Breno Esaki/Agência Saúde

Butantan deve saber nesta semana se Coronavac é eficaz contra variante de Manaus

01.03.21 15:16

O Instituto Butantan deve concluir nesta semana a análise sobre a eficácia da Coronavac contra a variante de Manaus do novo coronavírus, nomeada cepa P.1, segundo informou o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 do governo de São Paulo, Paulo Menezes.

De acordo com estudos, a variante é mais transmissível e pode escapar dos anticorpos formados por uma primeira infecção. O Ministério da Saúde já identificou a variante em 17 estados brasileiros e a classifica como um dos principais fatores para o recrudescimento dos casos e mortes por Covid-19.

O Instituto Butantan está concluindo a análise sobre a eficácia da Coronavac contra a variante de Manaus. Nós já sabemos que há eficácia em testes feitos na China da Coronavac contra as variantes chamadas do Reino Unido e da África do Sul“, disse Menezes, em coletiva realizada nesta segunda-feira, 1º, no Palácio dos Bandeirantes.

Esperamos que até o final desta semana tenhamos resultados para a variante de Manaus. Nós estamos otimistas, porque a Coronavac, como vocês sabem, é feita a partir de vírus inativado, não é uma partícula específica do vírus, de forma que mesmo quando há essas mutações nas partículas, a chance da CoronaVac continuar a ser efetiva continua bastante alta“, completou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO