Foto: Reprodução/ Redes SociaisCentro de Bucha, após massacre

Amorim visitou local de massacre cometido por russos na Ucrânia

11.05.23 14:05

Celso Amorim, o assessor especial do presidente Lula para assuntos internacionais, visitou a cidade de Bucha (foto) durante sua viagem à Ucrânia nesta quarta-feira (11). A cidade, a 30km de Kiev, foi palco de um massacre protagonizado por tropas russas, que mataram mais de 400 civis no local em março de 2022.

“Em Bucha, Amorim pôde ver os destroços provocados pela invasão russa. A intenção provavelmente foi mostrar a ele quais são os efeitos da agressão na população, diz Vitorio Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira.

No local, Amorim conversou com o pároco local por cerca de 15 minutos. No massacre protagonizado por tropas russas, a maior parte dos mortos foi assassinada com sinais de crueldade e sem direito à defesa. A Ucrânia encaminhou provas documentais das mortes ao Tribunal Penal Internacional (TPI), enquanto a Rússia nega a agressão.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo nesta quinta, 11, Celso Amorim afirmou ter visto uma exposição fotográfica dentro da igreja, mas se mostrou descrente: “Obviamente, nós somos contra as atrocidades e as mortes em qualquer lugar que ocorram. São imagens fortes, não vou entrar em detalhes. Mas não dá para tirar conclusões totalmente, são fotos“.

De volta à capital, o “chanceler informal” brasileiro conversou por uma hora e quinze minutos com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nos moldes da conversa que teve com Vladimir Putin, há cerca de um mês. Ao sair do encontro, o líder ucraniano não usou meias palavras para mandar uma mensagem direta a Lula. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não é surpresa pra ninguém que o PT e seus asseclas, não acreditam nas carnificina de Stalin, nos massacres de Lênin, no banho de sangue da ditadura cubana e continuam sem acreditar em qualquer massacre, desde que sejam praticados pelos sanguinários de esquerda.

  2. Bolsonaro foi justamente taxado de impiedoso, desumano, etc. e não está qualificado para ser mandatário de coisa alguma. Ok. Mas esses são os que se dizem melhores? Pois são igualmente do mais puro mal e como o primeiro têm que ser ejetados da vida pública.

    1. Vai nada, pra eles os fins justificam os meios. E eles parecem que concordam plenamente com a conquista da Ucrânia por Putin, logo, ele pode fazer o quiser pra isso

Mais notícias
Assine agora
TOPO