Pedro Ladeira/Folhapress

A irritação de Renan Calheiros com Teich

05.05.21 13:29

Ao longo das últimas três horas, Nelson Teich (foto) afirmou à CPI da Saúde repetidas vezes estar concentrado na entrega de relatos “técnicos” e precisos. O depoimento, no entanto, mostrou-se frio e repleto de lacunas.

As falhas de memória do ex-titular da Saúde que inviabilizaram respostas às perguntas dos senadores irritaram o relator da comissão, Renan Calheiros, do MDB. O parlamentar, que comandou o Ministério da Justiça na gestão Fernando Henrique Cardoso, afirmou que, ao contrário do médico, exerceu o cargo “no século passado” e ainda “lembra de tudo“.

O oncologista falhou, por exemplo, em apresentar respostas sobre a mudança no local em que eram realizadas as coletivas de imprensa nas quais o Ministério da Saúde atualizava as informações sobre o novo coronavírus. À época da gestão de Luiz Henrique Mandetta, as entrevistas eram realizadas na sede da pasta. Próximo à demissão do ex-deputado, no entanto, foram transferidas para o Planalto, com a participação de ministros militares. As coletivas, então, deixaram de ser diárias e as perguntas de repórteres, por vezes, foram cortadas.

Mas foi apenas na sequência, em meio aos relatos rasos de Teich sobre a criação de uma campanha do governo federal com foco na Covid-19, que Renan Calheiros manifestou sua indignação. Questionado pelo petista Humberto Costa se a gestão Bolsonaro planejava a veiculação das peças publicitárias, o ex-ministro respondeu que sim. No entanto, alegou ter conversado sobre o assunto somente com uma pessoa, sobre a qual não lembrava informações.

Para ser honesto, conversei com uma pessoa, que era da parte que não lembro se era da Secom“, disse. Renan, então, perguntou qual era o nome do funcionário. “Não lembro“, disse Teich. O senador, então, demonstrou incredulidade. “Mas como um ministro não lembra quem procura?“.

O ex-ministro tentou sair pela tangente. “A pessoa veio a mim. É que às vezes é uma pessoa nova. Isso tem um ano“, comentou. Renan retrucou: “Que seja nova. Mas tem uma função“. Na sequência, Teich afirmou que o tal funcionário o procurou em busca de uma avaliação sobre uma “campanha que estava sendo desenhada“.

Renan voltou a perguntar o nome da pessoa, ao passo que Teich, mais uma vez, disse não se recordar. “Senador, posso pesquisar isso. Posso ver na minha agenda da época“, garantiu. “Com que legitimidade ele o procurou? Que cargo ele ocupava? O senhor tem que nos ajudar“, afirmou o parlamentar.

Eu vou lhe ajudar, mas às vezes eu não consigo lembrar. Isso tem um ano. Foi uma situação isolada em que eu estava começando a avaliar a parte da comunicação. Posso buscar isso“, declarou Teich. “Eu exerci um cargo de ministro no século passado. Eu lembro de tudo“, retrucou Renan.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. No Brasil virou moda a perseguição a pessoas honestas e sem mácula por crápulas cheios de processos no STF, que nunca são pautados. Haja vista o caso do Moro e das Forças Tarefas, que agora são taxados de bandidos, por ter investigado e condenado bandidos de verdade.

  2. como pode um politico com a ficha do renan calheiros estar nesta CPI questionando uma pessoa como o nelson teich? kafka ficaria confuso no brasil.

  3. Somente no brasil (em minúscula mesmo) que um crápula como Renan Calheiros, que deveria estar na cadeia, fica posando de paladino da justiça e questionando com grosseria profissionais de biografia ímpar como é o caso do Dr Teich...cada vez mais sinto vergonha de ser brasileiro...essa CPI, apesar de importante e necessária, é uma vergonha pelas pessoas que a compõem...

  4. Achei essa reportagem (no youtube e na publicação) sobre o Nelson Teich muito agressiva. Sua fala me pareceu honesta e cordial. Além do conhecimento científico ele mostrou q tinha um projeto de longo prazo.

  5. Mandetta foi ainda pior. Sabendo que devia e muito, livrou a cara de todo mundo. Sabe de muito mais do que disse. #wakeupdeadman

  6. Gozado a Crusoe dá opinião sem ser convidado, suas matérias são de um nível..........só falta convidar o comentarista um tal de Cléber

    1. Que o Renan não é um político confiável não resta dúvida, porém, querer coibir Crusoé de relatar o que aconteceu é um erro que apenas municia os radicais bolsonaristas e outros que sempre sonharam em dominar a mídia ( veja o governo PT na tentativa de regulamentar a imprensa com um conselho de jornalistas, no começo do primeiro governo Lula ). Crusoé faz muito bem em relatar o que acontece na CPI, cabe à imprensa fazer isto e os leitores que julguem! Não se calem jornalistas, exponham tudo!

    2. Concordo plenamente Renan! Dar realce as opiniões de alguém como Renan Calheiros que envergonha estar em função qq de realce no congresso qdo deveria estar na cadeia mostra que a Crusoe não é isenta e para levar sua linha editorial tendenciosa faz qq coisa ! Já respeitei mais este veículo!

    1. Será que Renanladrão ainda se lembra do nome da empreiteira que pagava a pensão da filha que teve com Mônica Veloso? Será?

    2. Ah, com certeza a memória de Renan é seletiva, como a de rodo acusado.

  7. Teich deve ter sido instruído por um bom advogado para ter picos de amnésia. Ficou em cima do muro, não comprometeu nem a si e nem a ninguém. Dia perdido, Renan teve seu piti com toda razão.

    1. Está CPI é só palco político para atacar o presidente eleito com toda sua base eleitoral legítima! Posso não gostar pessoalmente dele mas devendo sua posição e sou contra corruptos como Renan e outros e governadores ladroes de recursos da saúde ! Esses sim deveriam estar sendo julgado como o Leite!

  8. Equivocado o tom irônico da repórter ao comentar “ as lacunas e falhas” nas resposta do Tech, sem perceber (?) a malícia por traz das perguntas/ pegadinhas dos senadores. Qualquer desavisado percebe a tática dos políticos, que se detinham em pequenos detalhes, devidamente estudados, para constranger o ex ministro.

  9. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/diario/o-que-representa-para-o-governo-a-convocacao-de-wajngarten-ernesto-e-pfizer/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  10. Renan foi aquele que recebeu uma ordem de prisão do STF por descumprimento de decisão, e cagou na cabeça do STF? 😂😂😂 STF só é macho quando quer e pra quem não tem poder político nenhum.

  11. Quando vejo ou ouço Renan, sinto muita raiva da turma do STF que não tem coragem de julgá-lo. Somos um país indecente. Sem Justiça.

  12. Renan é um bandido canalha ou um canalha bandido. Renan, relator de CPI.... como pode, um corrupto como deste? devia era estar na cadeia e não no Congresso. Só no Brasil mesmo...

  13. O Renan lembra de tudo mesmo, pq negociatas escusas causam tensão. Um profissional técnico não lembra de pormenores mesmo.

  14. É o fim da picada! Renan acusar uma pessoa competente e idônea como o Min. Teich. Tanto é um homem honrado, que não compactuou com o que estava armado para ele, e pediu o boné.

    1. Com certeza, voce tem toda razão, caiu fora de uma canoa furada que embarcou, ele o Teich fez o certo.

  15. https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/jornalismo-e-telejornais/jornal-nacional/reportagens-e-entrevistas/os-recibos-de-renan-calheiros/ Tem memória, Renan. Explique os recibos falsos, segundo o PGR . Explique a Mendes Junior pagando a Monica Veloso e o aluguel do apto onde ela morava com sua filha.

    1. Exatamente. Salta aos olhos a distância que existe entre o profissional respeitado que é o Teich e o baixo nível dos seus inquiridores.

  16. 1- Eu tenho uma memória bem acima da média. Mas quando tive que trabalhar diuturnamente em projetos que tinha que absorver o máximo possível, no intuito de tomar decisões rápidas, e assertivas, não me atentava para detalhes insignificantes, me preocupava em abstrair o quadro geral. Eu uso celular e app de mensagem. Não me preocupo em ser hackeado. Teich e os integrantes da Lava Jato fizeram um ótimo trabalho ao Brasil. Por isso Teich ñ se lembra e a LJ acabou sendo alvo de hackers criminosos.

    1. Paulo, a sua avaliação é perfeita. Me espanta não ser óbvia para todos.

    2. 2- O Renan analisa cada passo. Aliás, o corrupto tem que se atentar para tudo, pois não pode deixar marcas. Se é a pensão de uma amante... Se é um juiz que vende sentença... Essas figuras se preocupam o tempo todo com os detalhes. E mesmo quando se tem uma pensão paga por terceiros, malas cheias de dinheiro, e juíz se comportando como advogado, nada alcança os membros do MECANISMO.

  17. Acontece que Renan nunca fez outra coisa na vida além de ser político, e diga-se, péssimo político! E Teich exerce a medicina com consciência. É essa a diferença, Senador!

  18. Devolve o dinheiro do Senado, Renan. O PGR Gurgel o acusou de pegar dinheiro sem comprovar gastos. Cadê as notas? Quem pagou as pensões à Monica Veloso? A Construtora Mendes Junior? Vendeu os bois, é.

  19. Fiquei tb muito contente em saber q o Senador Renan tem boa memória. Gostaria de perguntar a ele onde encontrava dinheiro para pagar a pensão para Monica Veloso, mãe da filha dele. https://www.ammp.org.br/pgr-acusa-renan-de-desviar-dinheiro-do-senado-e-falsificar-documentos/

  20. Q bom saber q o alagoano senador Renan tem boa memória. Ele poderia explicar as notas fiscais da compra dos bois? A Monica Veloso? e por que ele renunciou ao Senado por que iria ser cassado? Fiquei feliz em saber q ele tem boa memoria. A imprensa deveria aproveitar para perguntar os detalhes daquelas notas de bois. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1506200702.htm

    1. A Memória da Globo pode ajudar a memória de Renan Calheiros.... https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/jornalismo-e-telejornais/jornal-nacional/reportagens-e-entrevistas/os-recibos-de-renan-calheiros/

  21. Estranho, pois ele fornicou e engravidou uma mulher fora do casamento e também parece que não se recorda do nome, parece que pagava pensão a ela e ao rebento, se referindo apenas à GEXTANTE.

    1. e...das lingeries que nós pagamos para a amante dele? Eu não esqueci.

  22. O Teich limitou-se a responder apenas sobre o que fez durante a sua passagem no ministério. Ocorre que os senadores, cobras criadas, não estão minimamente interessados nisso. Tentam apenas arrancar do ex ministro, alguma acusação nominal ou peça de defesa, e para isso tentam constrangê-lo com minúcias e detalhes devidamente preparados para esse fim. A postura do Tech enquanto ministro, foi inatacável e só deveria responder por isso.

  23. Ou seja, só é um depoimento bom e valido se acusar o Bolsonaro. Os caras nem disfarçam. É um circo montado para tentar derrubar um presidente que tem muita culpa no cartório, mas, pela incompetência dos acusadores, vai sair mais popular ainda. Infelizmente.

    1. Patético é um Zé ninguém falar assim do presidente da República, pir que provavelmente não tem intelecto suficiente para se eleger síndico de predinho.

    2. Pura tolice esse teu comentário. O próprio presidente, imbecil e patético, fez a auto incriminação ao longo dos meses. A indignação do relator da CPI é legítima, pois com esse jeitão do Teich tem que ter muita paciência mesmo.

    1. Por que o repórter não faz menção das conclusões dos comentários ? Só da realce ao Renan!! Uma vergonha

    2. Renan o imparcial,o honesto ,o CORRUPTO na relatoria de uma CPI ,isso não pode continuar.......

    3. Se não acusar Bolsonaro, não tem graça para eles. Esse é o objetivo dessa CPI.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO