Agência Brasil

Após decisão de Fux, caminhoneiros planejam paralisação na quarta-feira

17.02.20 17:44

Após o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, adiar o julgamento sobre a constitucionalidade da tabela do frete, grupos de caminhoneiros planejam uma greve na próxima quarta-feira, 19. “A categoria vai parar em resposta ao descaso do ministro [Fux]”, afirmou, em entrevista à Jovem Pan, o presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores, Walace Landim, o Chorão. 

Inicialmente, os caminhoneiros haviam decidido parar para acompanhar a votação no STF sobre o tema. Com a retirada do processo de pauta, a categoria, então, decidiu cruzar os braços na quarta-feira, entre 6h e 18h. A princípio, a orientação é para que sejam evitados bloqueios em rodovias.

Ao adiar o julgamento, Fux marcou audiência para 10 de março, em nova investida pelo acordo entre governo, caminhoneiros e empresas. A Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas foi criada na gestão Michel Temer. Em janeiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, publicou resolução com o reajuste do preço mínimo dos fretes rodoviários. Com a alteração o piso aumentou de 11% a 15%, a depender do tipo de carga e operação.

Entidades que representam o agronegócio e a indústria são contra a Política Nacional de Pisos Mínimos desde a primeira edição. A decisão de Fux contrariou a Confederação Nacional da Indústria, que defendeu a manutenção do julgamento e argumentou que o tabelamento de preços mínimos gera, ao final, resultado semelhante ao de uma cartelização.

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  1. Que tal um movimento nacional pela redução, em pelo menos 1/3, do número de vereadores e municípios incapazes de se manter com receitas próprias, bem como de deputados estaduais e federais, de senadores e eliminação de todos penduricalhos em suas folhas de pagamento. Lembremos que política não é profissão, é uma representação temporária dos interesses dos cidadãos, que sofrem agruras para pagar seus desatinos.

  2. Em 3 ou 5 anos vai acontecer com os caminhoneiros o mesmo que aconteceu com as empregadas domésticas: fizeram uma legislação tão absurda que pouquíssimos conseguem contratar os serviços. Sem contar que corre por fora a tecnologia dos caminhões sem motorista...

  3. Frete tem que ser regido por livre negociação entre as partes, como qualquer outro mercado. Tabela é inconstitucional, viola a livre iniciativa, diminui a competitividade dos podutos brasileiros, onera os consumidores, cria uma casta dos caminhoneiros. Não era caso de adiamento, mas de declaração de inconstitucionalidade sumária, enfática e pedagógica!

  4. Parabéns Ministro ! Caminhoneiro ou outra categoria qualquer não pode “emparedar” o governo, Justiça ou outro Poder do governo . Não podemos ficar reféns de nenhuma categoria. Vamos ao confronto se for justo e necessário . Senão daqui a pouco, greve dos leiteiros, padeiros, médicos etc que são vitais para nossa economia ! Não podemos abrir precedentes , sem ser a conversação , sem greves ! Que tal greve dos borracheiros pedindo teto mínimo para consertos de pneu? Pararia toda a frota !

  5. E as distribuidoras enrolando semanas pra repassar eventuais reduções nos preços dos combustíveis, mas passam imediatamente os aumentos? Ninguém teve culhão pra fazer algo, provavelmente porque os amigos, os laranjas esposas, filhos, etc, então levando $$$$$$$

    1. Acho que não fazem nada porque não querem atrapalhar os “empreendedores”, aqueles que “geram emprego”, donos de postos e distribuidoras que praticam cartel à vista de todos. O Estado é uma mãe para empresário safado. Esse é o liberalismo real.

  6. Da greve passada para cá não ouvi mais falar nos 60 inquéritos abertos para investigar a prática de Lockout pelas transportadoras nem em iniciativas para diversificar nossos meios de transporte. Algum plano para aumentar a utilização de transporte ferroviário, fluvial ou de cabotagem?

    1. Jairzinho, por que a grosseria? Tá faltando carne nesse brioco? Mais respeito energúmeno.

    2. Arthur P., obrigado pela informação. Onde foram divulgadas essas iniciativas? Viu, a gente pode debater ideias, com conteúdo e sem ofensas. Agora olha o comentário do Jair. São esses que eu costumo ofender.

    3. Bom se informar sobre os projetos já em planejamento e andamento do Ministro da Infraestrutura sobre esses 03 modais de transporte de carga que mencionou. Rio São Francisco é um dos radiais fluviais. O dinheiro chinês vai alavancar ferrovias. Tudo está andando, mas não é da noite p/o dia.

  7. Os caminhoneiros tem que parar sim, não por esse motivo, mas por um muito maior. Devem exigir uma limpeza no STF, outra no "congresso" com a renúncia expressa do Nhonho e do Alcolumbriga, aprovação do pacote do Moro, redução total ou substancial do ICMS para combustíveis, a volta do Carniça para a cadeia, a prisão da Cadáver Insepulto, Pimentel, Haddad, Jacques Wagner, Gabrieli, Lindberg, Gleisi, etc,etc.

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