Fellipe Sampaio/SCO/STF

‘Caiu com Kassio Nunes’ é a versão atualizada de ‘Foi pro Supremo’ na era Bolsonaro

13.04.21 11:25

Ao ouvir de um apoiador, na noite de segunda-feira, 12, que o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, havia sido sorteado relator do pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro soltou uma gargalhada. “Caiu com o Kassio Nunes?”, questionou o presidente, antes de cair na risada.

“Caiu com o Kassio Nunes” é uma espécie de versão atualizada da célebre cena, exibida pela série da Netflix “O Mecanismo”, em que os réus comemoram efusivamente na cadeia que seus processos foram parar no STF.

Como mostrou Crusoé no fim de semana, o escolhido por Bolsonaro para ocupar uma das onze cadeiras do Supremo tem atuado em sintonia fina com os interesses do Planalto. Em cinco meses na corte, o ministro foi “terrivelmente fiel” ao presidente. “Não me recordo de nenhum outro ministro que tenha tomado tantas decisões em sequência, de forma tão abertamente favorável àquele que o indicou”, já havia observado, também em recente entrevista a Crusoé, a cientista política Maria Tereza Sadek, uma das maiores referências acadêmicas quando o assunto é o STF.

E é por isso que Bolsonaro ri à toa quando recebe a notícia de que o processo de Alexandre de Moraes “caiu com o Kassio Nunes”. Como se sabe, Moraes virou persona non grata no governo desde que impediu a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da PF. Logo, tudo o que Bolsonaro mais deseja hoje, além de enterrar a CPI da Covid, é ver o processo de impeachment de Moraes prosperar no Congresso.

Kassio, aquele que leva a sério a máxima de Eduardo Pazuello, “um manda, outro obedece”, foi sorteado relator do mandado de segurança impetrado pelo senador Jorge Kajuru para determinar que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, dê início ao processo de impeachment de Moraes.

Em 26 de março, Kajuru entregou a Pacheco um abaixo-assinado com mais de 2,6 milhões de assinaturas requerendo o afastamento do ministro por crime de responsabilidade — o parlamentar lembra que o ministro cometeu “agressões às garantias da liberdade de expressão e de imprensa” — entre as quais a censura a Crusoé — e “violou a imunidade parlamentar do deputado federal Daniel Silveira”, ao prendê-lo “ilegalmente a seu mando e alvitre, ferindo igualmente a liberdade de expressão e direito de opinião”. Para o senador, Pacheco está sendo omisso ao não constituir uma comissão para analisar o pedido – o fundamento, na avaliação de Kajuru, seria semelhante ao do mandado de segurança em que Barroso ordenou que o presidente do Senado instalasse a CPI da Covid.

Como nas ocasiões anteriores, Bolsonaro aposta que Kassio decidirá novamente de acordo com os anseios do Palácio do Planalto.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Enquanto isto o genocida-mor do Brasil trabalha todo faceiro para entregar 500 mil vidas para o vírus. Enquanto as pessoas se distraem com a comédia Brasiliense, o Bozo mata, mata e mata. Até quando vocês permitirão esta carnificina?

  2. Esperamos que sim mesmo sendo por vias tortas o que precisamos é de limites para o STF , que hoje causa revolta com suas decisões monocráticas ditatoriais e questionáveis do ponto de vista legal , além claro das mudanças diárias de interpretações ignorando muitas vezes a constituição da qual teoricamente deveriam ser os últimos guardiões, somente com o impeachment de alguns ministros poderemos deixar de viver a ditadura da toga , o lamentável que a escolha continuará pelos piores critérios .

  3. Cajuru está sendo uma decepção para seus eleitores, pois o presidente manda e ele, também, obedece, seguindo o ensinamento do Pazuello.

    1. Concordo. Alexandre de Moraes é OPACO, APÁTICO, DESBOTADO

    2. Vou além: toda a caterva -- com exceção de Kássio Nunes, né, cara-pálida!?

  4. Vamos ver se ele é cabra macho, se já comeu pirão de cabeça de bode lá no Piauí e manda tocar os terem do Xandinho lá no senado.

  5. O ministro Kassio Nunes deve seguir a mesma linha do ministro Barroso que determinou ao Presidente do Senado que deve observar os 3 requisitos para o pedido ser colocado em votação. A competência de julgar ministros do STF e sim do Senado.

  6. O ministro Cássio, deve seguir a mesma entendimento do ministro Barroso, onde determina que o presidente do Senado observe os três requisitos para colocar o pedido na pauta. A competência para julgar ministros do STF é do Senado. Pau que dá em Chico deve dar em Francisco

    1. E eu quero é que obedeça mesmo! Depois amplie para outros 6 ou 7, não esquecendo da Bento Carneiro que se vendeu para o Gilmar Mendes da decisão sobre suspeição do Moro. O Bozo tinha que mandar seu lambe-botas lembra uma bomba amarrada no corpo na primeira reunião presencial da organização criminosa: BUM!!!!

  7. Todos tem o seu ministro do supremo para chamar de seu. O Lularapio/PeTralhas tem Tofolli, Lewan e Gilmar. O Minto Kassio Coia e Cola, PSDB tem ..... e por ai vai e o Brasil cada vez mais indo para o buraco. Esse e o pior supremo da historia do pais. 2022 tem que votar consciente e a primeira coisa e reduzir o mandato de juiz do STF para 10 anos e usar o mesma decisão tomada pelo STF para acabar com a Lava Jato e retroceder essa nova lei para 12 anos atras e automaticamente trocar os togados.

  8. Piada, né Crusoé...deixa de ser parcial........Gilmar Mendes toma suas decisões fiel ao Conde Nado Lula, da Nobreza dos PTralhas.......e pq se omitem???????????

    1. 2 erros NÃO fazem um acerto. Mas a conclusão a que chego é que você não le Crusoé...

  9. AGORA O PLAGIADOR VAI LARGAR A MÃO DO GENOCIDA PQ NÃO TERÁ CORAGEM PARA DECIDIR PELO IMPEACHMENT DE ALGUÉM DO STF. VAI VIRAR CANHOTO RAPIDAMENTE NA VISÃO DO PSICOPATA PQ TODOS QUE DESOBEDECER AS ORDENS VIRAM ESQUERDISTA. O KASSIO CONKÁ PEGOU O MAIOR ABACAXI DE TODOS OS TEMPOS E TERÁ QUE DECIDIR: SE ATENDER AS ALUCINAÇÕES DO GENOCIDA COMPRARÁ UMA BRIGA INIMAGINÁVEL DENTRO DA CORTE, DO CONTRÁRIO SERÁ EXCOMUNGADO PELO SEU DONO. É CONKÁ RAPADURA É DOCE MAS NÃO É MOLE. VAMOS RINDO😂😂😂🚔⚔🔪☠

    1. Isso aí! Estou comemorando a futura independência do plagiador.

  10. Essa "cientista política" Maria Tereza certamente esqueceu os feitos de Fachin, liberando o Presidente q o colocou no STF, e de Lewandowski fatiando, ao arrepio da Carta Magna, o julgamento de Dilma Rousseff. Talvez tenha essa "cientista política" de q Gilmar Mendes pediu vistas de um processo de Lula/Lava Jato e só reconheceu estar preparado pra dar seu parecer qndo Fachin deu o golpe de misericórdia na Operação contra a corrupção sistêmica. A Crusoé parece a Globo com seus "especialistas"

    1. Crusoé com os "especialistas" igual da Globo..kkk já esqueceu que enterraram a Lava Jato, que vergonha.

    2. Habeas Corpus na gaveta do Gilmar Mendes por 02 longos anos e os 10 Ministros omitem este fato em seus votos...........HC exige julgamento imediato.......Mas temos o sistema jurídico brasileiro paralelo do STF, onde tudo é a margem da lei e jurisprudência ..........tudo ao sabor das próprias conveniências........A pior foi do Alexandre que inaugurou o mandado de prisão em flagrante noturno do Deputado Federal que falou em rede social........Meus livros de Direito todos dados descarga no esgoto

  11. O PR sem noção ri numa hora dessas. Sabe q nomeou pro STF um ministro capacho como todos no planalto. Imagina o q ainda vira?

  12. Como pode um ministro do STF assumir tão abertamente o papel de defensor dos interesses de alguém? Isto é profundamente inconstitucional. Opa! tinha me esquecido do Gilmar e do Lewandovski defendendo interesses de amigos......

  13. Já passou da hora de o Senado assumir sua função constitucional e dar andamento aos pedidos de impeachment dos ministros do STF. Eles não estão acima da lei.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO