Alan Santos /PR

Aliado de Lira é escolhido como relator de PEC que muda composição do CNMP

13.04.21 20:23

O deputado Silvio Costa Filho (foto), do Republicanos, aliado de Arthur Lira, será o relator da PEC que pretende modificar a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP.  A proposta é assinada pelo deputado Paulo Teixeira, do PT de São Paulo.

Apresentada com a bênção do Centrão e até de parlamentares bolsonaristas, a PEC permite que ministros do STF e do STJ ocupem cadeiras no colegiado. Além disso, o texto cria mais uma vaga no conselho, a ser preenchida por um membro do MP indicado pelo Congresso, e possibilita que a função de corregedor do Ministério Público seja desempenhada por pessoas de fora do CNMP.

A ideia por trás do projeto é aumentar o poder de fogo do CNMP contra integrantes do MP. Em fevereiro, Paulo Teixeira entrou com uma representação no colegiado contra procuradores da Lava Jato. Caso sejam comprovadas irregularidades cometidas por membros da força-tarefa, o parlamentar pede que eles sejam demitidos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Data vênia, a EC pode contribuir para enfraquecer o Conselho Nacional do Ministério Público ao incluir no Conselho ministros do STJ e do STF sob risco de desequilibrar a composição do Órgão, vez que os outros membros podem se sentir intimidados pela autoridade dos eminentes ministros. É lamentável essa emenda que mais parece revanchismo contra a atuação independente do MP.

  2. Políticos podres, PT podre. Tudo que vem dos petistas é podre. O que os petistas querem é acabar com a independência do MP para que eles possam roubar em paz. Em 2022 temos que renovar o Congresso Nacional e eleger MORO Presidente da República. Aí sim, o Brasil será o melhor dos mundos. Aí eu acordei....

  3. O Brasil só caminha ladeira abaixo , já acabaram com todo o avanço que a lava jato deu aos brasileiros , conseguiram inverter tudo , e vão continuar destruindo o pouco que poderia restar , já indicavam todos os ministros do STF , STJ e demais instância superiores , agora é só mudar o ministério público a vontade do centrão onde se encontram a maioria dos investigados e picaretas , e pronto é o fim completo da justiça para os piores bandidos.

    1. Não irão se insurgir porque sabem muito bem que não.adianta anda representar contra eles junto à Corregedoria. Eles cometem crimes e tudo fica como sempre esteve. Além disso, aquele que representa contra eles nunca ganham e ainda têm de.pagar advogados. O CNMP é um elefante branco e extremamente caro!

  4. E o bando continua sua marcha para dominar todas as instituições, e acabar com todas as possibilidades de serem investigados pelo MP. Bolsonaro, PT, Lira, Gilmar, Lewando, Tóffoli, Flávio e Ciro Nogueira puxando o pelotão.

  5. Meus caros, há 8 anos sou perseguido lor membros do Min Pub Militar e, agora, tb o MPF. O promotor do MPM mentiu e escondeu o nome de um delator para abrir uma investigação contra mim, logo, cometeu crime de prevaricação, que a Corregedoria do CNMP disse que ele agiu no estrito cumprimento do dever legal. Adulteraram uma perícia contábil; ao continuar a tortura simplesmente deram de ombros para coisa julgada da Justiça Militar, que se recusou a receber a denúncia contra mim. Tem q mudar o CNMP!

    1. Isso tudo porque fundei e dirigi uma cooperativa habitacional que construiu centenas de imóveis em Taubaté sem nenhum centavo público. O militar não é impedido de dirigir uma cooperativa. Aliás, há várias cooperativas dirigidas por promotores de justiça. A CF/88 deu ao MP poderes extra-terrestres e os promotores de justiça fazem o que querem, sem nenhum freio do CNMP, composto por eles mesmos. Tem que mudar isso aí!!!!

    1. Nilce, esquerda só? Desde quando Artur Lira principal defensor dessa PEC é de esquerda? Nessa questão minha caro estão todos interessados, os Lulistas=bolsonaristas=centrão! Acorda mulher. Tudo farinha podre do mesmo saco.

  6. Isso é uma invasão, uma imoralidade e uma tristeza para o Brasil. O CNMP é um órgão independente, composto, até agora, por TÉCNICOS. Introduzir política no CNMP é irrigar a impunidade e festejar a corrupção. Só podia ser do PT um projeto lixo desses. E só pode ter mesmo o dedo podre do Centrão e de Bolsonaro.

  7. Já pensaram como estaria o Brasil hoje sem a independência do MP? É claro que os políticos ladroes e corruptos odeiam o MP, pois como aconteceu na Lava Jato um monte deles, inclusive o corrupto-mor foram ver o sol nascer quadrado. Eles querem anular o MP para roubar sem ser importunados. A instituição mais importante hoje do Brasil é o MP, e precisa ficar independente.

  8. Autonomia será coisa do passado. O MP que já tem fama de pouco fazer se comparado ao seu tamanho, agora terão um boa desculpa

  9. PETEZADA E BOZONAVIRUS JUNTOS PARA ACABAR COM A AUTONOMIA INSTITUCIONAL DO MP. CANALHAS QUE SE JUNTAM COM A MESMA FINALIDADE CRIMINOSA PORTANTO SÃO TODOS PERTENCENTES AO MESMO GRUPO OU LAIA DE BANDIDOS DA ORCRIM QUE ESTÁ NO PODER E TENTA PERMANECER.🚔⚔🔪☠

    1. EDMIR, qual seria o interesse de membro(s) do Ministério Público em te “perseguir”? Não seria interesse público? Interesse da sociedade? Somente delinquentes e ignorantes querem manietar o Ministério Público, basta ver a origem da iniciativa desta PEC !! EDMIR, espero que você só seja ignorante!!!

    2. E a eleição de Bolsonaro veio para dar um Yuri de misericórdia no Brasil.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO