Flickr Casa Branca

Bolsonaro, Trump e as deportações

15.02.20 17:24

Desde outubro, três aviões chegaram a Minas Gerais com dezenas de brasileiros que tentaram a entrada ilegal nos Estados Unidos e foram detidos. Depois de julgados, eles foram deportados para o Brasil.

Os voos com imigrantes, contudo, passam ao largo da aproximação entre Jair Bolsonaro e Donald Trump (foto).

“Deportações não dependem de um acerto entre dois estados. Elas são um ato soberano que qualquer estado pode tomar contra pessoas que violaram suas leis”, diz Dorival Guimarães Pereira Jr., professor de relações internacionais do Ibmec, em Belo Horizonte.

Além da questão da soberania, esse tipo de medida independe da decisão de dois chefes de governo. “As políticas não são tão pessoais como o público geralmente acredita. Quem decide se uma pessoa deve ou não ser deportada não é Trump, mas os juízes de imigração”, diz Luis Fernando Baracho, professor de direito internacional na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo. “Nos Estados Unidos, há diversos órgãos nacionais e regionais envolvidos em uma operação como essa.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gostei do artigo que aborda e esclarece um assunto que todo mundo opina sem entender nada. Uma coisa não tem nada a ver com outra.

    1. Gostei também, Gigi. Informação clara em poucas linhas.

  2. Lá não é essa casa da mãe Joana, como cá. Os "imigrantes" que aqui adentram são: Venezuelanos da pior espécie, bolivianos, haitianos, nigerianos, angolanos, congoleses, etc... e outras nulidades. Vamos ver o resultado disso em alguns anos.

  3. Essa esquerdalha no Brasil, incluindo os jornaleiros, é tão sem noção que, para se opor, defende até pessoas que infringem a lei.

  4. Pessoal, cuidado com as claques, possivelmente remuneradas, tipo jose e Paulo. Não implementem discussões com eles, sem isso eles morrerão e se afastarão. PÁTRIA AMADA BRASIL.

    1. Oba — mais uma jumentinha para a minha criação. Ficarei milionário!

    2. Kkkkkkkk. Tá morrendo de medo da verdade, né Miguelina? To morrendo de preocupação com o que você zurra. Continuarei aqui compartilhando informações úteis e desmascarando picaretas como você. Zurrem bozistas, zurrem!

    1. Bem...o grande Jair só quer a lei JP couro dos outros, mas não no couro dos seus filhotinhos e protegidos. Taoquei?

  5. Coitado dos bozistas. Pensavam que seriam bem recebidos mostrando a foto do Bozo na imigração americana! Agora entenderam como o mundo funciona!

    1. Kkkkkkkkkkkk. Ao contrário Antônio. Eles querem me importar!

    2. Já entrei e saí do USA sem problema nenhum. É só fazer as coisas dentro da lei. José do jeito que você fala já deve ter sido deportado.

  6. Estou nos E.U.A há vinte e um anos. Cheguei com visto de turista, voltei ao Brasil e apliquei para visto de estudante, fui aprovado, passei por 4 exames de qualificação para obter minha licença como profissional da área de saúde, tirei visto H1-B, Green Card e cidadania americana. Paguei muito imposto, o que ajudou a sustentar quem entrou ilegalmente no país. Vocês acham que isso é justo? Os socialistas acham, o dinheiro não é deles, né?

    1. E este tal de Caio é mais uma das minhas queridas jumentinhas!

    2. E as gerações anteriores de americanos pagaram muito imposto para construir um país para parasitas como o Alberto, incapazes de terem sucesso em suas pátrias, chegarem para usufruir o trabalho dos outros. Nada como uma perspectiva histórica para acabar com estes argumentos Bozistas frágeis!

    3. É isso Alberto ... quem tem hombridade, competência e bons costumes faz como você, age dentro da legalidade e fica tudo certo. Ótimo exemplo para esses invasores ilegais e que sejam deportados mesmo.

    4. Bernie Sanders defende uma política imigratória inclusiva, como a alemã ou a brasileira. E mesmo que fosse de fronteiras abertas, o que não é, nunca os socialistas terão maioria no Congresso, que sempre será dominado por republicanos e democratas moderados. Pode ficar tranquilo, amigo.

  7. O Brasil não tem que ter compromisso com o crime. Quem quiser ir pra lá que siga a lei. O Brasil se posicionar a favor do crime seria basicamente dizer que o país é tão ruim que os brasileiros não tem o que fazer além de fugir do país pra ir tentar a sorte ilegalmente nos EUA, uma vergonha total.

  8. O medo da critica tá tão grande que tão passando pano preventivamente. Kkkkkkkk. Não tem nada de errado no sistema de deportações.

    1. Gildo, cadê você? Olha o babaca do Jorjão aqui me xingando!

    2. Comunista enrustido. Imbecilóide isentão. Cérebro de minhoca. Não engana ninguém mais por aqui. Como o retardado Jose.

Mais notícias
Assine agora
TOPO