Adriano Machado/Crusoé

Anvisa aprova inclusão da dose de reforço na bula da vacina da Pfizer

24.11.21 16:51

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou na tarde desta quarta-feira, 24, a inclusão da dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos na bula da vacina da Pfizer.

A indicação é para a aplicação da dose extra do imunizante seis meses após a conclusão do esquema vacinal de duas doses.

Para abrir a mudança da bula, a Pfizer ainda firmará um termo de compromisso para apresentar dados complementares à Anvisa. A empresa terá de entregar, por exemplo, dados clínicos adicionais sobre eficácia, imunogenicidade e segurança da dose de reforço.

A Anvisa orienta a aplicação da dose de reforço da vacina da Pfizer somente em pessoas que tomaram as duas primeiras doses do mesmo imunizante.

A Diretoria Colegiada tomou a decisão cerca de uma semana após o Ministério da Saúde autorizar a aplicação da dose extra em todos os maiores de 18 anos a partir de cinco meses após a conclusão do esquema vacinal.

A orientação da pasta não é diferente da recomendação da Anvisa somente quanto ao espaço temporal entre as aplicações. O ministério estabelece que a pessoa que completou o esquema vacinal (duas doses) com as vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer ou mix AstraZeneca/Pfizer, ela deve receber, preferencialmente, a Pfizer como dose de reforço.

Caso o Ministério da Saúde mantenha a decisão de ampliar a dose de reforço independente da bula aprovada pela Anvisa, reafirmo, o ideal é que a vacinação de reforço esteja aprovada nas bulas da Anvisa“, ponderou a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, nesta quarta.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. quando o governo informou que teríamos a segunda vacinação o Circo da CaGAlheiros e outros pilantras tentaram criminalizar hoje uma verdade .. quando afirmou que teríamos a terceira a reação foi menor pois a vagabundagem congressual já tinha terminado seu serviço sujo e criminoso . e agora manés? tomei três e não tenho dúvida tomarei a quarta e quinta e não há outra coisa a fazer por enquanto só remédios preventivos em teste.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO