Crusoé
11.03.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Crônica
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Edição 096

O papa e os populistas

Estudioso da relação da Igreja com a política, o liberal chileno Axel Kaiser diz que Francisco comunga das ideias dos convidados esquerdistas que recebe no Vaticano e tem aversão ao capitalismo

avatar
Duda Teixeira
11 minutos de leitura 28.02.2020 01:56 comentários 10
O papa e os populistas
"O papa tem um histórico de aproximação com os líderes populistas de esquerda da América Latina"
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Professor visitante da Hoover Institution, um think tank da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, o chileno Axel Kaiser, de 38 anos, foi surpreendido nos últimos dias com pichações em muros do Chile. Frases com os dizeres “Mais Axel Kaiser, menos Marx” começaram a aparecer em cidades do sul do país e fotos foram compartilhadas na internet.

Para ele, os autores das frases provavelmente são jovens que foram influenciados por seus livros e pelos cursos que tem dado em escolas e via redes sociais. “Nós criamos um movimento de pessoas que abraçam a liberdade e não querem o autoritarismo nem a demagogia populista de esquerda ou de direita”, diz Kaiser, que é formado em direito no Chile, tem mestrado em estudos americanos e concluiu doutorado em filosofia na Alemanha.

Coautor do livro O Embuste Populista, que escreveu com a guatemalteca Gloria Álvarez, ele dedicou um capítulo ao papa Francisco nessa obra. O pontífice também foi tema de outro livro de Kaiser, lançado em 2017, chamado O papa e o capitalismo: um diálogo necessário. Segundo ele, Francisco escolhe seus convidados, incluindo Lula, pela ideologia. “O papa tem um histórico de aproximação com os líderes populistas de esquerda da América Latina. Eles têm as mesmas ideias”, diz.

Nesta entrevista a Crusoé, além de falar sobre o papa, Kaiser comentou as manifestações em seu país, que já duram quatro meses. Para ele, a origem dos protestos está nas reformas da ex-presidente Michelle Bachelet, que elevaram os impostos e reduziram o crescimento econômico. Uma nova Constituição, cuja convocação será levada a um plebiscito em abril, só pioraria as coisas. “Estou extraordinariamente pessimista.”

O papa Francisco recebeu Lula no Vaticano. Isso o surpreende?
Não. O papa tem um histórico de aproximação com os líderes populistas de esquerda da América Latina. Eles têm as mesmas ideias. Francisco não se importa se o convidado foi acusado de corrupção, tanto que a argentina Cristina Kirchner também se encontrou com ele. Em 2015, ele recebeu até o cubano Raúl Castro. O ditador comunista saiu do encontro dizendo que, se o papa continuasse falando do mesmo jeito, ele voltaria a rezar e regressaria à Igreja. Francisco esteve ainda na Bolívia, para ver Evo Morales. Vários ativistas radicais da Argentina também já conversaram com ele no Vaticano.

Mas ele também recebeu o ex-presidente argentino Mauricio Macri, de direita.
Francisco, que também é argentino, nem sequer ligou para Macri, para parabenizá-lo por sua eleição em 2015. Ele esteve com o ex-presidente apenas 22 minutos na biblioteca do Vaticano. No encontro com Cristina, ele a convidou para uma refeição, e ela permaneceu em sua residência por várias horas. O papa não tem a mesma relação com as pessoas de direita. Isso é evidente.

Qual é o impacto que essas atitudes do papa têm nos países da América Latina?
O papa é uma figura influente, poderosa. Muitos fiéis católicos acham suas ideias relevantes. Francisco tem disseminado um discurso ideológico de ressentimento, de luta de classes e contra o capitalismo, que tem causado muito dano para a América Latina.

A Igreja Católica sempre foi contra o capitalismo?
Não. A Igreja tem uma tradição intelectual a favor do mercado. Foram padres espanhóis que lançaram as bases do liberalismo econômico moderno. O jesuíta Juan de Mariana (1536-1624) foi uma das figuras mais relevantes nesse sentido. Ele dizia que os funcionários do estado buscavam melhorar seu patrimônio à custa dos demais. Para tanto, eles se esforçavam em aumentar o poder do rei, ou seja, do próprio estado. A recomendação de Mariana era a de que se buscasse um príncipe que, tendo eliminado todas as despesas supérfluas, diminuísse os impostos. Além de Juan de Mariana, vários sacerdotes intelectuais desenvolveram muitas ideias da economia moderna. Eles acreditavam que o mercado funcionando com liberdade gerava mais bem-estar social para a população.

Como isso se perdeu?
A tradição libertária lamentavelmente foi sendo esquecida. O papa Leão XII (1810-1903) e, especialmente, o papa Pio XI (1857-1939) inauguraram uma tradição de desconfiança frente ao mercado e ao liberalismo, embora defendessem a propriedade privada e condenassem o socialismo marxista. Os papas João Paulo II e Bento XVI seguiram uma linha mais tolerante com o capitalismo. Eles não deixaram de fazer críticas, mas tinham uma visão mais favorável. Foi o capitalismo, afinal, que mais tirou pessoas da pobreza e mais ajudou a preservar o meio ambiente. Francisco rompeu totalmente com isso. Ele assumiu uma postura muito radical e pouco fundamentada. É o papa mais agressivo com o capitalismo.

Divulgação
"Francisco tem disseminado um discurso ideológico de ressentimento, de luta de classes e contra o capitalismo"

A crítica do papa ao capitalismo perpassa a sua defesa do meio ambiente?
Francisco está legitimamente preocupado com a natureza, assim como muita gente. Mas ele não estudou o assunto a fundo e diz coisas exageradas, histéricas. Ele fala muito da cultura do descarte. Diz que as pessoas são descartadas assim como os bens de consumo no sistema industrial de produção, que é o capitalismo. É claro que ele se refere à economia de mercado e ao liberalismo econômico.

O papa já condenou o socialismo, o ditador Nicolás Maduro ou a ditadura cubana?
Nunca vi Francisco condenando o socialismo ou as ditaduras latino-americanas. Desconheço qualquer declaração desse tipo. Em 2016, ele chegou a dizer que são os comunistas os que pensam como os verdadeiros cristãos. Ele disse isso literalmente. Seria uma surpresa para mim se ele, sendo tão condescendente e favorável com pessoas de esquerda, emitisse uma declaração censurando regimes autoritários da região.

O Vaticano atuou como mediador nas negociações entre a ditadura de Maduro e a oposição. Ele teve algum sucesso?
Nenhum. A participação do Vaticano só serviu para que a ditadura de Maduro ganhasse legitimidade e tempo em momentos cruciais. A mediação do Vaticano tem sido um fator muito negativo na crise venezuelana. Muito negativo. Não consigo ver o Vaticano exigindo concessões reais desses líderes de esquerda, para restabelecer a democracia e os direitos individuais. Não vejo como a Igreja possa dar qualquer contribuição positiva para a cidadania.

O papa é populista?
Ele tem ideias clássicas do populismo latino-americano. É peronista. Foi muito influenciado por essa doutrina. E o peronismo é o populismo mais emblemático na região. Além disso, ele foi um seguidor da Teologia do Povo, a versão argentina da Teologia da Libertação que nasceu logo depois do Concílio Vaticano II, na década de 1960.

Qual é a relação entre essas duas correntes?
A Teologia do Povo é mais suave nos métodos que propõe para mudar a sociedade. Não defende a revolução e a luta armada como a Teologia da Libertação, mas tende a idealizar a pobreza. Os seus seguidores atribuem toda sorte de virtudes aos pobres, que eles chamam de povo. Enquanto isso, os poderosos e os ricos não têm nenhuma qualidade boa. São o que eles chamam de antipovo. A sociedade fica assim dividida em dois campos homogêneos e antagônicos: o povo puro e a elite corrupta. A Teologia do Povo acredita que existe um sistema social e estruturalmente injusto que precisa ser mudado.

"Ele (Francisco) foi um seguidor da Teologia do Povo, a versão argentina da Teologia da Libertação que nasceu logo depois do Concílio Vaticano II"

A Teologia do Povo distorce a doutrina católica?
A Teologia da Libertação, a Teologia do Povo e a ordem dos jesuítas nutrem a visão de que não é o comportamento individual que define se uma pessoa está ou não no caminho de Jesus Cristo. Para seus adeptos, não é o indivíduo que, exercendo o livre-arbítrio, escolhe entre o bem e o mal. Eles entendem que há uma dimensão anterior, que é a social. De alguma maneira, as estruturas sociais que eles consideram injustas impedem as pessoas de tomarem decisões livres. É essa a visão de Francisco e de muitos outros. Para eles, os verdadeiros pecadores são aqueles que mantêm essas estruturas. Os culpados são sempre os ricos e poderosos. Os demais, que podem cometer crimes ou delitos, são vistos até certo ponto como vítimas dessa estrutura social, da desigualdade, do mercado. Isso me parece muito subversivo. Até onde entendo a doutrina cristã, o livre-arbítrio é um patrimônio de todos os seres humanos, independente das nossas circunstâncias específicas. Para além da sua condição social, uma pessoa sempre tem a liberdade de escolher entre o bem ou mal. E isso está muito em sintonia com a filosofia liberal clássica.

Os protestos no Chile, que completaram quatro meses, são uma resposta à desigualdade, ao liberalismo ou aos planos de aposentadoria privados?
Tudo isso é falso. A desigualdade vem diminuindo desde os anos 1990 de maneira contundente. O Índice Gini (que mede o grau de desigualdade) caiu de 0,57 para 0,46. O Chile é menos desigual que Brasil, México, Paraguai, Costa Rica e Colômbia. Além disso, o Chile é o país com maior mobilidade social de todos os membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE. É mais fácil um chileno que está entre os 25% mais pobres chegar ao estrato dos 25% mais ricos que um francês, um alemão, um austríaco ou um americano. A pobreza no Chile caiu de quase 50% nos anos 1990 para menos de 8% da população. É um recorde que nenhum país da América Latina exibe. E temos o melhor índice de desenvolvimento humano da região.

Qual é a razão dos protestos, então?
Ideologia. Há cerca de 20 anos, instalou-se uma narrativa segundo o qual o Chile era um inferno de desigualdade, de abuso, de injustiça social. Michelle Bachelet chegou ao governo para um segundo mandato e, em 2014, fez reformas que prejudicaram a economia e frustraram as pessoas. Ela subiu os impostos das empresas de 21% para 27%. As companhias chilenas hoje pagam mais taxas que as suecas. Bachelet também passou a impedir que os empresários descontassem do imposto pessoal o que eles já tinham pagado como acionistas ou donos de empresas. Com essa mudança, a taxa real efetiva que um empresário paga de imposto passou para quase 45%, o que é uma loucura. Para piorar, ela deixou tudo muito mais complexo, com normas difíceis de serem interpretadas. Foi uma reforma muito ideológica, que gerou caos. A economia, que antes crescia 5% ao ano, passou a crescer menos de 2% a partir de 2014. O investimento teve quatro anos seguidos de queda com Bachelet, o que não ocorria desde os anos 1960.

Qual foi o impacto disso na sociedade chilena?
Os salários pararam de aumentar, os empregos diminuíram e muitas pessoas começaram a trabalhar por conta própria. Sebastián Piñera, o atual presidente, prometeu tempos melhores. Mas ele não usou seu capital político para fazer as reformas necessárias e melhorar a situação da classe média.

