Gilberto Soares/MMA

A pedido de Fabiano Contarato, STF deve decidir sobre afastamento de Salles

19.04.21 18:36

O Supremo Tribunal Federal pode entrar mais uma vez em rota de colisão com o Planalto. Está no gabinete da ministra Cármen Lúcia uma petição em que o senador Fabiano Contarato, da Rede do Espírito Santo, requer o afastamento cautelar de Ricardo Salles (foto) do comando do Ministério do Meio Ambiente.

Contarato fez o pedido no âmbito da notícia-crime apresentada pelo delegado Alexandre Saraiva contra o ministro e o senador governista Telmário Mota, do PROS de Roraima. O parlamentar pede ainda que o STF “determine a extensão dessas medidas a outros investigados se entender necessário“, em referência ao colega congressista.

A Polícia Federal afirma haver indícios de que Salles e Telmário Mota praticaram advocacia administrativa, organização criminosa e o crime de “obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais.” 

A notícia-crime é fruto da postura dos dois frente à apreensão de mais de 200 mil metros cúbicos de madeira, no valor de 130 milhões de reais, pela Operação Handroanthus. Tanto Salles quanto Telmário criticaram a ação da PF e defenderam a legalidade do material e dos madeireiros investigados.

Na petição apresentada ao Supremo na tarde desta segunda-feira, 19, Contarato afirma que, caso Salles permaneça no cargo, poderá dar “continuidade” à “atividade delitiva“. “Nesse sentido, é cabível na hipótese a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, como o afastamento do agente público de sua função“.

Na semana passada, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União fez o mesmo pedido, mas o direcionou à corte de Contas. “A atuação do ministro do Meio Ambiente, na sequência dos acontecimentos, revela um total descolamento das atribuições do cargo que exerce, que deveria se pautar pela defesa do meio ambiente e pela fiscalização de atividades ilegais que resultam em dano ao patrimônio ambiental brasileiro”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Já era tempo. Aliás demorou. Esse Ministro não eh pro meio ambiente mas pro madeireiros. Isso eh claro e comprovado pelas opiniões dele. Para o meio ambiente um ambientalista sem máculas por favor.

  2. Cambada de FDP! Querem tirar o ótimo ministro e inventam essas mentiras! Bolso22' tem q me andas esses vagabundos para pqp! passou da hora

    1. Tchurma, vc não perdem por esperar por 22... Só o voto eletrônico e não auditável salvará vcs ... KKK

    2. José que ama Ricardo que ama Antônio que ama José...

    3. Kkkkkkkkkkkkkkkk. Eu não sabia que passar o dia todo no pasto comendo colonião gerava emprego e imposto, kkkkkkkkkkkkk. Coitado do muar. Deve sofrer de crise de identidade. O muar pensa que é gente! Zurrar muar!

    4. Vao trabalhar seu vagabundos( faça como eu estou fazendo) pague muito imposto e crie emoregos

    5. Antonio, Ricardinho é apenas um delinquente produzindo vômito digital a partir da sua cela em um presídio de segurança máxima!

    6. Ricardo, sugiro que tu renoves o teu medicamento. Os efeitos colaterais estão te deixando numa situação patética!

  3. Vamos ver se a Carmen tem a mesma coragem (se é que não foi outra coisa) ao mudar o voto pela suspeição do Moro, e coloca esse ministro zé bonitinho do Cloroquina longe de onde nunca poderia ter sido nomeado.

  4. Como bem observou o Jorge Naez, quem deveria afastar o ministro seria o presidente. Se esse não o faz, por omissão ou por estar de acordo com a má conduta do seu indicado, cabe ao STF, acionado, mandar fazer o que é certo. Isso não pode ser considerado interferência de um poder no outro, mas correção de rumo

    1. Você explicou tudo Avelar. A ação do Salles demonstra que o governo é cúmplice de crimes contra o Brasil. Há mais de 370 mil evidências apoiando o meu argumento.

  5. Ele é supremo, na verdade supremacista, porque o que ele determina é lei. Arrotador de lagosta cara é vinhos premiados. A esposa e os filhos fazem lobby, afinal qualquer graninha a mais poderá render um granão é claro. Basta defender a bandidagem. Quem pagar mais leva, mas cuidado!!!! Não mexam, ou melhor, sequer olhem para esses que se acham deuses....caso contrário vc será executado, ou melhor inqueritado sob a batuta de FAKE NEWS.....tremam mortais!

  6. O Bolsonaro deveria afastar o Salles. Não vai fazê-lo porque não vê crime em nada, nem na própria famiglia. E por falar em meio ambiente, a quantas anda a investigação do Gilmar Mendes acusado de jogar pesticidas onde não pode?

  7. Urgentemente alguma medida tem que ser tomada em relação a esse ministro, antes que ele “passe a boiada” e destrua todo nosso meio ambiente.

  8. Meus caros, alguns pontos devem ser destacados: 1o. Será loucura a ministra ou o STF afastar o Salles, pq seria uma interferência direta noutro Poder, o Executivo; 2º, Quem pede a abertura de inquérito é a PF, ouvida a PGR, ou está última; 3º. O TCU também não tem competência para afastar o ministro Salles; 4o. Cabe ao PR da República afastar e demitir o ministro e, na minha opinião já devia tê-lo feito, a fim de recompor a imagem de seu governo perante o Brasil e o mundo. Chama o Mourão!!

    1. Ricardinha muar vomitando tudo por aqui. Eu falei para ela parar de tomar cloroquina, mas ela não me ouviu. Zurra ricardinha, zurra!

    2. Aqui só dá entendidos do meio ambiente. Turma de bosta ! Se tivesse o q fazer não ficaria dando opinião errada! Os melhores ministros q já a tivemos. Eu quero vocês se matarem ao verem bolso.22. saiam de suas imbecilidades e parem de ler essas revistas e jornais partidários.

  9. Juízes que tem as esposas trabalhando para bandidos que serão julgados pelos maridos. Isso no mínimo e imoral. JUSTIÇA DE MERDA.

    1. Isso é desde D Joao VI !! E ainda falam que temos uma Democracia e as “ Instituicoes funcionam !! Ahah para eles !! Félas de mundanas

  10. Cadê aquele senhor que falou que no governo dele não existe corrupção. Olha aí. A ponta do iceberg. Agora muita coisa pode aparecer.

  11. " - Presidente , vamos passar a boaida, sugeriu o ministro boadeiro",que pode ser lançado pela justiça. Virou boi de piranha.

  12. A sugestão é o STF assumir a presidência da republica de direito, visto que já ter assumido de fato. Estão provocando um jipe , um cabo e um soldado. Vai acabar acontecendo, e pasmem, vai ser aplaudido pela maioria da população.

    1. Gostar de um crápula que ainda por cima está queimando o filme do Brasil e coisa de fazendeiro que quer colocar sua boiada no que era floresta e acabar de destruí la

  13. O STF é como a caixa de pandora. tida vez que abre só sai m*...*! Que triste realidade é essa nossa! Depender de 11 bandidos de Toga pra decidir sobre tudo... até a cor da cueca que se usa. Triste! Até o nome é contraditório: de fato não pertencem ao Judiciário pq é indicação política. triste! triste! trissssssste!

    1. Não tem jeito. o bozó não ganha eleição. no segundo turno que for com ele. lula ou Ciro. a esquerda. o centro esquerda e o centro direita. vão se unir p derrotar esse maluco..

    2. O Salles tem que ser afastado sim, o STF tem muitas coisas erradas, mas os ministros de Bolsonaro, fazem tudo que ele manda. Então o que esta errado em chamar ou afastar o Ministro? Tem que investigar. Nem todo o povo é de esquerda e isso não quer dizer que esse povo tem que apoiar o que esta errado. Bolsonaro vai cair, não vai se reeleger, é esperar pra ver. Muito menos o Luladrão.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO