Adriano Machado /Crusoé

Bolsonaro anuncia Joaquim Silva e Luna como novo presidente da Petrobras

19.02.21 19:32

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira, 19, a troca do comando da Petrobras. O governo federal indicou o general Joaquim Silva e Luna à presidência da estatal, em substituição a Roberto Castello Branco.

Bolsonaro publicou nas redes sociais uma nota redigida pelo Ministério de Minas e Energia. “O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco“, diz o texto.

A mudança era esperada. Há semanas, Bolsonaro faz críticas à Petrobras em razão da alta no preço dos combustíveis. Na tradicional live de quinta-feira, sem entrar em detalhes, o presidente afirmou que “alguma coisa” aconteceria na estatal.

A sinalização de intervenção fez as ações da companhia desabarem na Bovespa no fechamento do pregão de hoje. As ações ordinárias da empresa caíram 7,92%, e as ações preferenciais registraram um tombo de 6,63%.

General da reserva do Exército, Joaquim Silva e Luna foi o primeiro militar a exercer o cargo de ministro da Defesa, no governo do ex-presidente Michel Temer. Em 2019, assumiu a presidência da usina binacional de Itaipu.

Silva e Luna acumula cursos de especializações militares. O general tem pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e em Projetos e Análise de Sistemas pela Universidade de Brasília.

O currículo de Silva e Luna ainda descreve um mestrado em Operações Militares, realizado na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, e doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não sei qual vai ser a política do general, mas uma coisa é certa: a Petrobrás, de fato, é um cartel. Não há concorrência de outras empresas operando com o mesmo domínio do que ela. A empresa impor um custo em dólar para remunerar os acionistas e prejudicar todos os outros brasileiros é uma piada. A gasolina tem de ter preço estável em real. E isso tem de estar contabilizado na operação geral da estatal. Não se trata de repetir a aberração do tempo da quadrilha petista.

    1. Mas é uma aberração. Petróleo é comoditie e tem sua cotação no mercado internacional. Só num pais tupiniquim o presidente da republica tem esse tipo de postura.

  2. Êêêêêtaaaaaa..... broncossauro ataca agora no Banco do Brasil: ameaça tirar o André Brandão pra por algum canibal do centrão!!!! 》》》》》》》》 https://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/novas-ameacas-de-bolsonaro-poem-banco-do-brasil-em-alerta/?utm_source=onesignal&utm_medium=push

  3. O mentecapto não se recorda, ou ignora, o danos que a Dilma causou a Petrobras. Regras de mercado pra ele não existem. Só interessa o “quem manda sou eu”. Mais uma diarreia e suas consequências

  4. Parece que a intenção é colocar um militar que, com base na hierarquia, obedecerá cegamente aos desejos do presidente, como faz o ministro da saúde, pouco importando o preço a pagar pela empresa e pelo povo. Triste!!!

  5. Bom dia..! A todos....! sou caminhoneiro e também não concordo com a decisão do presidente . Minha opinião estamos nas mãos de uma pessoa despreparada mentalmente 🤬

  6. Um país na mãos de Caminhoneiros. Vergonha. E querem ainda proibir a cabotagem para continuar levando de caminhão as mercadorias de Porto Alegre a Recife e Belém. É o atraso total. Usando diesel e gasolina que deveriam estar sobretaxados por destruir o meio ambiente, combustíveis do passado. O país caminha para trás a cada dia.

  7. A Petrobrás outrora séria e respeitada, tornou-se, por irresponsabilidade generalizada, alvo de pancadas externa e interna corporis. Agora, claro, novamente sem o menor critério técnico, mais um "pazuêle" é nomeado em prol de interesses eleitoreiros. Que sorte a dos americanos de já terem se livrado do seu pr Australophitecus robustus!!! E nós ainda lutando para nos livrarmos do nosso terceiro pr Australopithecus afarensis, entre os mais recentes!!!!

    1. 🤔🤔🤔 Ou será que, em acréscimo, tem rachid do patetóide 000,3 a esconder aí também??? 🤯🤯🤯

    2. 🤔🤔🤔 Ou será que, em acréscimo, tem rachid do patetóide 000,3 a esconder aí também??? 🤯🤯🤯

  8. Olha só como votamos num estelionatario. Meteu o pau no lula mas não é que está fazendo a mesma coisa? Agora que a PF está aparelhada, coaf desfigurado e aparelhado tmbm, PGR amigão e Lira de fiel escudeiro. Certeza que a torneira do lava jato na Petrobrás vai ser aberta até o máximo e veremos muito dinheiro sendo escoado por esses canos.

    1. Você é um sábio, Jose. Os bozistas deveriam reverenciá-lo.

    2. E eu estava sempre certo. Desde fevereiro de 2019, eu criei minha famosa equação: Bozismo = Petralhismo. E, naquela época, os Bozistas me xingaram. Nada como um pouquinho de tempo para a verdade aparecer. E agora Bozistas? Curvem-se a minha sabedoria!

  9. Será que se a empresa fosse dele, ele poria uma pessoa sem nenhuma formação no assunto da empresa para presidi-la ? Vamos privatizar a Petrobras e acabar com o monopólio do petróleo e acabar com esse protecionismo e reserva de mercado. #estadominino.

  10. AGORA QUEM MANDA NO BRASIL SÃO OS CAMINHONEIROS. ASSUME O NOVO PRESIDENTE, JAIR DILMO BOLSONARO. E O POSTO IPIRANGA, COITADO, AINDA FICA? OU VÃO CHAMAR DE VOLTA O GUIDO MANTEGA? SUGIRO A SRA. DILMA ROUSSEFF PARA SER A NOVA PRESIDENTE DO CONSELHO DA PETROBRAS, ELA TEM UMA VASTA EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO.

  11. O cenário no médio prazo para os combustíveis fósseis não é dos melhores. Mas a Petrobras ainda é uma "vaca leiteira" no que tange análise de portfólio, que traria valores para o Brasil. Com a decisão de hoje do Bolsonaro, o futuro da Petrobras agora é incerto no curto prazo. Que pelo menos Paulo Guedes encaminhe a privatização. Manter esse "abacaxi" nas costas dos brasileiros, já curvado pela pandemia e os demais erros do Bolsonaro que vão se acumulando, é inadmissível.

  12. O cenário no médio prazo para os combustíveis fósseis não é dos melhores. Mas a Petrobras ainda é uma "vaca leiteira" no que tange análise de portfólio, que traria valores para o Brasil. Com a decisão de hoje do Bolsonaro, o futuro da Petrobras agora é incerto no curto prazo. Que pelo menos Paulo Guedes encaminhe a privatização. Manter esse "abacaxi" nas costas dos brasileiros, já curvado pela pandemia e os demais erros do Bolsonaro que vão se acumulando, é inadmissível.

  13. Kkkkkk. Cadê os bozistas liberais? Não iriam deixar as estatais livres para o livre mercado? O que aconteceu? Estão aparelhando a Petrobras tal como os bozistas fizeram? Se este general for tão competente como o general da saúde, o valor da Petrobras vai despencar de vez e os investidores que restam fugirão do país. O Bozo massacrando o país!

  14. Não desejo renovar a assinatura. Na época havia informado que não aceitaria renovação automática. Caso queiram receber o valor pro rata, favor informar-me, embora eu entenda que nada deve ser cobrado pois enviei, há cerca de um mês, meus comentários a respeito nada não renovação. Atenciosamente, ENEAS V. PEREIRA

  15. Bolsonaro está entrando no mesmo caminho da Dilmanta e que ocasionou grande prejuízo a Petrobras! Tanto a gasolina como o óleo diesel são comodites e seus preços são internacionais.

  16. Bozo cada dia mais Dilmo Ela é tapada quebrou o país mas pelo menos era honesta... Esse estelionatário eleitoral surfou não onda da Lava Jato pra acabar com ela

  17. Um presidente interferindo em um empresa que têm ações na bolsa do mundo todo. Vários fundos de pensão ( aposentadoria de muita gente) que vai reduzir porque um presidente quer abaixar o preço na marra ele não tem nada de liberal Quanta irresponsabilidade. Deus tenha piedade do Brasil

Mais notícias
Assine agora
TOPO