Agência Brasil

Brasil deverá permitir participação de estrangeiros em licitações

21.01.20 08:02

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), pretende aproveitar a presença de megainvestidores nesta semana no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, para anunciar a abertura inédita aos estrangeiros interessados em participar de licitações e concorrências públicas no mercado brasileiro, informa o jornal Valor Econômico.

A ideia de Guedes é divulgar a adesão do Brasil ao Acordo de Compras Governamentais da Organização Mundial do Comércio, a OMC. Com isso, ressalta o jornal, o titular da Economia deseja mandar um sinal claro à elite política e econômica global de que o País se compromete com a agenda de liberalização da economia.

O acordo, conhecido pela sigla em inglês GPA (Government Procurement Agreement), garante o acesso dos signatários a um mercado estimado em 1,7 trilhão de dólares por ano. Seus integrantes ficam obrigados a dar isonomia de tratamento entre empresas nacionais e estrangeiras que entram em contratações públicas nas áreas de bens, serviços e infraestrutura.

Em compensação, companhias dos países-membros devem receber benefício semelhante nos mercados internacionais. Fontes diplomáticas e da equipe econômica ressaltam que a adesão do Brasil dará mais transparência aos editais e aos processos licitatórios. Com uma maior quantidade de concorrentes, fica mais difícil a adoção de práticas de cartel ou de corrupção aberta.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse é um verdadeiro tiro de bazuca na corrupção. Só não sei se vai atingir no atacado, ou seja, as milhares de pequenas e médias prefeituras do país.

  2. Salvo engano, já praticamos licitações, principalmente, na área de Projetos, Estudos e Supervisão de obras (eram financiamentos dos BIRD e BID)

  3. Primeiro passo foi dado np final de 2018, remoção dos petralhas, com corte na grana que sugavam dos brasileiros. Agora vamos para frente com esse esplêndido Time que tem Guedes. Moro, Tereza, Tarcíso, Pontes, etc. A destruição durou 13 anos, agora tenham calma, só estamos começando o serviço de "endireitar o Brasil".

    1. Xará, vc renovo por aqui falando baboseira... Como já te disse, ninguém pode ser tão estúpido e boçal como vc parece ser,... é um esforço sobre humano o que vc faz. Quem te patrocina? A esquerda podre?

    2. Somente gente ingênua pensa que um deputado do baixo clero que passou 30 anos roubando via nepotismo rachidismo se transformaria de um dia pá a outro em puladino da honestidade e justiça. Deixem de ser néscios. Ninguém planta urtiga para colher rosas. É anti-natural!

    3. Perfeito. É isso. Só creio que a destruição não durou 13 anos, mas 18. A desinfecção do Executivo foi a medida profilática essencial para permitir uma eventual ressurreição de Pindorama, alçada da beira do túmulo para a vida. Uma vez entre os vivos, é só ajustar o rumo e a velocidade. Esse “só “ não significa que o que resta é pouco, mas que é secundário quanto ao desmantelamento da quadrilha, esse sim vital.

  4. Certíssimo desta vez o ministro. Aquele circulo vicioso ¨Eu te ajudo, você me ajuda¨. É por esse ralo que se perde milhões com a corrupção.

  5. Atuo na área de construção civil e reformas comercial e residencial, empregando e fugindo de instituições corruptas ou mesmo ineficientes Concordo plenamente, inclusive lucratividade e qualidade certamente irão melhorar, pra não dizer evolução em técnicas e procedimentos, ferramental. Mas essa turma só chega c uma verdadeira reforma trabalhista, judiciária e na educacional, que o imposto gerado seja revertido para a qualificação técnica, treinamento, etc.

    1. Isso mesmo, uma verdade incontestável! Aqui, os donos da justiça do trabalho se arvoram protetores do trabalhador, mas o osso é deles. Não querem soltar de jeito nenhum. Onde já se viu ainda termos uma justiça específica do trabalho. Justiça deve ter uma só, abrangente a todas as áreas do Direito. Empreguismo da vergonha!

  6. Guedes, você sabe melhor do que ninguém que somente abrir o mercado não é suficiente. A falta de interesse dos investidores no Brasil tem somente uma razão: Bozo! Ele é o fator de instabilidade em Pindorama. A receita para o Brasil crescer é muito simples: tirar o Bozo. Quando ele sair o Brasil crescerá como nunca!

    1. Caro Auto — Meus comentários são realistas e baseado em fatos. Quem trabalha contra o Brasil são aqueles que fecham os olhos e aplaudem as barbaridades que os Bozistas estão fazendo. Tudo crime de lesa pátria.

    2. José: Teus comentários são repugnantes. Procure ver também o lado bom dos acontecimentos. Pare de torcer em público para que as atitudes deste governo não deem certas. Ao invés disto trabalhe para contribuir com o todo, não para desestabilizá-lo.

    3. Xara. Exatamente por conhecer bem o Brasil e os seus políticos, eu não dou carta branca para ninguém. Pior ainda para um político que passou 30 anos roubando dinheiro público e que agora posa como honesto e decente. Eu já vi esta história antes. E você? Pense nas futuras gerações e peça a demissão do Bozo o mais rápido possível se vice quer ver o Brasil crescer esta década.

    4. Os Bozistas abaixo zurraram, zurrraram e não apresentaram nenhum argumento decente. Expliquem por favor como os investidores, em 2019, retiraram seus preciosos dólares do país batendo mais um recorde histórico. Vamos Bozistas, expliquem!

    5. É jose, veja q vc tá mapeado. É anárquico, ñ evolue e é pessimista. Passado um ano do Novo GOVERNO e vc aí sozinho? Junte-se àqueles que decidiram em 2.013 mudar o destino terrível o qual já estávamos prenunciando! Isto, boto de confiança pelas propostas bem! Marcação firme no STF é CENTRÃO, q representam TUDO o q ñ precisamos. Seja prudente e perseverante, nunca resistente e sim persistente. Seis familiares e futuras gerações agradecerão. É a LEI do retorno garoto. Tamo junto valeu?

    6. mais um petista sindicalista frustrado, com o resultado de que o país caminha para o futuro de ser uma potência mundial

    7. Amigo vc está enganado, o caso é não ter corrupção , já passamos de nono receber de investimentos para o quarto, portanto pare de fazer terrorismo, já tá ficando feio ...petralha

    8. A maioria dos "Joses" que conheço possuem uma conversa equilibrada e não agressiva. O negativismo de certas pessoas em nada soma para o desenvolvimento do país. calado, colaboraria muito mais!

    1. Se depender deles, nunca, mas estamos caminhando para obrigar a isso, felizmente com a ajuda da tecnologia que está nos aproximando uns dos outros e formarmos essa corrente e acorrentar esses ladrões do povo.

  7. Tudo bem, não há problema algum nisso. Essas multinacionais que há quase um século (industria automobilística) já atuam por aqui, já não fazem isso? Os governos de todos os níveis, devem adquirir automóveis e caminhões dessas indústrias por concorrência, ou não é? O mesmo deve acontecer com qualquer indústria (química, farmacêutica, etc...). Então por que não não podem ser em outros ramos da economia? No problems...

    1. Felizmente o Brasil está mudando, mas ainda tem gente batendo palma pra louco dançar.....

    2. Tem mesmo é que soltar essas amarras mesmo e encarar o mundo real e não ficarem mendigando obras públicas através de corrupção como estão acostumados desde os tempos do Barão de Mauá. Será como se fosse uma segunda abertura dos portos. Parabéns ao Paulo Guedes. Observação: Que essas empresas estrangeiras não venham aqui a praticar corrupção também, como vimos com algumas holandesas envolvidas no Petrolão. Tem que ter algumas salvaguardas aos governos de todos os níveis, como proteção contra isso

Mais notícias
Assine agora
TOPO