STF

Cármen manda governo explicar atuação das Forças Armadas na Amazônia

03.09.20 14:34

A ministra Cármen Lúcia (foto), do Supremo Tribunal Federal, deu prazo de cinco dias para o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, explicarem a atuação das Forças Armadas em fronteiras, em terras indígenas e nos estados que integram a Amazônia Legal.

Os fardados, que trabalham no combate ao desmatamento ilegal e a focos de incêndio desde maio, devem permanecer na região até 6 de novembro. Trata-se da Operação Verde Brasil 2.

A decisão de Cármen ocorreu no âmbito de uma ação movida pelo Partido Verde, que pede a suspensão do decreto e da Portaria que autorizaram a presença das Forças Armadas na Amazônia.

De acordo com o partido, as normas resultaram em uma “militarização da política ambiental brasileira”. O PV ressalta que as ações para coibir a prática de crimes na região são de competência de órgãos de proteção, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama.

“Sem histórico de atuação no combate ao desmatamento ilegal e dos focos de incêndio – por se tratar de funções estranhas ao rol de competências das Forças Armadas -, a Operação Verde Brasil 2 apresenta pouca efetividade, ao passo que, os número relativos à destruição da Amazônia Legal continuam a aumentar, sinalizando mais um ano de retrocesso na preservação do bioma Amazônia”, argumenta.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu não sou bolsonarista (Deus me livre), mas é sempre bom lembrar que o PV é um partido de esquerda. A mim parece que ele está usando a questão ambiental com o único intuito de ficar afrontando o governo federal, criando essa picuinha boba com as Forças Armadas. Do jeito que eles falam, até parece que o IBAMA é super competente e resolve coisa para caramba. Ok, o governo Bolsonaro não presta. E a esquerda também não - incluindo o PV, que de santo não tem nada.

  2. Não entendo essas picuinhas... Na minha opinião, a questāo da proteção dos biomas é uma questão de garantir o equilíbrio das estações do ano em todas as regiões. E elas são fundamentais para a produção de alimentos e para garantir o abastecimento de água. É por isso que a Amazônia é importante, e o Cerrado, e a Mata Atlântica...

  3. Carlos, nāo caia na armadilha das interpretações literais! É óbvio que vão cumprir a missão que for estipulada, e no governo Bolsonaro o foco não é a preservação do meio ambiente! E esse é um capital importante dos brasileiros, nós precisamos de todos os biomas para manutenção do equilíbrio econômico! Os produtores que desmatam exportam, apenas... Precisamos focar em gerar riqueza para dentro do país, senão sempre seremos terceiro mundo!

    1. Ok, mas qual é o medo do Partido Verde com relação a presença das Forças Armadas por lá? Se a missão é combater ilegalidades, seria essa a razão e medo do PV?

  4. Não entendi. As Forças Armadas estão impedindo o IBAMA de agir? Parece que não. Se a competência é so IBAMA e não está conseguindo conter a destruição, nem com o exército, para que serve a porcaria do IBAMA?

    1. O medo, se é que há (eu não vejo dessa forma), é que enquanto eles cumprem uma missão de não interferência para não irritar o PR, vamos perdendo mais e mais florestas... Sem falar que atividades de garimpo contaminam os lençóis freáticos. Quanto mais nos agredirmos entre nós,mais divididos estaremos, dispersos e sem capacidade de defesa conjunta perante tantos desmandos. É o famoso “devide and conquer”.

  5. Se Bolsonaro quisesse, faria de tudo para proteger a Amazônia, a Mata Atlântica, o Pantanal, o Cerrado e outros biomas maravilhosos que o Brasil possui, entretanto faz o mínimo, "só para inglês ver" e um idiota e Hamilton Mourão, presidente do Conselho da Amazônia aparentemente faz muito pouco ou quase nada faz. Não tem coragem para se opor ao idiota q, infelizmente, ajudei a eleger. Em 2022 vou votar em Sérgio Moro. Nem que fosse só por razões econômicas, deveriam evitar o desmate e a queimada.

    1. Andre, Moro se eleito irá apanhar da orcrim mais até que o atual Presidente, porque essa quadrilha que controla o legislativo e o judiciário (PMB, PSDB,PT,PV,PSOL) vai continuar atuando tranquilamente. É isso.

    2. Bolsonaro no início do mandato, divulgou querer transformar Angra dos Reis,Rj em.uma Cancun.Desmatar para construir hotéis e certamente privatizar praias. Uma invasão imobiliária, destruindo a natureza a qual ele despreza.

  6. Os Ministros foram eleitos como? Eles querem dirigir o País como fossem o Presidente eleito pelo voto popular. São 11 Presidentes da Republica Federativa do Brasil e acreditem so com excelentes Q.I. (quem indicou). Essa Carmen Lucia foi a melhor invenção do Chico Anisio com o personagem Vampiro Brasileiro. Meu Deus!!!

  7. A Amazônia é dos brasileiros é precisa ser monitorada de cabo a rabo! Parabéns, Patriotas! Vamos defender essa ocupação pelo exército para explusar todos os invasores e ladrões de nossas riquezas... Bora Brasil!

  8. As Forças Armadas se uniram a Bolsonaro e vão acabar perdendo o respeito da sociedade conquistado durante os últimos trinta anos.

  9. Entrega um calhamaço de relatórios para ela ler e depois pede para ela interpretar! Nem sabe como funciina a Amazônia e quer dar palpite. O PV tem rabo preso com grileiros e madeireiras e por isso querem o exército fora

  10. Esses ambientalistas de meia tigela estão só tumultuando, o exército tem que acabar com a farra dos índios vendendo suas terras para os garimpeiros em troca de ouro, todos viram o que estão fazendo com o meio ambiente, tem que expulsar os garimpeiros e fechar os garimpos.

  11. Acho perfeito que seja explicada a atuação das FA. Se a Ministra quiser eu posso adiantar algumas informações. Combate a focos de incêndio, suporte logístico às equipes ambientais e segurança para os fiscais do Ibama. Ou alguém acha que grileiros receberão os representantes dos órgãos ambientais com flores?

  12. Acho que o analfafuncional está tomando conta de um monte de gente que não fala P com nada. Os órgãos ambientais da região estão tomados pela corrupção dos madeireiros e garimpeiros ilegais. Só os batalhões de selva para acabarem com a orgia da roubalheira. Amazônia tomada de Ongs e gringos desviando fauna,flora, minerais e muito mais. Parem de falar do que não entendem.

  13. Isso, ministra. Eles tem q explicar, mesmo. Arrumar ocupação para o exército, não só não diminui o gasto com o mesmo, qto o aumenta, considerando q tenham q exercer algo para o q não estão qualificados..

    1. A Justiça é cega, tem dois tapa-olhos, Quem esta nesta "frente amazônico legal" é o vice presidente Hamilton Mourão.Ele conhece amozonia como ninguém. Ele morou lá ondou por lá alguns de seus filhos cresceram lá. Estas agremiações políticas fazem pedtiçoes de camarotes de ouvir falar, ouvir dizer. Se tem dúvidas pergunte para Morão. Ele não cobra para explicar ele e um patriota de verdade.

Mais notícias
Assine agora
TOPO