Adriano Machado/Crusoé

Articuladores do Planalto já traçam estratégias para obstruir a CPI da Pandemia

09.04.21 18:25

Integrantes da base aliada do governo Bolsonaro no Senado já têm uma ideia geral sobre como pretendem atuar para dificultar o funcionamento da CPI da Pandemia, que teve sua instalação determinada por decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso, do STF. O plano passa por esvaziar o colegiado e por tentar ampliar o escopo da investigação.

Um passo anterior à obstrução já foi dado. Emissários do governo tentam convencer signatários do pedido de criação de CPI a retirarem suas assinaturas. O problema é que a maioria não quer arcar com o ônus de enterrar a investigação.

Caso a instalação da CPI seja mesmo inevitável, lideranças da base aliada pretendem insistir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para não seja autorizado o funcionamento remoto da comissão. A aposta é que, caso a comissão funcione apenas em modo presencial, será mais difícil alcançar o quórum para deliberar sobre as investigações. Uma reunião de senadores da base governista deve ocorrer na próxima semana para alinhar a estratégia.

“Não há condições de se realizar uma CPI por meio remoto. Ela pode até ser instalada, mas uma casa que já perdeu três senadores para a doença, com todos com de medo de se expor, dificilmente vai ter quórum”, aposta um articulador político do Planalto, ouvido sob reserva.

Outra iniciativa dos aliados do Planalto envolve a inclusão, no escopo da investigação, de irregularidades cometidas também por governos estaduais e municipais, envolvidos em múltiplas suspeitas de compras superfaturadas de insumos médicos e equipamentos, como respiradores.

Parte dessas investigações envolve governadores e prefeitos de partidos da oposição. “Eu vou ser um guardião dessa CPI. Vamos investigar os 27 governadores, indiscriminadamente. Investigar os 5.570 prefeitos. Todo mundo que recebeu repasse do governo nós vamos investigar. Não pode ser uma CPI relacionada ao presidente Bolsonaro, ele não tem nada a ver com isso. Temos que ver é com os ordenadores de despesa que receberam repasses do governo federal”, diz Telmário Mota, do Pros de Roraima, aliado do governo.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O primeiro passo para cancelar a assinatura de um veiculo que se tornou tendencioso como os demais é para de clicar em suas notícias. Depois de ver que você vive sem ele, cancele sua assinatura. Estou no primeiro passo a partir de hoje.

  2. Na minha opinião essa cpi não sai do papel. Os juízes do stf já se borraram e marcaram votação em plenário já para o dia 16. Uma ameaça de Lava Toga faz eles pensarem "melhor".

    1. Kkkkkkkk bozomerdas piram na cloroquina! Exatamente pelos ataques raivosos do Bozo e seu rebanho de retardados é q o plenário decidiu pautar essa decisão. Para defender o barroso e referendar sua decisão. Como são inocentes esses bovinos sequelados...

  3. So a notícia da CPI já fez o Psicopata do Bolsonaro ordenar a campanha pro-máscara e vacinação . Acho que seria melhor , mais barato e mais rapido contratar um psiquiatra para o Presidente .,

  4. CPI NELE, RESPONSABILIZAÇÃO NELE, PUNIÇÃO NELE!!!! O MESMO PARA OS QUE DOLOSAMENTE USARAM MAL OU DESVIARAM RECURSOS DESTINADOS AO COMBATE DA PANDEMIA!!!! O MESMO PARA OS QUE EXERCERAM E EXERCEM ILEGALMENTE A MEDICINA, """RECEITANDO""" """MEDICAMENTOS""" COMO VERDADEIROS MARGINAIS!!!! ALGUÉM TEM QUE PARAR ESSES BANDIDOS QUE ESTÃO DIZIMANDO OS BRASILEIROS!!!!!

  5. São especialistas em construir falsas narrativas pra acobertar seus malfeitos. O Brasil já se livrou de um. Falta se livrar dessa gente, e logo, pois a nau está à deriva e naufragando.

  6. TEMERÁRIO MOTA NÃO É AQUELE QUE XINGOU O PANÇUELO DE FROUXO E COVARDE NA CRISE DOS VENEZUELANOS EM RORAIMA? BANDIDOS NÃO TEM VERGONHA E TODOS DEFENDEM. MAS É UM TIRO NO PÉ DEFENDER O INDEFENSÁVEL E TALVEZ ACHAR QUE ESSA CPI SERÁ IGUAL AS OUTRAS. O BOZO ESTÁ CADA VEZ MAIS PERDIDO E COM OS DIAS CONTADOS 🚔⚔🗡☠

    1. Volta pro Flávio Zezinho,quem sabe você se acalma,assim você vai ter um AVC...

    2. Assis Bozista esqueceu do senador bozista pego com dinheiro enfiado no rabo? Não lembra de onde vinha o dinheiro e para qual fim? Não adianta, os governos vermelhos fizeram muita merda sim, mas o atual vem seguindo os mesmos passos.

    3. Kkkkkkkkk. Assis zurra novamente. Na maioria dos estados onde a corrupção avançou, o governador era aliado do Bozo. Bozistas são seres decrépitos e beócios!

    4. Natan, não só acertou como deu a isca para que toda a corrupção dos governos petralhas fosse escancarada nos episódios das compras super faturadas dos respiradores e hospitais de campanha. BOLSONARO 2022!!!

    5. Amigo PB. Não superestime os bozistas. Chamá-los de pré-adolescente é um elogio para esta turma. A meu ver, a capacidade cognitiva deles é muito menor do que a capacidade de uma ameba.

    6. Amigo Jose, as vezes eu acho q nossos amados bozistas são pré-adolescentes cheios de razão mas sem nenhuma vivência de mundo. A alienação é tamanha q passam a impressão de crianças entrando na adolescência com suas argumentações rasas e infantis. Acabo vendo neles aqueles pivetinhos café com leite nas brincadeiras de criança. Essa ideologia bozolavista deve ser alguma doença q causa retardo mental.

    7. Mario idiota. Um genocida está sempre esperando uma oportunidade para matar. Pode ser explodindo uma barragem, pode ser causando uma avalanche via desmatamento ou pode ser espalhando um vírus. Não precisa criar a arma para ser um genocida. O Hitler não criou o gás que usou nas suas maldades. PB, por que bozista ë burro?

    8. Bozistas são seres a serviço dasntrevas e da morte. O que um bozoloide não é capaz de fazer por um punhado de cloroquina.

    9. Certeza, basta criar um vírus na China e espalhar. Plano perfeito para um genocida. Ainda bem que temos um gestor no estado mais rico da federação que agora também está gestindo idiotas nestes comentários.

    10. Verdade. Acertou mesmo. Matou mais de 340 mil pessoas com um único tiro!

    11. Verdade. Não é fácil matar mais de 340 mil pessoas com um único tiro!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO