Após assassinato de negro em supermercado, Mourão diz que não existe racismo no Brasil
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (foto), lamentou nesta sexta-feira, 20, a morte de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos assassinado por seguranças brancos em um supermercado localizado em Porto Alegre. O general, entretanto, avaliou que o caso não se trata de um episódio de racismo, pois, em sua concepção, a discriminação...
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (foto), lamentou nesta sexta-feira, 20, a morte de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos assassinado por seguranças brancos em um supermercado localizado em Porto Alegre.
O general, entretanto, avaliou que o caso não se trata de um episódio de racismo, pois, em sua concepção, a discriminação étnica não existe no país. "Para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil, não existe aqui", declarou.
Mourão, então, comparou o Brasil aos Estados Unidos. "Eu digo para você com toda tranquilidade: não tem racismo (no Brasil). Eu digo isso para vocês porque eu morei nos Estados Unidos. Racismo tem lá. Eu morei dois anos nos Estados Unidos. Na minha escola, que eu morei lá, o pessoal de cor, ele andava separado. Eu nunca tinha visto isso aqui no Brasil", observou.
A declaração do vice-presidente ocorre no dia em que o Brasil celebra o Dia Nacional da Consciência Negra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MARIA
2020-11-23 08:08:15"Somos todos iguais, perante a lei" . Temos a lei. Nosso ensino é suficiente?De que adiantam as leis, se não conseguimos interpretar? Perante a lei, violência tem cor? Branco, preto ou amarelo ( vejo várias nuances nessa palheta, mas vou ficar no básico), violentos não devem ser punidos pela lei, que já existe? Por que chegamos no século XXI, com um fenômeno migratório intenso de sírios e venezuelanos, numa realidade de fome e miséria, e tudo termina no preto x branco?
Márcia
2020-11-22 15:30:29Mtos ainda não sabem o que é o racismo, pensam que sabem! Falta conhecimento!
Marina
2020-11-21 18:01:21Sendo sincero, exercendo o seu direito de dar opinião própria. Cacetada no Mourao. O que eu u vi, foi uma reação dos dois seguranças após um deles levar um soco e ninguém que estava em volta vir acudir o pobre que veio a falecer.
Scully
2020-11-21 14:07:11Quando um governo é composto por líderes sem cultura e sem educação, a tragédia é anunciada. Parece inacreditável que estes senhores não consigam perceber o que está acontecendo. Ou é má fé, ou, ignorância da mais alta estirpe! Por favor senhor vice-presidente, leia, estude, os livros não mordem!!!
Khann Sei
2020-11-21 13:28:54Mourão que nunca foi bobo já sacou o que tem por trás dessa forçada de barra de racismo por trás desse crime! Quem estava lá e presenciou, ouviu alguma ofensa dos assassinos referente à cor da pele do homem? Se racismo é crime e crime precisa de prova, então onde está a prova desse racismo? Temos um brutal assassinato, sem duvida, provado e testemunhado, mas onde está a prova do crime de racismo? Se achismo passou a ser prova, então estamos mesmo perdidos, pra não dizer outra coisa!
Paulo
2020-11-21 09:26:01A reportagem ficou incompleta. Mourão também disse que há no Brasil uma grande desigualdade social e que essa desigualdade atinge muito mais os negros. Na minha opinião, temos que combater muito fortemente a desigualdade. Ninguém consegue discriminar iguais.
Magda
2020-11-21 07:46:01Uma coisa estranha nesse caso. Como é que todos em volta assistiram passivamente uma pessoa ser espancada e ninguém fez nada? A própria mulher dele estava presente. Ñ fez nada? O vizinho, tb presente, q agora vive dando entrevistas tb ñ defendeu o rapaz. Será q temos q dar razão pro Bolsonaro, esse é um país de maricas? Essa história está estranha. E é um país de racistas, sim, General Mourão, pois se o rapaz fosse branco isso ñ teria acontecido. Com certeza!
Palhaço Bozo
2020-11-21 01:31:53Existe racismo e preconceito sim no Brasil, embora diferente do q ocorre nos EUA. Aqui, como sempre, até o racismo é as avessas...rs. Como exemplo da loucura brasílis, não podemos deixar de lembrar que temos atualmente um homem negro, que é preconceituoso e racista com sua própria cor, a frente da fundação palmares. Nessa deixamos até o topete laranja com inveja.
Ney
2020-11-21 01:31:16É inacreditável essa discussão. Brasileiros estão entre o que há de pior no mundo. Para o jumento mourão, se não há segregação não há racismo. Bem tosco o pensamento. Mourão é a ignorância em forma de gente
Irineu
2020-11-20 23:03:50Provocando: sobre aquele policial carioca que nesta semana quase matou um rapaz numa abordagem no Rio de Janeiro. O policial era negro. A vítima era branca.