Câmara dos Deputados

A reforma tributária que não é do governo anda

22.05.19 16:23

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara aprovou na tarde desta quarta-feira, 22, a tramitação da proposta de emenda à Constituição da reforma tributária do deputado Baleia Rossi (foto), do MDB de São Paulo.

O projeto, elaborado com o economista Bernard Appy, prevê a substituição de cinco tributos, PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, por apenas um, o Imposto sobre Bens e Serviços.  O texto agora segue para a comisão especial que irá avaliar o conteúdo da proposta.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns ao projeto, espero que seja aprovado quanto antes. O Brasil precisa de um sistema tributário simples e justo, o modelo existente é complexo, gera desigualdades e direciona investimentos para outros países. Pena que o assunto não tem apoio popular e não é levado com a seriedade necessária.

    1. Com certeza acho nem filho Lula tem , ninguém comenta sobre os marginais

  2. JOGO POLÍTICO: Guedes, empresário financeiro, assumiu a missão de melhorar a economia. Não vai largar o osso e estragar sua biografia. Ligou-se a Maia, raposa política. As reformas já estão saindo do forno, bem, de um modo geral. Enquanto isso, o capitão titular do time, foi para o banco de reservas, preguiçoso que é; joga só na RETRANCA e ainda costuma marcar gol contra. Não deu outra; não existe vácuo em política; Maia tomou a posição de capitão e está levando o time, em dobradinha com Guedes.

    1. mas esta é a função do ministro, negociar tratar por os prohetos pra frente, o presidente cumpre o seu dever escolhendo seus ministros conforme seus planos e tem o aval dos eleitores,as pautas sao tambem de interesse dos eleitores que sao contra ele, é o do interesse da população, só devemos estar atentos as negociações pra não sermos passados pra tras, como sempre

    2. você nunca parou pra pensar que as reformas, Guedes, moro, a atenção popular aos atos do congresso tem por grande motivador o tal "capitão que foi pro banco de reservas"? Graças a Deus, embora você possa não crer, vc pode criticar, falar bobagens, exercendo sua justa liberdade de expressão. bom dia, seja feliz, tire o rancor.

    3. Vocês devem se achar os mestres na crítica política. Mas de produtivo, o que fazem pelo país? Criticam o presidente Bolsonaro como se ele fosse um ignorante, burro e mentiroso. Só que ao contrário do que vcs pregam, ele vai ficar até o fim de seu mandato de quatro anos, ele não quer mais do que isso, e se as hienas do congresso, não tiverem êxito em sua jornada, vai deixar um belo legado ao Brasil! Quem viver verá

    4. Jose; ótima. Estou gargalhando sem parar. Gostei da dupla Capitão - Kunda, principalmente a troca da "rima". "O amor é lindo"......kkkkkkkkkkkkkkk..............

    5. É isso mesmo Joshua. Até o Baleia está nadando mais rápido do que o capitão. Você viu como o país progride quando o capitão e sua família ficam quietos ou vão para a lua de mel? Vamos fazer isso: enviar todo mundo para lua de mel. Flávio com Queiroz, fazendo uma rachadinha. Carluxo com o Indio, que casal lindo. Dudu e sua noiva nas Maldivas. E o Capitão com o a Kunda la no Congo, cada um dando a sua rima. Até eles voltarem, se voltarem, ja recuperamos o país e a nossa economia estará bombando.

  3. olha bem! neste ano temos outras figuras no front, cansei dos Jucás, Barbalhos, e outros tantos, agora temos o Rodrigo Maia desfilando ora de bonzinho, ora de mauzinho e, a fieira de novatos Pesselistas tentando mostrar que realmente estão fazendo algo. óh ... Quem sabe jogar continua jogando. a ver os resultados.....🤨

  4. Guedes em um dos seus discursos citou esse projeto e outros que já poderiam ter sido discutidos. Esse é o papel do legislativo votar para o País.Tudo para desburocratizar e facilitar é bem vindo. As MPs e trabalho conjunto .Sonho com um dia que a gente tenha só o IVA Portugal com incentivos fiscais e facilitadores tributários desenvolveu sua economia. Temos um dos maiores economistas do Mundo o Paulo Guedes e uma equipe de excelência na economia.

  5. Num de seus momentos de abrir a boca, quando CALADO PARECE UM SÁBIO, O NOSSO CAPITÃO, que brigou para CIMENTAR A VITÓRIA DO RODRIGO Maia, podendo tê-lo como ‘leal’ (rs) ALIADO, cometeu o seu pior sincericídio. Infelizmente o mais prejudicial aos Projetos do Moro e do Guedes, sem dúvida os mais importantes do Governo (ou ‘ainda’ errático desgoverno). Foi ao tripudiar sádica e ironicamente do “abalo” DO GORDO, pela prisão do seu pai Cézar Maia! E ali, juras de amor a parte, FEZ O PIOR INIMIGO!!!

  6. Se até o Paulo Guedes elogia o Maia quer dizer que as coisas estão andando no Congresso à revelia do presidente inepto. O pior é que ele já está falando em outro projeto que vai gerar recursos, que vai atrapalhar a Reforma da Previdência. Pelo visto ele não quer mesmo a Reforma da Previdência, por isso faz corpo mole. Será que ele quer salvar as aposentadoria dos filhos, enfim, da família? Não pode ser por outro motivo. Até o Maia que não é adepto ferrenho dela se cansou de esperar o governo.

    1. isto aí é briga de poder!!! não estão pensando no povo!!!!

    2. Cirval; JB está no banco de reserva. O time está jogando com Maia como capitão e Guedes é o centro avante. Moro foi recuado para a defesa, mas joga bem. Esse time já está chutando bem a gol e já, já, vai marcar uns dois ou três. Enquanto isso, o RETRANCA Bolsonaro, fica assistindo a partida, embora continue querendo entrar em campo e atrapalhar. Moral: Beque de Fazenda não serve para time de divisão especial. No próximo campeonato (2022) ele está fora da lista convocação. Volta para a Várzea.

  7. Não se deixem enganar pelo Diabo. As caras novas e com boas intenções que entraram no Congresso não possuem força. Só a terão se venderem suas almas ao Diabo. São poucos que mandam lá e os mesmos. O Congresso avança, mas a que preço para nós? É uma disputa de vaidade, maior por parte dos congressistas, podem ter certeza disso. JB comete erros. Mas, será que não estamos sendo induzidos a mirarmos excessivamente nossas artilharias somente nele para deixarmos o Diabo agir tranquilamente?

    1. Joshua; seus comentários são os melhores. Alguns com senso de humor incrível e outros muito acertivos e sensatos. E vc é incansável...eu leio todos! <3

    2. Thiago F.; sua forma bíblico-satânica de escrever lembra um pentecostalista furioso bradando contra os fariseus. "Deixar-se enganar pelo Diabo";"Deixarmos o Diabo agir"; "Tudo tem a mão do Diabo".Além das perguntas agressivas das 18:04. Tudo isso remete àquela figura que mencionei acima. Não é argumentação, é imposição temática. Eu não lacro nada. Tenho a minha opinião e a escrevo. Chamei-o de fanático de JB, por vê-lo falar tanto em diabos e deuses. Ele nada tem com isso. É só Política.

    3. Pelo jeito, Deus é você que sabe de tudo e todos e já sai julgando as pessoas. Sabe quem é o fanático, o de esquerda, o parcial, o imparcial, etc. Remova a trave dos seus olhos antes de querer tirar o cisco dos olhos dos outros. Você se comporta como um moleque, às vezes. Fica aí a crítica. Não estou aqui para criar embates. Só deixar a minha humilde opinião. Não sou lacrador igual à você.

    4. Thiago e Thiago F. são as mesmas pessoas. Escrevi do PC e depois do celular. Você JOSHUA sempre quer lacrar os comentários. Sempre tem razão. Respeite a opinião alheia. Não sou fanático e não tenho político de estimação. Muito menos, Bolsonaro. É só ser imparcial e opinar que nem tudo é culpa do Bolsonaro que vc já acusa de fanático. Tudo tem desculpa para não ter aprovado algo antes. Não importa mesmo a paternidade da reforma, mas da corja que tá aí há tempos algo tem por trás. Não tem STO.

