Pedro Ladeira/Folhapress

Ação contra Aécio por mala de dinheiro da JBS ficou um ano parada e sem juiz

01.08.21 08:01

Por mais de um ano, a ação do Ministério Público Federal contra o deputado federal Aécio Neves, do PSDB, pelo suposto pagamento de propinas da JBS ao parlamentar ficou parada na Justiça Federal em São Paulo. Este foi o período que o Judiciário levou para definir qual seria o magistrado competente para julgar a denúncia.

O juiz federal Fernando Toledo Carneiro recebeu a ação e firmou sua competência no fim de abril. O caso estava parado desde março de 2020, quando outro magistrado declinou a competência e determinou que o processo fosse redistribuído. A Crusoé, a Justiça Federal chegou a afirmar que a demora se dava em razão do processo de digitalização dos autos.

Na investigação, o primo de Aécio foi filmado recebendo uma mala de dinheiro do executivo Ricardo Saud, delator do grupo. O parlamentar também foi flagrado combinando a entrega do dinheiro com Joesley Batista.

Na ocasião, ao indicar quem deveria receber os recursos, Aécio proferiu uma frase sobre o primo que ficou famosa na crônica político-policial brasileira: “Tem que ser um que a gente mata ele antes de fazer delação. Vai ser o Fred com um cara seu”.

A denúncia foi ajuizada em 2017. O processo está na fase inicial até hoje.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. FHC tem culpa! O PSDB tem muita culpa pelo que vivemos! Oposicao pifia, conivente, subserviente e cumplice! Nao foram capazes nem da expulsao de Aecio

  2. A justiça aqui só funciona se for pra ferrar o pobre e a classe média, politicos e outros são protegidos com processos esquecidos sob o manto da toga ou por outros interesses menos nobres. Triste Brasil.

  3. NENHUMA NOVIDADE, SP É O PARAÍSO DOS AZUZINHOS, TUDO APARELHADOS DE CABO A RABO, FAZEM 30 QUASE QUE ESTES MISERAVI ACABAM COM A EDUCAÇÃO, TRANSPORTE, SEM CONTAR INÚMERAS DENUNCIAS DO ROUBOANEL, CARTEL DO METRÔ, DA CPTM,DA CONCESSÃO DE RODOVIAS, DA MERENDA ENFIM NÃO FALTA DENUNCIAS E INDÍCIOS MAS FALTA É PROMOTOR, E JUIZ COM VONTADE DE TRABALHAR

  4. 1- O MECANISMO, jesus homem que virou deus pela santíssima trindade: executivo, legislativo e judiciário, se regenera sempre, por força da justiça. O Mensalão prendeu o Dirceu, que através da "entidade" judicial do MECANISMO, está livre, leve e solto. A LJ colocou o Lula atrás das grades, e hoje por uma decisão indecente do STF, ele volta ao jogo político. Aécio, o mafioso das Gerais, nunca foi incomodado pela justiça, afinal o PSDB tem o seu Gilmar Mendes de plantão.

    1. 2- Se o MECANISMO em vez de um deus supremo, fosse o Cérbero com suas 3 cabeças, poderíamos cortar a sua cabeça EXECUTIVA elegendo agora a 3a Via. Mas Cérbero está na Porta do Inferno, e eu não sei de lado da porta nós estamos.

  5. Impressionante. Na verdade, o PROBLEMA do Brasil é a Justiça. Se ela fosse eficaz, efetiva, eficiente, não estaríamos neste estado das coisas. Triste. E ainda assistir isso dos "INTOCÁVEIS ".

  6. Quando o Bozo, o palhaço fake, diz que Aécio ganhou a eleição de 2014 deveria sugerir à troupe judicária: Como pode um processo ficar parado po mais de 02 anos sem qualquer movimentação? Essa pergunta também deveria ser encaminhada ao STF - Suprema Tragédia Federal o porq

  7. Infelizmente esse modelo de Tribunais Superiores serem compostos por juízes indicados por políticos, só serve para aumentar a impunidade. Quantas situações no Brasil a fora de políticos condenados em primeira instância e quando chega na 2ª instância são inocentados, por uma série de argumentos esdrúxulos, onde a única intenção é pagar o favor de terem sido indicados por esses mesmos políticos. Desta forma, onde não há punição a tendência é aumentarem os casos de corrupção.

  8. Eu sempre digo; Nossos políticos na grande maioria são uma cambadas de aproveitadores que só se lembram do que prometem de 4 em 4 anos!!! Mas se não tivermos uma LAVA TOGA e acabar com esta corrupção no judiciário nós não vamos a lugar nenhum , o judiciário é o maior foco de maracutaia, prova do novo integrante da OAB , Flávio rachadinha Bolsonaro!!! Terceira Via Já !!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO