Agência Senado

Capítulo final

13.10.19 18:22

O capítulo final da votação da reforma da Previdência deverá começar na quarta-feira, 16, no plenário do Senado. Haverá duas sessões de discussão do texto final a partir de terça-feira, 15, para o projeto ficar pronto para ir a votação.

A reforma foi aprovada em primeiro turno no início de outubro, com 56 votos favoráveis e 19 contrários — são necessários pelo menos 49 votos para a aprovação de uma PEC. Mas o texto original foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso no dia 20 de fevereiro, para começar a tramitar pela Câmara.

Os quase oito meses de discussão e votação do texto contou com atrasos que não estavam previstos. Como na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, em que, com o discreto beneplácito do Centrão, a oposição conseguiu arrastar os debates por mais tempo do que o esperado.

Até a operação da Polícia Federal que realizou buscas no gabinete do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, atrasou a aprovação da reforma. Um grupo de senadores, liderados pelo presidente da casa, Davi Alcolumbre, foi ao Supremo Tribunal Federal se queixar com o presidente da corte, Dias Toffoli, da ação autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso.

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. QUASE 10 MESES PRA APROVAR AS MEDIDAS DA PREVIDÊNCIA, E, ATÉ AGORA, AS CHANTAGENS DESSE SENADO CONTINUAM PRESSIONANDO GOVERNO!!! 😡

  2. Estes senadores comandados por Alcolumbre me dão asco e nojo. Quem nos dera a população do estado dele não reelegesse este ser. O Brasil não merece políticos deste perfil.

  3. SERÁ .... JÁ PASSEARAM , JÁ COMERAM DO BOM E DO MELHOR ÀS NOSSAS CUSTAS , JÁ BARGANHARAM ... AGORA QUEM SABE NÉ, ESTÁ NA HORA DE OLHAR PARA O BRASIL

    1. Se depender desses fanáticos religiosos, o Brasil vai terminar igual ao Afeganistão, Irã, Arábia... Mulheres de burca, proibidas de tudo. Censura pra todo lado e os poderosos mamando a vontade!

    2. Que a Sra. Dulce merece reconhecimento por luz, consolo, amparo, solidariedade, atos de amor concreto em favor de numerosa gente é fatual e inquestionável. Agora iluminar estes bandidos em escura corrupção, ela não tem este poder, mas nós no seu exemplo de cidadania podemos banir estes crápulas da vida pública.

  4. A má vontade do presidente do senado é tão evidente que se surgir alguma possibilidade de beatificação nos próximos meses ,todos encarriarão p o vaticano.com nosso dinheiro,é claro

  5. E até quarta, 16, o que esses caras ainda podem aprontar? Certamente ainda vão buscar alguns benefícios mais. Fazer política sem o "toma lá, dá cá", com essa colcha de retalhos partidária, deve ser dramático. A única causa que eles levam em conta é a "própria", seja individual, seja de grupos. O país é a última opção considerada.

  6. A justificativa para o atraso na votação da Reforma da Previdência é a IRRESPONSABILIDADE dos políticos brasileiros, é preciso virar esta página, o povo brasileiro sabe que é necessário dar uma parcela de contribuição para o sistema previdenciário em rota de colapso como ocorreu em diversos países do mundo. Os políticos por sua vez usam a reforma da previdência para negociar benefícios para suas campanhas NOJENTAS.

  7. Os 594 componentes da Casa dos Horrores, vulgo congresso nacional, são o símbolo do atraso do Brasil. Não se espere nada de útil, porque daí nada advirá.

  8. Resta saber o que nós, eleitores, faremos com esse volume de conhecimentos das ações desse tanto de políticos e STFs corruptos. Já houve publicação que computou mais de 1.800 ladrões engravatados teoricamente muito preocupados com os pobres, que respiram nos vários ambientes Executivos e Legislativos.

  9. Segundo o nosso mais famoso presidiário corrupto, quando de suas rezas de homem honesto em pretéritas campanhas, HAVIA lá no Congresso naquela época (só) 300 PICARETAS... Pelo que se vê agora: Bons Tempos aqueles...

  10. Bozistas, a reforma da previdência é obra do Maia e do David. O Messias sempre foi contra a reforma desde o início do seu mandato como parlamentar. Portanto, deixem de serem hipócritas. De qualquer forma, a reforma não resolve o principal problema do Brasil: a falta de credibilidade dos investidores em relação ao governo federal. Depois da descoberta da relação intimida entre garimpeiros ilegais e o bozismo, a tendência é que o governo perca ainda mais a pouca credibilidade que possui.

    1. Vc ñ merece resposta a nada, pq está à serviço da tropa nefasta de comunistas. Deve ser agente de FHC. Mas Bolsonaro ñ queria mesmo 1 reforma da previdência, o q eu tbm ñ queria. A única prioridade é o COMBATE sistemático à corrupção e desaparelhamento do estado. De q adianta o Tofoli dar 1 de executivo, pedindo o fim da LAVAJATO? Progresso só depois de ordem, senão tudo o q se produz jorra p o bolso de ORCRIMS q vivem de mensalões e solapam n sonhos. Acima de ideologias e PP conseguiremos.

  11. Afinal, ela não foi desidratada por um bando de CORRUPTOS que só queriam ferrar com o país? O estrago que eles fizeram terá que ser consertado. A moral deles está tão baixa que é demais esperar que eles se disponham a lutar contra a reforma. Se eles realmente quiserem sabotar ela, eles farão isto, senão, não adianta. Na vida é bom aprender a se contentar com o pouco, mesmo se for uma reforma mixuruca, ela ainda é melhor do que nada.

  12. O ideal é que ela não seja aprovada, mas deixa os CORRUPTOS resolverem a parada, se eles não conseguirem sabotar ela, então que aprovem. Se eles não conseguirem encontrar nenhuma desculpa esfarrapada para não votar a reforma, então é deixar que ela seja aprovada. Suficiente não será e o efeito dela no curto prazo é irrelevante, mas para baixo todo santo ajuda, se depois houver uma reforma completa do Estado, pq não pode haver mais uma complementação da reforma?

    1. Lembrando também que o ato de sancionar é sanção, com ç; Sansão é o herói bíblico que matou um leão com as mãos.:-)

    2. Bem lembrado. Cochilo de Crusoé. Inexiste sanção presidencial. Quem promulga uma Emenda à CF, após aprovada no competente processo legislativo especial, são as Mesas de Câmara e Senado e salvo estipulação em contrário na própria Emenda, entra em vigor na data de sua publicação.

  13. Oito meses para votar uma reforma fundamental para tirar o país da UTI deixada pelos petralhas e Centrão. Mas para aprovar uma lei de abuso de autoridade, bastou um dia, aliás uma noite, a fim de assegurar a impunidade aos ladrões. Para desfigurar TODAS as iniciativas legislativas tomadas pelo Presidente, das armas à carteira de estudante, fonte de butim da esquerdalha; de mudanças administrativas DO EXECUTIVO, á simples denominação de um órgão, para tudo houve tempo. Nomes anotados excelências.

    1. A ESQUERDA não se preocupa com os cidadãos, só com o poder pra ele . Os fins justificam os meios.

Mais notícias
Assine agora
TOPO