Por que Piñera não o fez?
Um presidente liberal ou de direita naturalmente reduziria o tamanho do estado, baixaria os impostos, abriria os mercados, flexibilizaria o mercado de trabalho. Piñera não fez nada disso e fala muito em desigualdade. Ele diz que o estado precisa dar proteção social para a classe média. Nenhum presidente liberal falaria isso. Piñera, na verdade, é um social-democrata.

Piñera convocou um plebiscito para o dia 26 de abril, para decidir sobre uma nova Constituição. O que se pode esperar disso?
Nada de bom pode sair dessa Constituição. A América Latina é a região do mundo com a maior quantidade de constituições. Sempre que se mudam as leis, o resultado é um desastre. O Chile estava indo bem, só precisava de reformas pontuais. Mas o diagnóstico feito pelas pessoas foi muito equivocado. Uma nova Constituição deverá incluir ideias de esquerda, mais socialistas, que acabarão causando um enorme dano. Estou extraordinariamente pessimista.

Diários

Por que Toffoli e Moraes ainda são ministros? Escárnio

Dennys Xavier Visualizar

Ucrânia compara uso de Patriot no Irã com ajuda recebida na guerra

Redação Crusoé Visualizar

Os recados de Fachin aos juízes brasileiros

Redação Crusoé Visualizar

Ucrânia lamenta “narrativas russas” repetidas pelo governo Lula

João Pedro Farah Visualizar

Lula contra os "Senhores das Armas"

Duda Teixeira Visualizar

Após "Big Baixaria Brasil", PL lança "A grande quadrilha"

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

4 coisas importantes sobre o novo líder supremo do Irã

4 coisas importantes sobre o novo líder supremo do Irã

Visualizar notícia
Ana Paula Valadão Bessa e as verdades incômodas sobre o Irã

Ana Paula Valadão Bessa e as verdades incômodas sobre o Irã

Visualizar notícia
Após "Big Baixaria Brasil", PL lança "A grande quadrilha"

Após "Big Baixaria Brasil", PL lança "A grande quadrilha"

Visualizar notícia
Arquitetura do colapso

Arquitetura do colapso

Visualizar notícia
EUA dizem ter atingido mais de 5 mil alvos no Irã nos dez primeiros dias

EUA dizem ter atingido mais de 5 mil alvos no Irã nos dez primeiros dias

Visualizar notícia
Lula contra os "Senhores das Armas"

Lula contra os "Senhores das Armas"

Visualizar notícia
Os recados de Fachin aos juízes brasileiros

Os recados de Fachin aos juízes brasileiros

Visualizar notícia
Pesadelo eleitoral

Pesadelo eleitoral

Visualizar notícia
Por que Toffoli e Moraes ainda são ministros? Escárnio

Por que Toffoli e Moraes ainda são ministros? Escárnio

Visualizar notícia
Quando Lula reclamava da caixa-preta do Judiciário

Quando Lula reclamava da caixa-preta do Judiciário

Visualizar notícia

Tags relacionadas

América Latina

autoritarismo

Axel Kaiser

Bento XVI

capitalismo

católicos

Chile

Cristina Kirchner

Cuba

Direita

Esquerda

Estados Unidos

Gloria Alvarez

Hoover Institution

Igreja Católica

jesuíta

João Paulo II

Leão XII

liberalismo

liberdade

Lula

luta de classes

Marx

Mauricio Macri

Michelle Bachelet

Nicolás Maduro

papa Francisco

Peru

Pio XI

Raúl Castro

redes sociais

Sebastián Piñera

socialismo marxista

Universidade Stanford

Vaticano

Venezuela

< Notícia Anterior

As decisões petistas de Bolsonaro

28.02.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

É preciso falar

28.02.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Duda Teixeira

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Sirlei

2020-03-14 16:57:24

Jorge Mário Bergóglio é comunista de carteirinha. Quando da visita de Macri ao Vaticano, Bergoglio deu um chá de cadeira vergonhoso,pra depois atendê-lo em 20 minutos. A derrota de Macri pra reeleição,tem a mãozinha do Sumo por trás,quem viver,um dia saberá.


