Adriano Machado/CrusoéLuís Roberto Barroso:

Barroso deve indeferir registro e avalia até vetar campanha com Lula candidato

20.08.18 12:37

Relator no Tribunal Superior Eleitoral das impugnações da candidatura de Lula à presidência, o ministro Luís Roberto Barroso deverá não só indeferir o registro da candidatura do petista como também determinar a retirada do ex-presidente da urna e impedir que o PT faça propaganda eleitoral com seu nome como candidato.

A avaliação no seu entorno é a de que a lei da Ficha Limpa é bem objetiva ao não permitir que condenados em segunda instância disputem a eleição. Por isso, esse nem é o principal ponto hoje em discussão no TSE.

A grande questão é em que momento o nome de Lula deve “sair da urna” e ser impedido de fazer campanha. A ideia majoritária hoje é que isso deve ocorrer após o plenário do TSE referendar a decisão de Barroso. A partir daí, o PT só poderia fazer campanha com o nome de Lula se o Supremo Tribunal Federal reverter o que a corte eleitoral determinar, o que é improvável. 

Mas como o PT tem apostado no confronto com o Judiciário, ministros do TSE não descartam que o partido mantenha a campanha de Lula mesmo com a negativa do registro. Se isso ocorrer, uma das penas discutidas é a suspensão imediata dos repasses do fundo partidário.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O TSE está demorando demais para acabar com essa fake news da candidatura do condenado. Discutiu tanto a questão das fake news e está permitindo a maior delas.

  2. Presidiario é presidiário. Não pode ser candidato a nada, a não ser a uma temporada em solitária. Está num spa da PF e ainda orienta seus asseclas a afrontar a Justiça e a Constituição? Srs. Ministros, enchaqm-se de brios e deixem uma herança para seus filhos, netos e para esta nação! Cumpram e façam cumprir a LEI. Simples assim. Os senhores terão nosso apoio. Senão em breve escutaremos o ruido sonoro das botas e o rolar dos tanques em nossas ruas. Não queremos isso. Ordem e Paz.

  3. Já foram longe demaaaaiiiisssss, é uma afronta e claro com o apoio como sempre da imprensa e dos órgãos de pesquisa se fosse outro que não o presidiário ninguém estaria falando nele já a muito tempo e aparecer em pesquisa nem pensar ,isso só mostra o inconformismo dessa gente que acha que eles tudo podem, afinal puderam por 13anos e não querem largar o osso ainda que pra isso tenham que destruír e despedaçar a nação

  4. Em uma eleição, onde as pesquisas apontam nas primeiras colocações, Lula, Dilma, Jader, Renan, Suplici, Color, dentre outros, o que pensar? Quais as perspectivas? O que está acontecendo? O que não estamos compreendendo? Falsas informações para justificar falsos resultados?

  5. Cada dia que passa não se avista nada, a não ser a mediocridade de uma justiça que quer se mostrar capaz de resolver, mas, mas no fundo não resolve nada. Roda o tempo todo ao redor de uma única pessoa condenada e curtindo hotel presídio na FEDERAL e nessa lenga, lenga vai-se polpudos salários, benesses.

  6. É incrível que se admita que se admita a aposta do pt no confronto com o judiciário. paisinho republiqueta de bananas.

  7. Só um país aparelhado pelo pt, como o nosso, não passificou uma decisão como essa, de candidato ficha suja, não poder participar de campanha, daí nasce o embrolho.

  8. Acabei de assistir a sabatina de Guilherme Mello na GloboNews. Interessante observar que ele tem os mesmos trejeitos do Cristiano Zanim, fala como ele, agumenta como ele, a mesma visão fora da realidade. Mello é o Zanim da economia de Lula.

  9. A medida correta é impedir que o partido participe do pleito. Com o PT só dando murro na mesa, ele não tem vergonha, não acatam, pelo contrário, atacam suatematicamente a justiça.

  10. Sempre admirei o Diogo Mainardi e sentimos sua saida da revista Veja. Tenho acompanhado alguns artigos da Crusoe e estou gostando.

  11. Ministro Barroso: a justiça eleitoral tem que ser rápida. Acabe logo com essa esculhambação do pt/lula. Estão afrontando e desmoralizando o nosso país. Vamos ser rápidos!

  12. Melhor que cortar o fundo partidário seria extinguir a ORCRIM, que já provou ser incompatível com nossa legislação. Sem prejuízo, claro, de extinguir também o fundo partidário em si.

  13. O PT não precisa do fundo partidário! É o partido mais rico do Brasil......portanto....vai descumprir a ordem, com certeza!! Já descumpriu qto a campanha antecipada!! A tal caravana!!

  14. Afronta desse Sindicato,PT, vai longe, não pensem que ele vão deixar por menos. O que o PT de melhor sabe fazer, é afrontar a justiça, e ninguém toma uma atitude de puni-lo.

  15. Extinguir PT, PC do B, elimina o mal e o povo que sustenta o fundo eleitoral agradece. Estamos mantendo gente que nunca lavou um copo na vida

  16. Que a Justiça seja tenha celeridade sobre o tema, para que as eleições não sejam mais contaminadas com isso. Deve-se primar pelo debate de idéias sobre o futuro do País.

  17. Se o partido apostar no confronto, deveria não só perder os repasses do fundo, mas sim ter o registro cassado. A falta de respeito com as leis é enojante.

  18. Esse indivíduo e sua seita foram a desgraça que Deus reservou para o Brasil. Que os homens sérios do judiciário e do legislativo, junto com as FFAA, nos recoloquem no bonde de volta ao futuro. Liquidem a seita do mal.

  19. O ministro Barroso apenas estará aplicando a Lei, que é o que todos esperamos. Estamos cansados de interpretações "garantistas" que trazem insegurança jurídica à sociedade e incertezas quanto ao futuro!

  20. Já tivemos uma experiência lamentável com o TSE em relação à impressão dos votos. Enrolaram até dizerem, depois de anos, que não daria tempo de implementar. Esperemos, com muita força, que não façam o mesmo com a candidatura desse crápula. O que mais falta para evidenciar a inelegibilidade do cachaceiro? Por que estão permitindo essa contaminação vergonhosa do processo eleitoral, com pesquisas mentirosas e aumentando o risco termos o desprazer de darmos de cara com as fuças do bandido nas urnas?

  21. A chapa do PT não deveria ser invalidada? Por que eles ainda tem chance de alterar o nome de um candidato? Afinal se o prazo de inscrição acabou e o candidato foi invalidado, então deixar trocar o nome seria como registrar uma nova chapa.

  22. Se a pena é risível, ninguém seguirá a lei. Assim como ninguém liga pra lei que proíbe campanha antecipada, já que ela é ridiculamente leniente e, quando enfim aplicada, é uma multa de 5 mil. Só a cassação do registro do partido resolveria.

  23. O TSE deveria é cassar a chapa fraudulenta. O ReverendoMoomMortadela sabia estar INELEGÍVEL, sua inscrição é burla a Lei. Ele mesmo sancionou a Lei da Ficha Limpa, não pode se escusar em cumpri-la. Precisamos acabar com essa mirxórdia. A atitude fraudulenta teria de ser encarada como crime de lesa Pátria, eis que visa tão somente desestabilizar os poderes constituídos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO