Agência Senado

Senado começa a discutir mais rapidez para projetos de iniciativa popular

24.03.19 12:20

O Senado começa esta semana a discutir uma proposta de emenda à Constituição que daria maior rapidez à tramitação de projetos de iniciativa popular. A primeira das três sessões de discussão da matéria está prevista para a terça-feira, 26.

O autor da proposta, senador Reguffe (foto), defende que esses projetos passem a trancar a pauta do Senado e da Câmara dos Deputados caso não sejam analisados em 45 dias, como é com as medidas provisórias.

Pelas regras atuais, os projetos de iniciativa popular precisam contar com a assinatura de, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por pelo menos cinco estados. Atualmente esse número é de aproximadamente um 1,5 milhão de cidadãos. Entre as leis originadas a partir projetos de iniciativa popular, está a da Ficha Limpa.

A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Randolfe Rodrigues, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania , e precisa ser aprovada em dois turnos no Plenário do Senado, com o apoio de pelo menos três quintos dos senadores, antes de seguir para a Câmara.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Projetos dessa natureza deveriam ser submetidos a um referendo antes de serem aprovados. Isso evitaria que interesses de grupos mobilizados prevalecessem sobre interesses da sociedade como um todo

  2. Vamos fazer pressão ou ficarmos no atoleiro vergonha pois todo o Povo Brasileiro inclusive a esquerda sabe deste marasmo para votar emendas parlamentares !!

  3. HUM trilhao e meio, pra sustentar esses ganguester e parece favor, nao cara palida tudo funcionario do contrbuinte, basta de bla, bla,

  4. Nesta legislatura essa casa legislativa tbm fisiológica terá que mostrar porque existe. De custo/benefício totalmente discutível, até hoje só representa ORCRIMs e a lavagem de dinheiro público As mudanças através do POVO era mais lenta, contudo irreversível. Agora com as mídias sociais têm mais celeridade. Opirtunidades estamos dando para se redimirem e focar o BRASIL. Quem viver verá!!!

  5. A Constituição não permite a proposta de PEC de iniciativa popular. Só lei. Seria bom que se emendasse pra passar a permitir.

    1. Tal como o presidente da nação, nao? Estamos no mato sem cachorro. Melhor usar bússola.

  6. É o nesmo senado q ia acabar com o voto secreto logo depois da eleiçao do porco alcolumbre? É o mesmo senado q nao implanta a cpi lava toga? É o mesmo senado q engaveta os pedidos de impeachment dos ministros do $stf? Se é esse ... acho q o do reunan era melhor, pq afinal era totalmente previsivel. Agora temos novos atores q so sabem lidar com twiter e fazer bobagens. Mas tudo ficara igual. Afora isso é acreditarmos em lorotas

  7. Que tal distribuir exemplares da Constituição para os congressistas? Eles demonstram desconhecer seu conteúdo. Art. Primeiro - “Todo o poder emana do povo, e em seu nome será exercido” O povo elege os deputados como seus representantes, e elege também os senadores, como representantes do Estados. Assim, Sr. Rodrigo Maia e seus asseclas do “central”, de nada adianta dizer que a Cãmara não é um “cartório para registrar as queixas do povo”. É sim, pois existe para isso e muito mais.

  8. Porque não um projeto onde o povo vote e valide a permanência ou não dos ministros do STF. Será q Gilmar ficaria. Outro é acabar com aposentadoria compulsória do judiciário (isso é piada com a população, o cara faz coisa errada e é aposentado com todos benefícios)

  9. Tem algum projeto popular para tirar a exclusividade do Presidente do Senado no acolhimento de pedido de impeachment de ministro do STF? Pq se não tiver precisamos começar a colher assinaturas imediatamente.

Mais notícias
Assine agora
TOPO