Barroso deve indeferir registro e avalia até vetar campanha com Lula candidato
Relator no Tribunal Superior Eleitoral das impugnações da candidatura de Lula à presidência, o ministro Luís Roberto Barroso deverá não só indeferir o registro da candidatura do petista como também determinar a retirada do ex-presidente da urna e impedir que o PT faça propaganda eleitoral com seu nome como candidato. A avaliação no seu entorno...
Relator no Tribunal Superior Eleitoral das impugnações da candidatura de Lula à presidência, o ministro Luís Roberto Barroso deverá não só indeferir o registro da candidatura do petista como também determinar a retirada do ex-presidente da urna e impedir que o PT faça propaganda eleitoral com seu nome como candidato.
A avaliação no seu entorno é a de que a lei da Ficha Limpa é bem objetiva ao não permitir que condenados em segunda instância disputem a eleição. Por isso, esse nem é o principal ponto hoje em discussão no TSE.
A grande questão é em que momento o nome de Lula deve "sair da urna" e ser impedido de fazer campanha. A ideia majoritária hoje é que isso deve ocorrer após o plenário do TSE referendar a decisão de Barroso. A partir daí, o PT só poderia fazer campanha com o nome de Lula se o Supremo Tribunal Federal reverter o que a corte eleitoral determinar, o que é improvável.
Mas como o PT tem apostado no confronto com o Judiciário, ministros do TSE não descartam que o partido mantenha a campanha de Lula mesmo com a negativa do registro. Se isso ocorrer, uma das penas discutidas é a suspensão imediata dos repasses do fundo partidário.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Paulo Alcantara
2018-08-25 06:59:01O TSE está demorando demais para acabar com essa fake news da candidatura do condenado. Discutiu tanto a questão das fake news e está permitindo a maior delas.
Paulo
2018-08-24 22:32:12Muito boas reportagens.
in&out
2018-08-22 12:06:12Presidiario é presidiário. Não pode ser candidato a nada, a não ser a uma temporada em solitária. Está num spa da PF e ainda orienta seus asseclas a afrontar a Justiça e a Constituição? Srs. Ministros, enchaqm-se de brios e deixem uma herança para seus filhos, netos e para esta nação! Cumpram e façam cumprir a LEI. Simples assim. Os senhores terão nosso apoio. Senão em breve escutaremos o ruido sonoro das botas e o rolar dos tanques em nossas ruas. Não queremos isso. Ordem e Paz.
Eudenice
2018-08-22 10:38:44Desmoralização
Eudenice
2018-08-22 10:37:57STF não tem moral
Auxiliadora
2018-08-22 00:56:24Já foram longe demaaaaiiiisssss, é uma afronta e claro com o apoio como sempre da imprensa e dos órgãos de pesquisa se fosse outro que não o presidiário ninguém estaria falando nele já a muito tempo e aparecer em pesquisa nem pensar ,isso só mostra o inconformismo dessa gente que acha que eles tudo podem, afinal puderam por 13anos e não querem largar o osso ainda que pra isso tenham que destruír e despedaçar a nação
Daisy
2018-08-21 23:16:37Espero que o Ministro Barroso não nos decepcione!Chega dessa Corja!
GILBERTO
2018-08-21 11:32:17Em uma eleição, onde as pesquisas apontam nas primeiras colocações, Lula, Dilma, Jader, Renan, Suplici, Color, dentre outros, o que pensar? Quais as perspectivas? O que está acontecendo? O que não estamos compreendendo? Falsas informações para justificar falsos resultados?
Elizabeth
2018-08-21 10:58:03Deveria ter pena agravada: cassar o registro do partido! É o que merece!!!!
Antônio
2018-08-21 10:41:01Cada dia que passa não se avista nada, a não ser a mediocridade de uma justiça que quer se mostrar capaz de resolver, mas, mas no fundo não resolve nada. Roda o tempo todo ao redor de uma única pessoa condenada e curtindo hotel presídio na FEDERAL e nessa lenga, lenga vai-se polpudos salários, benesses.