Câmara dos Deputados

Caso Silveira: deputado ligado a Lira fica com relatoria no Conselho de Ética

24.02.21 16:21

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, Juscelino Filho, do DEM do Maranhão, escolheu o deputado Fernando Rodolfo (foto), do PL de Pernambuco, para relatar o processo por quebra de decoro parlamentar movido pela Mesa Diretora da casa contra Daniel Silveira, do PSL do Rio.

Silveira está atrás das grades desde a semana passada, por ordem do Supremo Tribunal Federal, devido à divulgação de um vídeo em que incita a violência contra os ministros, defende a destituição dos magistrados e faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão da ditadura militar.

Fernando integrava uma lista tríplice ao lado dos deputados Luiz Carlos, do PSDB do Amapá, e Professora Rosa Neide, do PT do Mato Grosso. Como escolhido de Juscelino, ele fica incumbido de desenvolver o parecer que será votado pelo Conselho.

O processo por quebra de decoro pode levar à cassação do mandato de Silveira. Há, contudo, a possibilidade de punições mais brandas, como censura verbal ou escrita, suspensão de prerrogativas regimentais e suspensão temporária do exercício do mandato.

Juscelino definiu, ainda, o relator do caso da deputada Flordelis no Conselho. A deputada do PSD do Rio é acusada pelo Ministério Público fluminense de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo. A elaboração do parecer do processo ficou a cargo de Alexandre Leite, do DEM de São Paulo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É um verdadeiro Lupanar .513 dePUTAdos regiamente pagos ,lotados de mordomias ,com foro privilegiado e agora na certa protegedos pela PEC da impunidade ,votada pelos 🐀🐀da câmara

  2. Daniel jogado à cova dos leões por seus pares e...Lula Dirceu Chico da cueca André do Rap e muitos outros todos livres leves e soltos pelo Sacratíssimo STF !! Isso é a justiça com medo do AI5 !

    1. Vão escolher o Silveira na tentativa de ficar bem na fita. Ficam nada.

    2. O conselho de ética da Câmara só funciona para os deputados insignificantes. É um conselho pra inglês ver. Os políticos brasileiros só pensam em se dar bem e o povo que se dane. Essa é a verdade nua e crua.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO