Reprodução/Youtube

Cai o chefe da PF no Amazonas que fez notícia-crime contra Salles no Supremo

15.04.21 14:54

O diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, decidiu trocar o superintendente do órgão no Amazonas, Alexandre Saraiva (foto), que acabou de apresentar uma notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o senador Telmário Mota, do Pros de Roraima, no Supremo Tribunal Federal, por suposta atuação para proteger a extração ilegal de madeira.

Saraiva já havia criticado Salles publicamente depois que o ministro se posicionou contra uma operação da PF que apreendeu 200 mil metros cúbicos de madeira extraídas ilegalmente da Amazônia, no valor estimado de quase 130 milhões de reais. Segundo o delegado, a investigação demonstrou que o produto foi obtido por empresas que  atuam como organizações criminosas.

Na notícia-crime enviada ao STF, a quem cabe analisar casos envolvendo agentes com foro privilegiado, como ministros de estado, o delegado aponta suspeita de que Salles e o senador Temário tenham cometido crimes de advocacia administrativa e tentativa de obstrução da investigação contra os madeireiros. Para o lugar de Saraiva, no novo diretor-geral da PF escolheu o delegado Leandro Almada, número dois da superintendência do Amazonas.

Segundo a PF, a troca é fruto das mudanças em toda a corporação, com a chegada do novo diretor-geral, na semana passada, e não tem relação com o atrito entre Saraiva e o ministro Ricardo Salles, um dos mais bem quistos auxiliares do presidente Jair Bolsonaro na Esplanada. Além de trocar o comando da PF em Brasília, Paulo Maiurino está substituindo algumas superintendências, como já ocorreu em São Paulo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Atualmente no governo do cape tão precisa fechar os olhos para caráter ,moral e integridade para continuar fazendo parte da equipe

  2. A foto do Ministro do Meio Ambiente com Jaqueta do Ibama e atrás dele milhares de troncos de árvores abatidos ilegalmente e o Ministro defendendo madeireiros grileiros é o perfeito retrato do Brasil atual. Defende o que deveria combater. Corrupto, patético e incompetente. Pobre Brasil.

  3. Está aí o Sr MORO, estava coberto de razão, a PF está dominada pelo MINTO, o que é revoltante, a PF deveria ser um órgão de defesa dos interesses do País acima de tudo!!

  4. Troque o malfadado Salles pelo ex-superintendente do Amazonas, PF corajoso e amigo do meio ambiente e das leis, Bolsonaro! Será a melhor forma de atestar que sua tentativa de se aproximar de Biden e dos países de primeiro mundo é sincera e verdadeira

  5. O Bolsonaro chegará tão desidratado para as eleições de 2022 que não precisará nem concorrer, isso se o seu mandato não for interrompido ainda este ano. É o famoso "meu boi espalha m......" começa pelos filhos e termina com a gozação internacional da cloroquina.

  6. É pena que no Brasil as leis ambientais não sejam cumpridas pelos maiores desmatadores da nossa floresta. Espera-se alguma palavra do Sr. Vice-presidente Mourão vez que tem condenado as ações sobre a preservação da Amazônica.

  7. Ele caiu porque foi contra os grileiros e desmatadores, os principais financiadores do Bozismo. Foi o que eu sempre falei aqui. Mais uma prova para os meus argumentos. O governo Bozo é custeado pelo o que há de pior no Brasil, para a êxtase de gente como o Joãozinho, Louriva, Takagado, André e outros bozistas que por aqui zurram.

  8. Bolsonaro, votei em ti; voto até no Satanás, mas em ti nunca mais. E não tenta brincar de golpe. Não não escapa nem tua quinta geração, canalha.

  9. Qualquer semelhança com a Venezuela não é mera coincidência. E de revoltar o estômago essa guerra do degradado e degradante desgoverno contra a honestidade e a decência!!!! DR. SÉRGIO FERNANDO MORO E SEU TIME DOS SONHOS 2022 pra que possamos por essa malta marginal e ignara pra correr!!!!

  10. E aí Mourão, o aparelhamento do Brasil pelo FAMILICIA Genocida é ou não é realidade? Foi uma resposta sua a entrevista na TV, por ocasião da campanha eleitoral de que não haveria perigo do Brasil transformar-se em BRAZUELA, pária do mundo.

  11. O APARELHAMENTO DA PF POR ESTE IMBECIL É UMA VERGONHA. ESTÃO AFASTANDO TODOS DELEGADOS QUE CUMPREM A SUA MISSÃO COM ISENÇÃO E DEVEM TENTAR ABAFAR OS CASOS CRIMINOSOS QUE ENVOLVEM MEMBROS DA ORCRIM, COMO O DO DELEGADO RESPONSÁVEL PELA PERÍCIA DOS HACKERS DE ARARAQUARA E AGORA NO AMAZONAS. É UMA QUADRILHA QUE ESTÁ NO PODER COM A ÚNICA INTENÇÃO DE ACABAR COM O PAÍS 🚔⚔🔪☠

  12. Quer se dar mal neste governo? Seja competente e faça seu trabalho. O diretor da PF é o novo Pazuello: agradecido e subserviente.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO