Rodrigo Freitas/Crusoé

Sinais de fragilidade

13.10.19 16:22

Os reveses que vêm sofrendo as operações de combate à corrupção, como a Lava Jato, devem afetar a imagem do Brasil no exterior. Consultoria especializada em medir a capacidade dos países de combater a corrupção, a Control Risks avalia que há uma deterioração nas perspectivas em relação ao país.

“Existem sinais preocupantes”, afirmou o presidente da Control Risks no Brasil, Geert Aalbers (foto). “Algumas pautas e decisões do STF, Congresso e Executivo podem ter como consequência a fragilização da capacidade do Brasil de combater a corrupção”, alertou.

Este ano, a Lava Jato sofreu um golpe com a decisão do STF de que réus delatados devem apresentar suas alegações depois dos delatores, o que anulou uma condenação da operação e cujo efeito sobre outras ações ainda irá ser determinada. Além disso, o ministro Gilmar Mendes defende que as mensagens roubadas de aplicativos usados pelos procuradores e depois divulgadas sejam validadas como prova, para possíveis mudanças de decisões já tomadas na operação.

As investigações sobre corrupção também foram afetadas pela decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, de suspender inquéritos em que dados fiscais e bancários tenham sido compartilhados com o Ministério Público por órgãos de controle sem autorização judicial prévia.

A Control Risks avalia, em parceria com a Americas Society/Council of the Americas, o poder de países latino-americanos para descobrir, punir e impedir a corrupção.

O Brasil ficou em segundo lugar no último ranking da consultoria, atrás do Chile. Isso significa que são os dois países com maior probabilidade de agentes envolvidos em corrupção serem descobertos, punidos e dissuadidos. Na sequência, aparecem Colômbia, Argentina, Peru, México, Guatemala e Venezuela.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isto aí é só aperitivo, eles querem muito mais. Se houver uma escala que mede o clima e os recursos disponíveis para o combate à corrupção, o Brasil caiu nele, pois houve um recuo institucional e um recrudescimento por parte da resistência anti-Lavajato.

  2. ... aprovaram lei com claro intuito de intimidar investigadores e juízes que porventura se atrevam a investigar corrupção, não têm pudor de se valerem de msgs obtidas de forma criminosa, anularam condenações criminais sem que apontassem qq violação do ordenamento jurídico (pelo contrário, sem qq pudor deixaram claro que a tese deles não possuía qq base jurídica), se movimentam agora para acabar com a prisão em 2ª instância e aprofundar a cultura de impunidade.

  3. Apesar de agirem por meio de escaramuças, eles manobraram para minar a liberdade de imprensa, expressão e até de pensamento. Eles recorreram à censura explícita (no caso da Crusóe e de OAntagonista), autorizaram ações de busca e apreensão em residências de cidadãos em virtude de suas opiniões, restringiram o compartilhamento de informações financeiras envolvendo potenciais crimes financeiros, de lavagem de dinheiro e de corrupção...

  4. O que se observa entre os poderes da república é uma aliança pró-corrupção, os princípios da separação e independência são mandados para a cucuia pq o objetivo deles é exatamente impedir o que os CORRUPTOS estão logrando fazer: impedir o combate à corrupção. O Império da Corrupção contra-ataca, há que se observar que a reação dos CORRUPTOS significa uma reviravolta, antes eram eles que estavam nas cordas, agora são eles quem colocaram os combatentes anti-corrupção e cidadãos contra a parede.

  5. Em uma máquina, se uma de suas partes para de funcionar, o que irá ocorrer com o restante das outras partes, elas não serão sobrecarregadas ou tb irão operar de maneira anômala? Não só se vê que o judiciário não cumpre suas funções constitucionais, como ainda se alia à aqueles a quem ele deveria investigar e remover para garantir a higidez do Estado. Ao invés de garantir a lei e a orde, o judiciário se transforma em mecanismo de corrupção, se aliando aos corruptores para reduzir a transparência.

  6. Para que ela subsista, é crucial que os mecanismos de depuração e transparência sejam eliminados ou desvirtuados. É exatamente isto que vem ocorrendo no país, paulatinamente os mecanismos de controle e as instituições estão sendo minados para que o iceberg inteiro não acabe por ser revelado. Em um sistema tripartite, a quem cabe o controle e a depuração da corrupção? Não é ao judiciário que caberia julgar e processar os crimes de corrupção?

  7. Se o político não cobra propina, então ele não consegue se eleger. Se a empresa privada não paga propina, então ela não consegue contratos públicos, além de ainda ficar exposta aos achaques dos agentes públicos independentemente de fazer negócios ou não com o setor público. Quanto mais a corrupção se dissemina e entranha na máquina pública, mais ela contamina toda a sociedade, nada escapa, pois a lógica de funcionamento do sistema torna-se viciada.

  8. Apesar de todos os avanços e esforços da Lavajato, o sucesso dela foi apenas parcial, pois não logrou alcançar a raiz do problema: o judiciário. Este é o elemento que ficou faltando na delação de Palocci para fechar o ciclo da corrupção. Os agentes privados corrompem ou são instados a corromper o setor público, enquanto os agentes públicos se valem dos recursos provenientes da corrupção para se manter no poder e achacar o setor privado em um ciclo que não se interrompe pq uma coisa leva a outra.

  9. Como nada nesta vida, a corrupção não é um mal que se nasce do dia para a noite. Para que ela se instale e não seja facilmente repelida, é necessário que as condições ideias para que ela se perpetue sejam mantidas. Isto significa que mesmo que a Lavajato tenha iniciado um processo de depuração, ela almejou somente se "chocar" contra a ponta de um iceberg muito maior e mais profundo. Tal como o cinema didaticamente ensina, foi o Titanic que afundou e não o iceberg.

  10. Quem são os responsaveis por acabar com a LAVA JATO? Poilitico aqui não vai preso como se deve.pois os apadrinhados trabalham para solta_ los.

  11. QUE DEIXEM CLARO QUE ESSAS ATITUDES É QUE VÃO IMPEDIR O BRASIL DE AVANÇAR PARA ACORDOS INTERNACIONAIS E DE INVESTIDORES VIREM PARA CÁ.

  12. O risco da impunidade aos crimes de corrupção é enorme! As saúvas já estão reorganizando o formigueiro para se protegerem!

  13. Isso é terra de ninguém, uma republiqueta das mil e uma noites (com Ali Babá e todos os ladrões possíveis). Quem ainda pode, e tem idade, tem mais é que ir embora e largar esta massa falida. O Bozo foi eleito prometendo combater a corrupção, mas a primeira coisa que fez foi trair seus eleitores (SÓ OS CONSCIENTES) e se aliar ao que há de pior na pracinha dos 3 Phoderes. Quem ainda é jovem, mude-se de país. Ou pelo menos não faça uma tremenda besteira tendo um filho. País de canalhas.

  14. O monstro parido pelo PT e puxadinhos é comparável ao King Kong ,esmaga feito formigas nossas possibilidades de ser um País com futuro ,pois, no passado, plantaram sem dó ,as sementes podres em orgãos e instituições para que no presente poderem dar o tiro de misericórdia que hoje assistimos inertes e algemados

    1. Os poderosos do país desmontaram o arcabouço de combate à corrupção política e JB ainda sonha em entrar para a OCDE com esse perfil de país corrupto novamente.

  15. O que nos resta de perspectiva e esperança são os meios de comunicações, todos eles, principalmente a Control Risks, que divulguem ao mundo os poderes, Congresso e STF - claro, nem todos seus membros - suas posições totalmente alheias aos bons ensinamentos republicanos e blindagem à seus interesses.

  16. Bem lembrado o filme "Sessão Especial de Justiça" (Costa-Gravas, 1975). "O filme mostra como um sistema jurídico, embasado em séculos de história, como o da França, pode ruir facilmente, caso os detentores do poder decidam burlar os princípios do Estado Democrático e de Direito." Muito triste para os franceses...

  17. Fruto das chanchadas, a cada dia mais irresponsáveis e imorais, dos palhaços moleques sem graça do Circo Brasil. Enquanto os artistas top tentam ‘aparecer na foto’, seja no enterro religioso da patroa, como fez o ex-presidente presidiário corrupto, sejam pegando carona numa Santa dos Pobres, seja na cachorrada intrapartidária do atual presidente, SUJAM, cada dia mais e a cada vez muito mais enlameam a honra do país, a já triste IMAGEM de nossa sofrida e roubada nação, lá fora! Os MOLEQUES.

  18. Depois da castração do Coaf e liberação de Flávio-Queiroz, mais o Acordão Geral, todas as demais ações anti Lava Jato, o Combate à Corrupção praticamente desidratou. O país mudou de sinal. JB idem (na realidade revelou o que sempre foi). "Brasil acima de tudo", pois é...

    1. Finalmente, Bolsonaro se tornou transparente. E a realidade dói.

  19. Colegiado de ditadorzinhos travestidos de Ministros do STF!!! Pressão total no Davi Alcolumbre para abertura do processo de impeachment de Toffoli e Gilmar Mendes.

  20. Na Itália, a "Operação Mãos Limpas" foi derrotada pelo Parlamento, que aprovou leis que beneficiou os bandidos. Por aqui, as operações do tipo "lava-jato" não vão ser derrotadas pelo nosso Parlamento, vão ser derrotadas pelo STF, que está editando decisões que favorecem bandidos comprovadamente corruptos.

  21. Depois da reportagem hoje mostrando a íntima relação entre os garimpeiros ilegais e o bozismo, a tendência da credibilidade do governo é cair mais ainda. A sorte do Brasil foi que os militares deixaram o presidente de lado e foram a campo proteger a região junto com o ICMBIO e Ibama, dois órgãos que estavam sendo perseguidos pelo Messias e Sales. A carapuça caiu bozistas. Agora vocês sabem de onde saiu o dinheiro da caixa 2 da campanha do Messias.

  22. O STF deixou de ser um protetor da construção para se transformar em um picadinho, não importa o crime importa quem é o CRIMINOSO.

  23. Eu penso que juristas e demais interessados deviam levar ao conhecimento de juristas do exterior essa ideia de Gilmar Mendes para validar gravações ilegais. Precisamos expor essa gente do STF à crítica internacional.

  24. Os membros do STF e os congressistas estão legando um monte de problemas a todos apenas para livrar alguns da cadeia. Pagaremos não só pelos corruptos livres, mas também pela desconfiança internacional.

  25. Maus elementos colocados nessas instituições causando até problemas internacionais. Lá eles estão sabendo oque realmente está acontecendo. Dias Toffoli, Gilmar Mendes e cia. , envergonhando o Brasil . São os absurdos cometidos pelo Supremo que estão desacreditando envergonhando a Justiça Brasileira . Não tem capacidade nem postura para ocuparem tais cargos. Estão lá por apadrinhamento. São uma desonra para os brasileiros

    1. kkkkkkkkkk e kada noia, que nao enxerga ou nao sabe mesmo que direcao tomar ou mesmo interpretar uma situacao. Onde os borsonarao tao combatendo a corrupcao, kkk estao apenas trazendo-a para seu quintal, com apoio dos tofolis, mendes, haras, KU lumbres e voce. So rindo mesmo.

    2. João Fenoglio, talvez seu ídolo preso, fosse a solução para acabar com s corrupção. Volta para sua cocheira comer seu feno, senão pode vir outro asno e come antes de você!!!

    3. E a famiglia borsonaro, assinando em baixo, ainda colocando o vaza-jato, na parada, como fomos cair nessa, mas e aquela, se ficar o bixo come ... temus fudidis ...

  26. Brazilzao dos corruptos. Da-lle famiglia borsonaro, aliada aos mendes $ tofolis da vida, + Ku lumbres via renam + maias # haras. Deus acima de todos kkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Então você deve ser muito mais honesto do que o Bolsonaro? Porque não se candidata a presidente e resolve os problemas do Brasil, sem depender de decisões da Câmara, do Senado, do STF e de outros órgãos impregnados de ladrões vagabundos? Acho melhor ficar calado emquanto alguém tenta mudar alguma coisa nesse país cheio de gente desonesta igual você!!!!

  27. Qual terá sido a avaliação dessa agência nos (des) governos do PT? E o quê o Executivo tem a ver com decisões do Judiciário e do Congresso, que sistematicamente sabotam e frustram as expectativas do Governo e do povo decente que deu um basta à corrupção? Mesmo com as mazelas de décadas, há dezenas de corruptos na prisão, a começar pelo chefe da quadrilha maior que assaltou os cofres públicos de todas as formas imagináveis.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO