Bolsonaro autoriza ação das Forças Armadas em Penitenciária de Brasília
Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado nesta sexta-feira, 7, autorizou o emprego das Forças Armadas em missões de garantia da lei e da ordem na área externa da Penitenciária Federal de Brasília. A medida foi tomada pelo presidente depois de sucessivas reclamações do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, a respeito...
Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado nesta sexta-feira, 7, autorizou o emprego das Forças Armadas em missões de garantia da lei e da ordem na área externa da Penitenciária Federal de Brasília.
A medida foi tomada pelo presidente depois de sucessivas reclamações do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB, a respeito da presença de líderes de facções criminosas na capital federal.
O Ministério da Defesa vai definir o raio de atuação exato das forças, que são chamadas de GLO no meio militar. O emprego das Forças Armadas deve ser realizado em articulação com as autoridades de segurança pública da capital federal e com o apoio de agentes penitenciários federais.
As missões de garantia da lei e da ordem são criadas por determinação do presidente da República “nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública e em graves situações de perturbação da ordem”. O uso do GLO é regulado pela Constituição. Nessas ações, as Forças Armadas agem temporariamente e em área restrita, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Eduardo
2020-02-08 00:22:51Algum FATO concreto, além do mimimi do Ibaneis, que justifique mais essa despesa pública. Afinal, quem paga a conta somos nós. Se só os baba-ovo do Bolsonaro pagassem, não haveria problema.
Auzeneide
2020-02-07 18:12:02Excelente medida, tanto o Ministro Moro qto o Presidente Bolsonaro mostram ser diligentes e prontos a agir, nosso parabéns. Auzeneide Wallraf
Jose
2020-02-07 13:56:50Acho que ele fez isso para se auto-proteger. Ele vai para a penitenciária depois de chamar o povo que o elegeu de burro e incompetente.
Cap. Kirk
2020-02-07 11:27:11Boa maneira de auxiliar a segurança pública e ao mesmo tempo tapar a boca desse perigoso governador Ibaneis.
Benicio
2020-02-07 11:12:57Temos que lutar com as armas que temos contra os bandidos e contra os bandidos políticos.
Paulo Renato
2020-02-07 10:55:43Às vezes eu acho que esse Bolsonaro ou está muito mal assessorado a ponto de tomar atitudes que causam reprovações de governadores e ou elementos de outros poderes e é obrigado a voltar atrás em muitas delas, demonstrando falta de competência para governar; ou está sendo obrigado a voltar atrás por conta de um comando superior a ele. Vejam os casos mais recentes. Ou então uma terceira hipótese que é a difusão de informações mentirosas, as "fake news" a seu respeito. Fico confuso com isso daí.