Agência Brasil

Dinheiro para as universidades uma semana depois dos protestos

22.05.19 16:56

O governo federal vai usar parte de reserva do orçamento para desbloquear uma parcela da verba das universidades federais, informou nesta quarta-feira, 22, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues (foto).

O secretário informou que serão liberados 1,587 bilhão de reais para o MEC e 56 milhões para o Ministério do Meio Ambiente, mesmo com a estimativa menor de crescimento do PIB, para 1,6% em 2019, o que deve afetar a arrecadação do governo. A estimativa anterior era de alta de 2,2%.

Rodrigues afirmou que não serão feitos novos bloqueios de verba para os ministérios. “Uma prioridade deste momento é de recomposição desses dois ministérios e de não contingenciamento de outros”, declarou o secretário nesta tarde.

No fim de fevereiro, o governo alcançou uma reserva orçamentária de 5,3 bilhões de reais, de acordo com os dados divulgados hoje pelo secretário. Além do dinheiro que será liberado para a Educação e o Meio Ambiente, a equipe econômica pode usar 2,1 bilhão de reais deste montante para cobrir uma receita menor do que a esperada com os impostos, por conta da lentidão da atividade econômica.

A liberação do orçamento para as universidades e escolas federais foi anunciada na semana seguinte aos protestos contra o contingenciamento de verbas para as instituições, tratados como cortes pela oposição e os manifestantes.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO