Bolsonaristas tentam colocar Doria na mira do MPF
Desde o momento em que São Paulo passou a adotar medidas de distanciamento social para tentar frear a disseminação do coronavírus, ainda em 2020, o governador João Doria (foto) começou a ser alvo de uma série de investidas judiciais feitas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Uma parte das ações visava derrubar as medidas restritivas...
Desde o momento em que São Paulo passou a adotar medidas de distanciamento social para tentar frear a disseminação do coronavírus, ainda em 2020, o governador João Doria (foto) começou a ser alvo de uma série de investidas judiciais feitas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Uma parte das ações visava derrubar as medidas restritivas anunciadas durante a pandemia. Outras tinham como objetivo colocar o tucano na mira do Ministério Público Federal, a pretexto de investigar supostas irregularidades do governo paulista no enfrentamento da Covid-19.
A última investida contra Doria no MPF foi feita por um bolsonarista e ex-filiado ao PSL. Por meio do canal de atendimento ao público do Ministério Público, ele acusou o governador de ter feito um "acordo ilegal da vacina da China já em 2019", ou seja, antes do início da pandemia.
Essa tese havia circulado no ano passado em razão da viagem de Doria à China em 2019, na qual autoridades do Instituto Butantan visitaram a sede da Sinovac, a farmacêutica chinesa que viria a desenvolver a vacina Coronavac em 2020, em parceria com o Butantan.
Embora o denunciante não tenha apresentado nenhum indício de prova, o MPF de São Paulo abriu um procedimento investigatório criminal e comunicou a Justiça Federal que a competência para investigar o governador é do Superior Tribunal de Justiça.
Na última terça-feira, 4, o juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal, acolheu o pedido do MPF e remeteu o processo para o STJ, onde a investigação é conduzida por uma equipe chefiada pela subprocuradora Lindôra Araújo, braço-direito do procurador-geral da República, Augusto Aras, e próxima do filho 01 do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro.
Foi Lindôra quem comandou a investigação que resultou no impeachment do ex-governador do Rio Wilson Witzel, por supostos desvios de dinheiro destinados ao combate à pandemia. No caso de Doria, outros pedidos de investigação já foram feitos por bolsonaristas no ano passado e também desaguaram na PGR. Como os processos tramitam em sigilo, ainda não é possível saber qual encaminhamento foi dado a todos eles.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Newton
2021-05-10 09:38:59Não foi esse governador que fechou a cidade de SP em Lockdownmad viajou no mesmo período do decreto para Miami, voltando as pressas, quando holofotes jogaram luz a essa ação??? Rsrsrs... Reminiscências, apenas reminiscências, eu acho! Kkkkkkkk....
Renato
2021-05-09 21:38:49A China criou o vírus a pedido de Dória e aproveitou pra disseminar nos EUA para derrubar Trump. Kkkkkkkkk
ARNALDO
2021-05-09 19:12:50Brasil, país sem futuro! Não existe nenhuma motivação altruísta, nenhuma ação nobre que vise o bem estar geral do povo e o desenvolvimento do país como uma nação séria, responsável e com justiça social. Só existem motivações ou ações destrutivas, político-ideológicas, mesquinhas ou de interesse de determinados grupos.
Afranio
2021-05-09 18:13:17A defesa da Crusoe em busca de proteger Dória mostra como funcionam os interesses da imprensa parasita que habita nosso Brasil.
PAULO
2021-05-09 10:54:431.1 - O PSDB É UM LIXO. Paulo Francis morreu. Após falar dos 3 Porquinhos, foi alvo de processos e de uma pressão covarde do Lucas Mendes, muito provavelmente como capacho da Globo. Ricardo Semler na Folha de São Paulo, também falou dos 3 Porquinhos. Alguém processou o tucano de carteirinha? PSDB, PT, Bolsonaro, são tudo da mesma laia. Os homem do PSDB e do Bolsonaro no STF votam à favor do Lula.
PAULO
2021-05-09 10:15:461- Doria é um homem de negócios, fazendo negócios com a política. Mas fato é, que independente da motivação que teve para viabilizar a Coronavac, ela é a vacina que está levando o PNI nas costas. Fica cada vez mais explícito no Brasil, que estamos vivendo o advento da ditadura de "A Revolução dos Bichos". Os porcos estão no poder e decidem quem perseguir através das instituições de Estado, que viraram uma polícia suína. Flávio Bolsonaro é 4 patas e filho do "porcão", nada o atinge.
Lourival
2021-05-09 09:54:52Uai, Fábio. Não são os bolsonaristas, como vc, que colocarão Dória na mira do MPF. Não se esqueça que Dória montou, numa operação casada, hospitais de campanha já com data para desmontá-los. Como os leitos faltaram, tentou culpar o governo federal, mas quando da instalação da CPI da Covid, milagrosamente, em SP como na BA, zeraram a fila de espera por UTIs. Dória comprou e pagou por um lote de respiradores, mas não recebeu um terço deles, entre outra$ compra$. Não se esqueça que a grana é sua.
Elisa Oliver
2021-05-09 03:13:41Fora Bolsolula!!! Tem a máquina na mão para perseguir opositores. Um marginal
Luiz
2021-05-09 01:12:07Demorou . Vai com Deus
Mario
2021-05-08 21:36:52Com 100.000 mortos no currículo, nada mais apropriado no atual cenário. Deveria também a ciência que mandou desmantelar os hospitais de campanha e não se preparar para a segunda onda de contágios.