    5. Márcia; você tem razão. O "velho" Maia sabe mais e é muito mais esperto do que o "jovem" Bolsonaro. Embora, cronologicamente, Maia tenha apenas 48 anos e JB 64. O moleque esperto ganha todas do velhote babão.

    6. Thiago F; esse F deve ser de Fanático (bolsonariano, é óbvio). Procure na internet os detalhes dessa lei e leia. Espero que entenda. Não aprovaram na era Temer, pela crise política do governo, da mesma forma que a reforma da Previdência. E mais, se for boa para o país, não importa a paternidade. Você diz:"tudo tem a mão do Diabo", como se a mão de JB fosse divina. Santa ignorância. Deixa o coitado do diabo fora dessa.

    7. O Diabo sabe mais por ser velho do que por ser Diabo, hehe.

    8. Quem disse que é boa? O Estadão? Folha de SP? Rodrigo Maia? Estão escarrando isso na nossa cara. Porque não aprovaram na era Temer? Não deu tempo? Para com isso. Tudo tem a mão do Diabo.

    9. Thiago; vale aqui a célebre frase do Deng Xiaoping: não importa a cor do gato, desde que cace ratos.

    10. Se uma reforma tributária nascida na Câmara for boa, não há por que não ser aceita. Importa o efeito benéfico ao país, não a paternidade. É fato que há uma competição política, a mostrar serviço à sociedade, que JB está perdendo, por ir atrás do supérfluo e deixar a Câmara levar vantagem no essencial. O país está na UTI e precisa do remédio urgente.

    1. Está parado nada! Estão parando ele. Se nova previdência prejudicasse somente os pobres, já tinha sido aprovada. Ao ponto do Paulinho da Força dizer que é contra pelo simples fato se aprova-la o Bolsonaro seria reeleito. Que Brasil que essa câmara deseja? Não tenho candidato de estimação, mas tenho que se favorável as pautas positivas para o país, independente se é de esquerda ou de direita, o que não podemos é dizer amém para essa ala do congresso que somente pensa no bem estar deles.

  8. A reforma tributária é bem vinda,desde que tudo seja esclarecido devidamente.Não importa se vem do governo ou do congresso.Talvez os "nobres" deputados,mediante as acusações do presidente de que não consegue governar,possam nos dar o que esperamos deles:Aprovarem propostas que o país necessita.A matéria do Estadão explica um pouco,mas esta muito crua ainda.Vamos ver.

  9. Que Executivo e Legislativo compitam entre si pelo melhor para o povo, então. Deixando de lado as demandas fisiológicas e as ensanchas para a corrupção. E não generalizando a todo o Congresso a pecha de criminoso, mesmo que grande parte de seus membros esteja habituada mais ao Código Penal que à Constituição. E o Congresso, a seu turno, tem que respeitar o sistema presidencialista de governo e, obviamente, a maioria da vontade popular.

  10. Notas: 1 - Parece bom esse IBS, o famigerado ICMS está dentro; resta ver o sistema de cálculos. 2 - A Câmara passa a perna em JB. 3 - Guedes deve ter aprovado. 4 - Marcos Coimbra vai para o escanteio; não vai ter CPMF. 5 - O IBS sai antes da Previdência; mais um gol de Maia; JB se preocupa com o supérfluo apenas.

    1. Ah, mas eu já tinha ido buscar, rsrs, à cidade de Roma e ao mundo, benção papal de Páscoa e Natal.

    2. Márcia; urbi et orbi é a benção papal que é dada para a cidade (urbi) e para o mundo (orbi). Virou sinônimo de "para todos".

    3. JOSHUA, urbi et orbi, aprendi hehe. Mantendo o respeito a Charles Chaplin, acredito também que estes relacionamentos específicos do Estado são bem vindos, afinal amor e negócios nunca dá certo, hehe.

    4. Márcia; as FFAA brasileiras no 1o Império dependeram muito da Armada Britânica. A partir da República, uma nova doutrina militar surgiu, que se consolidou mais forte ainda, também como doutrina de Estado: nenhum alinhamento automático com nenhum país. É o que está se pretender reforçar hoje. Algo como namoro com amizade colorida, sem casamento de papel passado....rrrssss.... Tempos modernos....rrrssss....

    5. Márcia; Mourão foi limpar a caca inicial de JB e acertar a futura visita dele. Penso como você e não descarto investimento bilionário chinês aqui. Provavelmente em infraestrutura ou energia. Eles já compraram a CPFL (Campinas e região). Essa estratégia seria dos militares, de ampliar relações urbi et orbi, com quem tem grana para investir, sem ficar na dependência do Tio Donald, como queria JB. Nada de dependência político-econômico-militar única. Multilateralismo e independência. Corretíssimo.

    6. Márcia; em tempo: a aplicação da tributária será escalonada nos anos e deverá entrar em vigor a partir de 2020.

    7. Márcia; veja no Google: Reforma Tributária de Bernardo Appy. Há uma entrevista dele. O sistema de cálculo será similar ao atual, com créditos e débitos. Seria aplicada escalonadamente. Ganhos: Imposto Único, Federal, facilita contabilidade, facilita emissão de nota fiscal. É projeto aprovado na CCJ, agora irá a plenário e poderá sofrer emendas. Há um grande consenso sobre ela no Congresso. Eu vejo como um avanço para agilizar a burocracia econômica. Sem reduzir impostos agora.

    8. JOSHUA, sobre esta fala de Bolsonaro me acendeu uma luzinha lembrando de Mourão na China.

    9. O sistema de cálculos é uma incógnita tenebrosa. Li que só entrará em pauta depois da previdência e se o governo quiser terá de, através de um deputado, sugerir emendas.

    10. JB comentou hoje, sem Guedes conhecer, que ele tem um projeto que valerá mais do que Guedes conseguirá com a Previdência, ironizando Guedes. Já tem político dizendo que foi um erro esse comentário, pois tirou o foco da Previdência, que poderá andar menos. JB quis levar vantagem e mostrar serviço. Mas não deu detalhes. Mais uma surpresa tipo tsunami.

    1. Oi Thiago, não sei se o Diabo quer que o Congresso avance ou se quer trabalhar em paz, sei que o Brasil está em uma espiral para o buraco e se o Congresso tiver algo a apresentar que ajude e não atrapalhe a sair disto, não sei porque não aceitar. Claro que é preciso conhecer muito bem a proposta e se não há jabutis escondidos, se tudo estiver certo, que venha agregar.

    2. Não sei o porquê dessa confiança excessiva nos Congressistas. São os poucos de sempre quem mandam e desmandam. As caras novas que sejam de boas intenções não possuem força para nada. Estão de mãos atadas se não venderem a alma ao diabo. O Congresso avança porque o Diabo o quer assim e a gente aqui aplaude? Não, não. Dessa vez, não. JB dança? Talvez. Será que não estamos caindo na armadilha tb de mirarmos nossa artilharia só nele e deixar o Diabo trabalhar em paz, como há tempos não o fazia?

    3. JOSHUA, a todas estas não sei mais quem está governando e nem sei se isto é bom ou ruim.

    4. Márcia; é uma proposta do Bernardo Appy, parece ser consistente. Ela ficou no forno, já que as reformas de Guedes e Moro entraram na pauta com bastante alarido. Já estava em gestação na Câmara desde o governo Temer. Dificilmente uma reforma Tributária do Guedes seria aprovada com grande diferença dessa, já comprada antes pela Câmara; haveria junção. Vamos ver os detalhes. O que vale é o FATO POLÍTICO; mais uma vez o Congresso avança e JB dança.

    5. Olá Márcia. O Estadão divulgou hoje pela manhã uma matéria sobre essa reforma e explicou como funcionará a longo prazo. Dê uma olhada lá.

    1. É a guerra do poder!!! ao invés de todos se aglutinarem para procurar uma melhor medida, ficam lutando para ver quem é mais maldoso!!! Não sei se estão lutando para um país melhor!!

    2. O que esperar de uma reforma em que a iniciativa vem da Câmara ou do Senado?

Mais notícias
Assine agora
TOPO