‘Caiu com Kassio Nunes’ é a versão atualizada de ‘Foi pro Supremo’ na era Bolsonaro
Ao ouvir de um apoiador, na noite de segunda-feira, 12, que o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, havia sido sorteado relator do pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro soltou uma gargalhada. “Caiu com o Kassio Nunes?”, questionou o presidente, antes de cair na risada. “Caiu com o Kassio Nunes”...
Ao ouvir de um apoiador, na noite de segunda-feira, 12, que o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, havia sido sorteado relator do pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro soltou uma gargalhada. “Caiu com o Kassio Nunes?”, questionou o presidente, antes de cair na risada.
“Caiu com o Kassio Nunes” é uma espécie de versão atualizada da célebre cena, exibida pela série da Netflix “O Mecanismo”, em que os réus comemoram efusivamente na cadeia que seus processos foram parar no STF.
Como mostrou Crusoé no fim de semana, o escolhido por Bolsonaro para ocupar uma das onze cadeiras do Supremo tem atuado em sintonia fina com os interesses do Planalto. Em cinco meses na corte, o ministro foi "terrivelmente fiel" ao presidente. “Não me recordo de nenhum outro ministro que tenha tomado tantas decisões em sequência, de forma tão abertamente favorável àquele que o indicou”, já havia observado, também em recente entrevista a Crusoé, a cientista política Maria Tereza Sadek, uma das maiores referências acadêmicas quando o assunto é o STF.
E é por isso que Bolsonaro ri à toa quando recebe a notícia de que o processo de Alexandre de Moraes “caiu com o Kassio Nunes”. Como se sabe, Moraes virou persona non grata no governo desde que impediu a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da PF. Logo, tudo o que Bolsonaro mais deseja hoje, além de enterrar a CPI da Covid, é ver o processo de impeachment de Moraes prosperar no Congresso.
Kassio, aquele que leva a sério a máxima de Eduardo Pazuello, “um manda, outro obedece”, foi sorteado relator do mandado de segurança impetrado pelo senador Jorge Kajuru para determinar que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, dê início ao processo de impeachment de Moraes.
Em 26 de março, Kajuru entregou a Pacheco um abaixo-assinado com mais de 2,6 milhões de assinaturas requerendo o afastamento do ministro por crime de responsabilidade -- o parlamentar lembra que o ministro cometeu “agressões às garantias da liberdade de expressão e de imprensa” -- entre as quais a censura a Crusoé -- e "violou a imunidade parlamentar do deputado federal Daniel Silveira", ao prendê-lo "ilegalmente a seu mando e alvitre, ferindo igualmente a liberdade de expressão e direito de opinião". Para o senador, Pacheco está sendo omisso ao não constituir uma comissão para analisar o pedido – o fundamento, na avaliação de Kajuru, seria semelhante ao do mandado de segurança em que Barroso ordenou que o presidente do Senado instalasse a CPI da Covid.
Como nas ocasiões anteriores, Bolsonaro aposta que Kassio decidirá novamente de acordo com os anseios do Palácio do Planalto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos
2021-04-13 22:00:50José..... vai tomar no cu
Jose
2021-04-13 20:04:24Enquanto isto o genocida-mor do Brasil trabalha todo faceiro para entregar 500 mil vidas para o vírus. Enquanto as pessoas se distraem com a comédia Brasiliense, o Bozo mata, mata e mata. Até quando vocês permitirão esta carnificina?
Odete6
2021-04-13 19:58:56Pois é! 🤗🤗🤗 .... caiu nas patas dele... ""foi sem querer"".... uma mera ""casualidade""
Luiz
2021-04-13 19:18:19Esperamos que sim mesmo sendo por vias tortas o que precisamos é de limites para o STF , que hoje causa revolta com suas decisões monocráticas ditatoriais e questionáveis do ponto de vista legal , além claro das mudanças diárias de interpretações ignorando muitas vezes a constituição da qual teoricamente deveriam ser os últimos guardiões, somente com o impeachment de alguns ministros poderemos deixar de viver a ditadura da toga , o lamentável que a escolha continuará pelos piores critérios .
MARCOS
2021-04-13 19:17:50Cajuru está sendo uma decepção para seus eleitores, pois o presidente manda e ele, também, obedece, seguindo o ensinamento do Pazuello.
Antonio
2021-04-13 17:01:11cajuru tem que pedir impedimento é do ministro GM
Ricardo
2021-04-13 16:17:37Vamos ver se ele é cabra macho, se já comeu pirão de cabeça de bode lá no Piauí e manda tocar os terem do Xandinho lá no senado.
Airton Aparecido Mantovani Borceda
2021-04-13 15:51:39O ministro Kassio Nunes deve seguir a mesma linha do ministro Barroso que determinou ao Presidente do Senado que deve observar os 3 requisitos para o pedido ser colocado em votação. A competência de julgar ministros do STF e sim do Senado.
Lenice
2021-04-13 14:36:41Não temos nenhuma dúvida de que Nunes obedecerá o chefe. Como sempre.
2022 VOTE
2021-04-13 13:17:25Todos tem o seu ministro do supremo para chamar de seu. O Lularapio/PeTralhas tem Tofolli, Lewan e Gilmar. O Minto Kassio Coia e Cola, PSDB tem ..... e por ai vai e o Brasil cada vez mais indo para o buraco. Esse e o pior supremo da historia do pais. 2022 tem que votar consciente e a primeira coisa e reduzir o mandato de juiz do STF para 10 anos e usar o mesma decisão tomada pelo STF para acabar com a Lava Jato e retroceder essa nova lei para 12 anos atras e automaticamente trocar os togados.