram o poder - mais uma vez com o APOIO da família brasileira - agora democraticamente, vem implantando na medida certa nova democracia militar. Quem viver verá.

    1. Você dizia isso com a mesma veemência sobre a Dilma?? Ela sim tem problema. Ele é só tosco. Prefiro um tosco honesto e bem intencionado do que um articulado sem moral.

    2. Eu não costumo chamá-lo de Bozo, mas reconheço que ele tem problemas mentais e deve ser interditado imediatamente para o bem do país.

  16. O congresso poderia até não aprovar, mas como sua obrigação teria que votar. Esse pouco caso com o presidente do Brasil é motivo de providências mais enérgicas, haja vista que os parlamentares estão deixando de cumprir sua função de funcionários públicos e devem ser substituídos. Apesar de complicado existe maneiras de demitir vagabundos.

  17. O Congresso nem lê o que está nas MPs... eles simplesmente olham o termômetro do momento e se estão em paz com o executivo (raro) aprovam... se não deixam perder a validade para não se indispor em uma votação. #congressocontraopovo

Mais notícias
Assine agora
TOPO