Uira

2020-03-10 23:48:29

Portanto, o FATOR TRABALHO tinha muito mais RELEVÂNCIA na TAXA DE LUCRO do que a TECNOLOGIA, mas desde então esta RELAÇÃO se INVERTEU e se FIAR na EXPLORAÇÃO DA MÃO DE OBRA é só um ATALHO para a FALÊNCIA, pois em um SISTEMA COMPETITIVO, o VENCEDOR é quem dispuser da MELHOR TECNOLOGIA e MAIOR CONHECIMENTO.


Uira

2020-03-10 23:45:50

A PRÓPRIA TECNOLOGIA é uma PROVA de que nem toda RIQUEZA é FRUTO DA EXPLORAÇÃO, pois se ela GERA e CRIA RIQUEZA, isto AUTOMATICAMENTE INVALIDA o ARGUMENTO de que o LUCRO é FRUTO DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR. Até Marx, mesmo que de FORMA ENVIESADA, sabia disto. E em parte ele não estava TOTALMENTE ERRADO em dizer que o LUCRO era FRUTO DA EXPLORAÇÃO DOS TRABALHADORES. Há que se lembrar que na ÉPOCA dele o PROCESSO DE ACUMULAÇÃO DO CAPITAL só estava começando.


Uira

2020-03-10 23:43:15

Ao contrário dos ANIMAS na NATUREZA, o HOMEM não tem DESCULPA nem PERDÃO pq ele, além de ter CONSCIÊNCIA, tem condições de não RECORRER à RAPINAGEM. Agora, o DISCURSO de que TODO RICO é CORRUPTO e ESPOLIOU alguém é FALSO, pq dentro de uma LÓGICA PURAMENTE ECONÔMICA, se o LUCRO fosse só FRUTO DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO ALHEIO, não haveria AVANÇOS CIENTÍFICOS e TECNOLÓGICOS, seríamos como qq ANIMAL NA NATUREZA, tirando um dos outros sem nunca nos DESENVOLVERMOS ECONÔMICA e SOCIALMENTE.


Uira

2020-03-10 23:37:07

Deve-se ressaltar que CRISTIANISMO nada tem a ver com MERCADO, pois o BOM CRISTÃO é aquele que, diante da BONDADE e GRAÇA DIVINAS que lhe PERMITEM ter MAIS do que seus PARES MENOS AFORTUNADOS. deveria RETRIBUIR a BONDADE e GRAÇA DIVINAS com as quais ele foi AGRACIADO. Mas sendo o HOMEM um SER CORRUPTO, não só ele está INSATISFEITO com a BONDADE e GRAÇA obtidas, mas ainda quer TIRAR de seus PARES aquilo que é deles por DIREITO.


Uira

2020-03-10 23:27:33

IGREJA CATÓLICA e ESQUERDA são a MESMA COISA, elas FINGEM que DISCORDAM em um ou OUTRO ITEM, mas é só ESTRATÉGIA de DIVIDIR PARA CONQUISTAR. Como em uma DEMOCRACIA não se pode LUTAR CONTRA A NATUREZA e A REALIDADE sem APELAR para o POPULISMO, não é ATÍPICO que o Papa Francisco seja AFEITO a POPULISTAS e à ESQUERDA. Ele faz parte de uma INSTITUIÇÃO que antes da ESQUERDA existir já era de ESQUERDA.


Uira

2020-03-10 23:24:18

Não é basicamente isto que Darwin disse, que dadas as CONDIÇÕES AMBIENTAIS, alguns INDIVÍDUOS dentro de uma POPULAÇÃO (neste caso, de ANIMAIS) não serão MAIS "FAVORECIDOS"? Quem é que DETERMINA isto: os INDIVÍDUOS ou o AMBIENTE? Portanto, os VENCEDORES já estão DETERMINADOS e mesmo que a ESQUERDA (incluída IGREJA CATÓLICA) tente ALTERAR o RESULTADO, ela no MÁXIMO iria RETARDAR este ou FERRAR com TODO MUNDO. O que não raro ela faz?


Uira

2020-03-10 23:20:51

O PROBLEMA da IGREJA CATÓLICA e da ESQUERDA é a DIFICULDADE em aceitar a REALIDADE como ela é: a NATUREZA é CRUEL e não PRIVILEGIA todos com as MESMAS CONDIÇÕES. Mesmo que dois INDIVÍDUOS sejam COLOCADOS em CONDIÇÃO DE IGUALDADE, no LONGO PRAZO a TRAJETÓRIA e SUCESSO deles não são DETERMINADOS somente por FATORES ECONÔMICOS. Ou seja, se eles forem colocados para CONCORRER, aquele INDIVÍDUO mais CAPAZ e APTO se daria MELHOR que seu COLEGA.


Uira

2020-03-10 23:17:43

Nele VALE A LEI DA SELVA, SOBREVIVEM os MAIS FORTES e MAIS APTOS, não havendo LUGAR para os FRACOS, IGNORANTES, INCOMPETENTES, INAPTOS. É ÓBVIO que o MERCADO não BENEFICIA todos IGUALMENTE, pois há uma SÉRIE de CONDICIONANTES que estão além da VONTADE e ATITUDES dos INDIVÍDUOS, tal como FATORES BIOLÓGICOS, GEOGRÁFICOS, DEMOGRÁFICOS e SOCIAIS. E é exatamente aí que RESIDE o DIFERENCIAL do MERCADO na GERAÇÃO e CRIAÇÃO DE RIQUEZA, o que IMPORTA é o LUCRO.


Uira

2020-03-10 23:07:51

Portanto, nada mais NATURAL que ambas façam o DISCURSO DO PADRE PEDÓFILO e se coloquem como DEFENSORAS DOS POBRES, pois é assim que colocam um CABRESTO NO POVO. O COMPORTAMENTO do Papa Francisco não é EXCLUSIVIDADE dele, mas PRODUTO DO MEIO no qual ele está INSERIDO, a CONDUTA dele é CONDIZENTE com o PASSADO da IGREJA CATÓLICA. O MUNDO mudou à REVELIA dela que, diante das RUPTURAS e REVOLUÇÕES SOCIAIS, se viu FORÇADA a se ADAPTAR A CONTRAGOSTO.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Sirlei

2020-03-14 16:57:24

Jorge Mário Bergóglio é comunista de carteirinha. Quando da visita de Macri ao Vaticano, Bergoglio deu um chá de cadeira vergonhoso,pra depois atendê-lo em 20 minutos. A derrota de Macri pra reeleição,tem a mãozinha do Sumo por trás,quem viver,um dia saberá.


Uira

2020-03-10 23:48:29

Portanto, o FATOR TRABALHO tinha muito mais RELEVÂNCIA na TAXA DE LUCRO do que a TECNOLOGIA, mas desde então esta RELAÇÃO se INVERTEU e se FIAR na EXPLORAÇÃO DA MÃO DE OBRA é só um ATALHO para a FALÊNCIA, pois em um SISTEMA COMPETITIVO, o VENCEDOR é quem dispuser da MELHOR TECNOLOGIA e MAIOR CONHECIMENTO.


Uira

2020-03-10 23:45:50

A PRÓPRIA TECNOLOGIA é uma PROVA de que nem toda RIQUEZA é FRUTO DA EXPLORAÇÃO, pois se ela GERA e CRIA RIQUEZA, isto AUTOMATICAMENTE INVALIDA o ARGUMENTO de que o LUCRO é FRUTO DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR. Até Marx, mesmo que de FORMA ENVIESADA, sabia disto. E em parte ele não estava TOTALMENTE ERRADO em dizer que o LUCRO era FRUTO DA EXPLORAÇÃO DOS TRABALHADORES. Há que se lembrar que na ÉPOCA dele o PROCESSO DE ACUMULAÇÃO DO CAPITAL só estava começando.


Uira

2020-03-10 23:43:15

Ao contrário dos ANIMAS na NATUREZA, o HOMEM não tem DESCULPA nem PERDÃO pq ele, além de ter CONSCIÊNCIA, tem condições de não RECORRER à RAPINAGEM. Agora, o DISCURSO de que TODO RICO é CORRUPTO e ESPOLIOU alguém é FALSO, pq dentro de uma LÓGICA PURAMENTE ECONÔMICA, se o LUCRO fosse só FRUTO DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO ALHEIO, não haveria AVANÇOS CIENTÍFICOS e TECNOLÓGICOS, seríamos como qq ANIMAL NA NATUREZA, tirando um dos outros sem nunca nos DESENVOLVERMOS ECONÔMICA e SOCIALMENTE.


Uira

2020-03-10 23:37:07

Deve-se ressaltar que CRISTIANISMO nada tem a ver com MERCADO, pois o BOM CRISTÃO é aquele que, diante da BONDADE e GRAÇA DIVINAS que lhe PERMITEM ter MAIS do que seus PARES MENOS AFORTUNADOS. deveria RETRIBUIR a BONDADE e GRAÇA DIVINAS com as quais ele foi AGRACIADO. Mas sendo o HOMEM um SER CORRUPTO, não só ele está INSATISFEITO com a BONDADE e GRAÇA obtidas, mas ainda quer TIRAR de seus PARES aquilo que é deles por DIREITO.


Uira

2020-03-10 23:27:33

IGREJA CATÓLICA e ESQUERDA são a MESMA COISA, elas FINGEM que DISCORDAM em um ou OUTRO ITEM, mas é só ESTRATÉGIA de DIVIDIR PARA CONQUISTAR. Como em uma DEMOCRACIA não se pode LUTAR CONTRA A NATUREZA e A REALIDADE sem APELAR para o POPULISMO, não é ATÍPICO que o Papa Francisco seja AFEITO a POPULISTAS e à ESQUERDA. Ele faz parte de uma INSTITUIÇÃO que antes da ESQUERDA existir já era de ESQUERDA.


Uira

2020-03-10 23:24:18

Não é basicamente isto que Darwin disse, que dadas as CONDIÇÕES AMBIENTAIS, alguns INDIVÍDUOS dentro de uma POPULAÇÃO (neste caso, de ANIMAIS) não serão MAIS "FAVORECIDOS"? Quem é que DETERMINA isto: os INDIVÍDUOS ou o AMBIENTE? Portanto, os VENCEDORES já estão DETERMINADOS e mesmo que a ESQUERDA (incluída IGREJA CATÓLICA) tente ALTERAR o RESULTADO, ela no MÁXIMO iria RETARDAR este ou FERRAR com TODO MUNDO. O que não raro ela faz?


Uira

2020-03-10 23:20:51

O PROBLEMA da IGREJA CATÓLICA e da ESQUERDA é a DIFICULDADE em aceitar a REALIDADE como ela é: a NATUREZA é CRUEL e não PRIVILEGIA todos com as MESMAS CONDIÇÕES. Mesmo que dois INDIVÍDUOS sejam COLOCADOS em CONDIÇÃO DE IGUALDADE, no LONGO PRAZO a TRAJETÓRIA e SUCESSO deles não são DETERMINADOS somente por FATORES ECONÔMICOS. Ou seja, se eles forem colocados para CONCORRER, aquele INDIVÍDUO mais CAPAZ e APTO se daria MELHOR que seu COLEGA.


Uira

2020-03-10 23:17:43

Nele VALE A LEI DA SELVA, SOBREVIVEM os MAIS FORTES e MAIS APTOS, não havendo LUGAR para os FRACOS, IGNORANTES, INCOMPETENTES, INAPTOS. É ÓBVIO que o MERCADO não BENEFICIA todos IGUALMENTE, pois há uma SