Maduro assume o controle dos três maiores partidos de oposição
A Sala Constitucional do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela declarou nesta terça, 7, que o partido Vontade Popular, do presidente interino Juan Guaidó, terá novos dirigentes. A legenda será comandada por José Gregorio Noriega Figueroa, que se aproximou do ditador Nicolás Maduro (foto) recentemente. Os interventores chavistas serão os únicos autorizados a escolher candidatos e...
A Sala Constitucional do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela declarou nesta terça, 7, que o partido Vontade Popular, do presidente interino Juan Guaidó, terá novos dirigentes.
A legenda será comandada por José Gregorio Noriega Figueroa, que se aproximou do ditador Nicolás Maduro (foto) recentemente. Os interventores chavistas serão os únicos autorizados a escolher candidatos e a usar o logotipo, o nome e as bandeiras do partido.
A Venezuela terá eleições legislativas em dezembro. Em junho, depois que o governo renovou de forma ilegal todos os membros do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o órgão responsável por realizar as eleições, os partidos de oposição decidiram não participar do pleito. "Maduro está usando o Tribunal Supremo de Justiça para criar uma oposição sob medida para ele competir nas eleições legislativas", diz o advogado venezuelano Alí Daniels, diretor da ONG Acesso à Justiça, em Caracas.
Este ano, duas outras agremiações políticas, Ação Democrática e Primeiro Justiça, já tinham sido absorvidas pelo ditador. Com o Vontade Popular, esses três partidos somam a maioria da oposição. "Maduro quer competir com partidos de fachada, porque é o ditador quem escolherá os seus dirigentes", diz Daniels.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)