Brasil assume mais uma embaixada na Venezuela
O Itamaraty aceitou um pedido formal do governo do Peru na noite desta quinta-feira, 1º de agosto, para assumir a embaixada peruana em Caracas, na Venezuela. A informação é da CNN Brasil. Esta é a segunda embaixada que o Brasil assume nesta semana. A outra é a da Argentina. O Peru e a Argentina estão...
O Itamaraty aceitou um pedido formal do governo do Peru na noite desta quinta-feira, 1º de agosto, para assumir a embaixada peruana em Caracas, na Venezuela.
A informação é da CNN Brasil.
Esta é a segunda embaixada que o Brasil assume nesta semana. A outra é a da Argentina.
O Peru e a Argentina estão entre os sete países que tiveram seus diplomatas expulsos da Venezuela pelo regime de Nicolás Maduro na esteira da fraude eleitoral do domingo, 28 de julho.
O que une todos esses sete países é a recusa a reconhecer a "reeleição" de Maduro.
Os chefes de Estado de alguns desses países, como Argentina e Chile, em especial, denunciaram a farsa em declarações públicas. O Panamá chegou a romper relações.
Milei agradece o Brasil
Apesar das relações abaladas entre Brasil e Argentina — motivada principalmente pelo antagonismo de seus presidentes — o chefe de Estado argentino Javier Milei fez um agradecimento público ao governo brasileiro.
Em seu perfil no X, Milei agradeceu ao Itamaraty por auxiliar a embaixada argentina na Venezuela a manter suas operações após a expulsão do encarregado de negócios argentino do país pelo ditador Nicolás Maduro.
Com isso, os seis venezuelanos da equipe de María Corina Machado que estavam asilados na Embaixada Argentina passam a ficar sob a custódia das autoridades brasileiras.
AGRADECIMIENTO A BRASIL
Agradezco enormemente la disposición de Brasil a hacerse cargo de la custodia de la Embajada argentina en Venezuela. También agradecemos la representación momentánea de los intereses de la República Argentina y sus ciudadanos allí.Hoy el personal…
— Javier Milei (@JMilei) August 1, 2024
Diz a íntegra da mensagem, em espanhol:
AGRADECIMENTO AO BRASIL
Agradeço enormemente a disposição do Brasil a proceder com a custódia da Embaixada argentina na Venezuela. Também agradecemos à representação momentânea dos interesses da República Argentina e seus cidadãos ali.
Hoje, o pessoal diplomático argentino teve que abandonar a Venezuela como represália do ditador Maduro à condenação que fizemos da fraude que praticaram no último domingo.
Não tenho dúvidas que em breve reabriremos nossa Embaixada em uma Venezuela livre e democrática.
Os laços de amizade que unem a Argentina com o Brasil são muito fortes e históricos.
A Venezuela respeitará assim o estipulado na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e a Convenção de Viena sobre Relações Consulares".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2024-08-02 11:02:21Seria bem mais conveniente que o Brasil cuidasse de sua fronteira com a Guiana onde a Venezuela num movimento de clara agressão e invasão concentrou tropas, tanques e mísseis para se apropriar do petróleo do pequeno país departamento ultramarino da França que com certeza enviará tropas para defesa de seu território ... Lula atacará o boquirroto Maduro ou silenciará mesmo depois das acusações contra a "democracia" tupi? vamos ver.