Reprodução

As táticas dos cubanos para se manifestar em 15 de novembro

18.10.21 18:05

A ditadura cubana tem feito todo o possível para impedir que a população volte a se manifestar nas ruas, como ocorreu no último dia 11 de julho (foto).

Desde esse dia, 1.120 pessoas foram detidas arbitrariamente, segundo a plataforma Cuba Missing. Dessas, 563 seguem privadas de liberdade.

Mesmo assim, no próximo dia 15 de novembro, diversos grupos estão preparando um protesto pedindo uma mudança democrática e a libertação dos presos políticos. O coletivo de artistas cubanos Archipiélago, um dos organizadores, pediu aos cubanos que se manifestem com panos e roupas brancas.

Para evitar problemas no dia 15, algumas dicas foram divulgadas na página do grupo no Facebook. Com o intuito de evitar que os participantes sejam presos a caminho dos protestos, eles devem levar as roupas brancas e as bandeiras dentro de mochilas.

Caso sejam impedidos de ir até os lugares combinados, eles deverão se reunir em parques ou avenidas nas proximidades. Tudo deverá ser gravado pelos celulares, assim como na manifestação de 11 de julho.

Se ocorrerem episódios de repressão por parte das forças da ordem, nunca responda com atitudes violentas. Levante as mãos e recite a poesia ‘Cultivo uma rosa branca’ de José Martí“, pede o texto do Archipiélago. O poema diz: “Cultivo uma rosa branca/ em junho como em janeiro/ para o amigo verdadeiro/ que me dá a sua mão franca“.

Outro ponto interessante é que, enquanto a ditadura acusa os manifestantes de serem financiados pelos Estados Unidos, os organizadores pedem para que qualquer um leve seu próprio cartaz com suas próprias mensagens. Só não serão admitidas frases que estimulem a violência.

Haverá ainda um momento de “silêncio profundo para demonstrar a dor que Cuba tem passado ao longo de décadas de autoritarismo e de ausência de espaços democráticos“, diz o comunicado. Pessoas também foram convidadas a depositar flores nos bustos de algum herói da independência.

Eles estão organizando o protesto de uma maneira muito inteligente. Há uma ênfase especial para não incitar a violência e para permitir que os cidadãos criem suas próprias frases e cartazes. Considerando que os cubanos vivem sob um discurso único há décadas, esse tom plural e democrático se torna ainda mais valioso“, diz o advogado argentino Brian Schapira, diretor de relações internacionais do Centro para a Abertura e Desenvolvimento da América Latina, Cadal, em Buenos Aires. “Além do mais, trata-se de um povo com uma coragem enorme, se pensarmos no tamanho do monstro que estão enfrentando.”

Diversas organizações internacionais de direitos humanos, incluindo a Cadal, solicitaram que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos, analise a situação na ilha comunista e defenda o livre direito de manifestação. Uma audiência pública está marcada para esta quinta, 21.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. KD os PTs da vida que dizem que há Democracia em Cuba, na Venezuela???… KD os artistas brasileiros??? Os Jeans Willians e sua corja??? São verdadeiros traidores dos direitos humanos!…hipocrisia pura!

  2. Onde estão os artistas brasileiros para defender o direito de fala??! Onde estão os abaixo-assinados das diversas ONGs espalhadas pelo planeta que dizem defender a democracia??! São hipocritas como Lula, Dirceu, o PT, o PSOL e o PTdoB! Lixo da humanidade! Vergonhoso!

  3. Não possuem apoio internacional, a maior parte dos governos e da população apoia a ditadura cubana, eles deveriam logo pegar em armas e acabou

    1. ué MÁRCIO aqui os iluMERDAdos criticam arma para defesa com o povo e lá pode para terminar a ditadura septuagenária assassina? nem o rabo lá serve como arma pois comem pouco não kagam nem sequer peidam . mas é isto que imbecis querem pro Brasil.

    1. Os esquerdistas do Leblon estão em seus belos apartamentos olhando tudo com cara de paisagem! Bando de hipocritas!

    1. a Geni dos otários vai sim participar com uma "live" de Paris . xupem babacas.

  4. . o pior acreditem ESTE É O SONHO de jorNAZISTAS loucos de vontade de conhecer o Porto brasileiro de Mariel . para encher os bolsos uma escória é de tudo capaz? é o que tristemente parece . são tão idiotas que não enxergam a clara guerra revolucionária travada pela nação desesperada ante tanta lama e lixo? estes imbecís são cegos? ou já estão lisos?

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO