Adriano Machado/Crusoé

Caixa diz se importar com transparência, mas nega acesso a gastos com publicidade

16.10.21 14:10

A Caixa Econômica Federal alegou, em parecer de três páginas, que a imposição de sigilo sobre seus gastos com publicidade busca o “fortalecimento da democracia”. Nas edições semanais 179 e 180, Crusoé mostrou que as áreas de patrocínio, crédito e publicidade do banco têm sofrido forte influência do clã Bolsonaro.

Na sexta-feira, 8, a Procuradoria da República no Distrito Federal passou a investigar a atuação da primeira-dama Michelle Bolsonaro junto à Caixa com a finalidade de liberar empréstimos para empresários de Brasília próximos da família presidencial. Michelle chegou a fazer pedidos de liberação de empréstimo diretamente ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e depois enviou ao banco uma lista com nomes de empresas que deveriam ser contempladas.

Já Flávio Bolsonaro, filho 01 do presidente, tem indicado as entidades e confederações esportivas que recebem dinheiro do setor de patrocínio — mesma área onde Michelle também tem conseguido recursos para ONGs parceiras do programa Pátria Voluntária, que ela comanda. Já o setor de publicidade passou a destinar milhões de reais a artistas e personalidades ligadas ao bolsonarismo, como os apresentadores de TV Luciana Gimenez e Sikêra Júnior, e o cantor sertanejo Gusttavo Lima.

O parecer da Caixa justificando o sigilo dos gastos de publicidade foi emitido depois que Crusoé tentou acessar os valores por meio da Lei de Acesso à Informação. “Ressaltamos que, em cumprimento às disposições legais, buscamos o fortalecimento da democracia e desenvolvimento da cidadania, registrando todas as despesas com publicidade mensalmente no endereço eletrônico já informado acima”, diz um dos trechos do documento, assinado pelo superintendente nacional de compras da Caixa, Paulo Fernando de Lira Junior.

O banco alega “que registra todas as despesas com publicidade” em seu site institucional. O banco só não diz que, no mesmo endereço eletrônico, aparecem apenas os valores globais dos gastos. Dessa forma, não é possível ter acesso aos valores individuais pagos a cada artista, apresentador e entidades religiosas. Na prática, o sigilo permanece.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Qual a diferença entre o Bolsonaro e o Lula? Nenhuma. Bolsonaro é o braço direito do MECANISMO, já o ex-presidiário, é o braço esquerdo. A falta de transparência na CEF é uma vergonha. Para mim cidadão, não importa se o Lula destinava recursos para às personalidade de esquerda, e agora Bolsonaro destina verbas para as da "tal" direita, EU QUERO SABER PARA ONDE VAI O DINHEIRO, E QUAL CRITÉRIO ESTÁ SENDO ADOTADO. Está na hora de moralizar o Brasil. Está na hora de elegermos Moro Presidente 🇧🇷.

  2. Quem acreditava que a " CAIXA E NOSSA" era da população brasileira acordou agora, quando falam que a caixa e nossa, e de um grupo politico e fazem que bem entendem sem dar satisfação ao dono do banco , a população brasileira . 2022 vamos dar um basta nisso via #3Via e trocando mais de 300 políticos que nos enganaram na campanha e fizeram tudo ao contrario que prometeram. Faxina geral em 2022 para termos um Brasil melhor para os nossos netos pois nos e nossos filhos vamos ter q pagar essa conta.

  3. Parabéns à Crusoé, cede espaço para as boçalidades escritas pelas carluxetes, sem consequência alguma, em troca recebe o "patrocínio" da catefra. Quanto a transparência da CEF é incompatível coma corrupção, por isso fica para as calendas gregas.

  4. onde esta imprensa vagabunda criminosa estava quando o ladrão mor subornava a imprensa com verbas fáceis? tomem vergonha canalhas.

    1. Se o outro roubou, este pode roubar também. lamentável

    1. Dispensa não! ... Os ANTAS estão garimpando assinaturas "pra ontem" ,,, kkk!

    2. Falir não vai não. Mas idiotas como você, a Crusoé dispensa sua assinatura.

  5. se esta no sigilo, como voces sabem pra quem foi direcionado! caras de pau! fofoqueiros de uma figa. eita revistinha decadente. não passa de 22, pois vão se matar na posse de bolsonaro.22. aceita q doi menos. fofoqueiros!!!!!!!!!!

    1. A orelha tapa os olhos destes quadrúpedes. Vai lavar louça, vai!

    2. se Cruzoe é uma revistinha decadente porque um babaca como você PAGA para ler

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO