A ameaça iraniana de "guerra total" aos EUA
Ministro das Relações Exteriores prometeu forte resposta em caso de ataque americano às instalações nucleares do regime iraniano
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse que os Estados Unidos podem cometer "um dos maiores erros históricos" em eventual ataque às instalações nucleares iranianas.
Segundo Araghci, o regime de Teerã, comandado pelo aiatolá Ali Khamenei, responderia "imediatamente" a investida, o que levaria a uma "guerra total na região".
Para o ministro iraniano, os dois países deveriam tomar medidas para reconstruir a confiança, a começar pela liberação de fundos congelados pelos americanos.
"Temos um longo relacionamento com a América e, infelizmente, essa história está cheia de eventos e posições muito ruins e negativas, a ponto de inimizade com a República Islâmica do Irã pela América [Estados Unidos]", disse à rede de TV Al Jazeera.
Araghchi, porém, citou a antiga retórica iraniana de que os Estados Unidos promovem "hostilidades" ao regime
"Desde o início da Revolução Islâmica e o início da República Islâmica do Irã, enfrentamos regularmente essas hostilidades e ações dos EUA."
Irã tentou matar Trump?
Antes da eleição, o Departamento de Justiça dos EUA revelou acusações criminais de uma conspiração iraniana frustrada para matar Donald Trump.
Uma queixa criminal registrada no tribunal federal em Manhattan apontou que um oficial não identificado da Guarda Revolucionária paramilitar do Irã instruiu um contato em setembro para montar um plano para vigiar e, finalmente, matar Trump.
Se o homem, identificado como Farjad Shakeri, não conseguisse criar um plano até então, o Irã pausaria seu plano até depois da eleição presidencial porque o oficial acreditava que Trump perderia e seria mais fácil assassiná-lo.
Shakeri disse ao FBI que não planejava propor um plano para assassinar Trump dentro dos sete dias que o oficial havia solicitado.
Leia mais: ""Um dia o Irã será livre", diz Netanyahu ao povo iraniano"
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)