Alan Santos/PR

Braga Netto diz que ameaça contra eleição é ‘narrativa’ e defende voto impresso

22.07.21 11:14

O ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, afirmou nesta quinta-feira, 22, que não se comunica com presidentes dos poderes por meio de interlocutores e disse que a informação de que teria condicionado a realização das eleições de 2022 à aprovação do voto impresso é uma “narrativa e “uma desinformação que gera instabilidade entre os poderes da República, em um momento que exige a união nacional”.

“O Ministério da Defesa reitera que as Forças Armadas atuam e sempre atuarão dentro dos limites previstos na Constituição. A Marinha, o Exército e a Força Aérea Brasileira são instituições nacionais, regulares e permanentes, comprometidas com a sociedade, com a estabilidade institucional do país e com a manutenção da democracia e da liberdade do povo brasileiro”, disse Braga Netto, durante a realização de um evento no Ministério da Defesa, nesta quinta-feira, 22. O presidente Jair Bolsonaro e ministros participaram da cerimônia.

No comunicado, o general defendeu o voto impresso. “Todo cidadão deseja maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes no Executivo e no Legislativo em todas as instâncias. A discussão sobre o voto eletrônico auditável por meio de comprovante impresso é legítima, defendida pelo governo federal, e está sendo analisada pelo parlamento brasileiro, a quem compete decidir sobre o tema”, disse.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O general Braga Netto tem externado algumas habilidades, mal aproveitadas pelo povo brasileiro. Ele gosta de comentar. A frente do Ministério da Defesa, esta skill é um defeito. Como cidadão brasileiro, sugiro que o nosso general saia do Ministério e vá para uma área, onde seja melhor aproveitado. Como estamos nas Olimpíadas, já temos uma posição para o Braguinha. Vai comentar futebol ao lado do Casagrande.

  2. Estão dando muito holofote para esse ministro bolsolavista. A rigor, ele não disse nada demais. Esqueçam, não haverá voto impresso(porque o Congresso e o STF não querem) e muito menos intervenção militar com o Jair no poder. Ele não tem mais poder (só uma caneta bic manipulada), pois está preso aos interesses e à (por enquanto) proteção do Centrão. Até os militares (mais ambiciosos) já estão percebendo que entraram numa missão fracassada. Taoquei?

  3. E desde quando um Ministro da Defesa tem de dar palpite sobre assuntos eleitorais? Quem decide isso é o Congresso e o TSE. Vá cuidar de sua vida e de suas tropas, General.

  4. em caso de uma guerra convencional nossos "bravos" generais atirariam leite condensado e skol beats nos inimigos. e quando as tropas fossem para o amazonas chegariam no amapá.

  5. O próximo PR que não será Bolsonaro, se o povo e Deus quiserem, deve submeter ao Congresso proposta de reduzir o peso das Forças Armadas, devendo os candidatos a presidente defender suas posições nas campanhas políticas. Menos contigente em homens e mulheres, e mais profissionalismo e armamentos modernos a fim de reduzir despesas. Tal pauta interessa ao povo. Esse general foi desastrado na sua fala e nota públicas. Defender pauta do governo de modificar o sistema eleitoral é inadmissível.

  6. Outro general de metrô e meio dando opinião em tudo, jogou onde? esteve em que guerra? tá passando vergonha porque é mais um puxa saco de plantão. Teve uma participação ridícula numa intervenção fracassada no RJ, foi só, bota um pijama e aproveite o seu benefício, antes que cortem!

  7. Interessante: toda vez que eu leio (ou ouço) esse argumento de "união nacional", eu fico com a impressão de que aquele que usa o argumento é justamente uma das causas da "desunião"...

  8. Esses militares mais parecem. relógios de repetição. Agora até esse aí com a história de voto impresso. Parece que fizeram lavagem cerebral nessa turma.

    1. É o desespero de perder a mamata e descobrirem as falcatruas da banda podre dos militares no governo federal após o Bozo Guariba perder a próxima eleição.

    1. Zezinho diarreia se acha no direito de chamar o general de desqualificado,pra ele qualificado é o “general” Maduro…. Mas deve ser perdoado pois não sabe o que fala,ou não sabe o que vomita,só repete o que o dono dele manda,isso sim é ser um desqualificado idiota…….. Vai ser burro assim na sua casa junto com a Mamãe!!

  9. O General de pijama mostra que é um desqualificado. Pelo jeito na guerra ele defende a volta da cavalaria e o uso de arcos e flechas como armas principais. Caças nem falar. Para ele o certo é usar monomotores para alvejar os inimigos com bombinhas de são joão. Brasileiros, como vocês permitem isso? Em outro país, este golpista já estaria trancafiado!

  10. É uma vergonha membros das Forças Armadas aceitarem ser capachos do Bolsonaro que vai entrar para a história como o pior Presidente que o Brasil já teve!!! PS Votei no Bolsonaro, mas jamais imaginaria que ele iria fazer o maior estelionato eleitoral já visto no país!!!!

  11. Data vênia, é um absurdo o que vem protagonizando alguns militares da ativa e da reserva a serviço de um governo o incompetente que deslustra as FF.AA do país. O PR da república quer criar novas regras totalmente anacrônicas e desnecessárias para o sistema eleitoral. E para apoiar ameaças às eleições de 2022 vivem mandando recados à população para amedronta-lá e agradar seu chefe. A quem pensam que enganam?!

  12. Eu também gostaria de ter maior transparência por parte do Exército com relação ao processo do Pazuello. 100 anos de segredo?

  13. O objetivo é exatamente esse.. confusão.. bagunça.. medo. Estão ajudando o GUARIBA a fazer seu jogo. Isso, agora pela manhã, nubla um pouco a entrada do novo chefe da casa civil. Uma coisa é certa.. eles estão em consonância com o GUARIBA. Não é mais como em outros momentos.. em q uma certa distância era perceptível. E o acontecimento, a fala, não foi fortuita. Pelo contrário, foi intencional. Retirar depois.. ou quase, tbém faz parte do plano...

  14. As forças armadas estão carente de poder. Afastados a 30 anos do poder. Os forças armadas no Brasil não sabe o seu lugar em uma democracia. Fica sem função

    1. Pior, eles foram marginalizados sem orçamento, sem objetivos claros e acabaram transformados num grande sindicato defendendo seus próprios interesses. Como instituição atualmente se nivelam com o executivo, o legislativo, o judiciário e o "mistério" público do Aras. O resto é conversa mole que aprenderam com os politicos aos quais tiveram que se submeter por mais de uma década. Seus princípios éticos e morais simplesmente derreteram. Foram 100% contaminados.

    1. Mara ,também acho que pitacos só devem ser dados por senadores,ministros do supremo,líderes de esquerda (Gleisi) ,presidentes da OAB,Bispos da CNBB,e dirigentes do MST……

    2. Tem tanta gente contra o voto auditável, sem qq explicação razoável que eu começando a achar que tem mesmo alguma mamata nas urnas. Vamos ver.

    3. Claro, Antonio.. eles são políticos.. esse é o papel deles. Se forem eleitos.. não o terão sido por mim, mas terão obrigação de dar pitaco. É o q tem q fazer... Vc leu o q escreveu? kkkkkkkkk Já, MILITARES NÃO.! Não é função deles. Cê pensa q aqui é cuba, né? Tem partido q pode e partido q não pode.. ou seja, quem manda é o chefão totalitário... nossa. VERGONHA ALHEIA POR VOCÊ.

    4. Chama o pessoal do PT, PSOL PCdoB e outros para dar pitaco. Aí será correto.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO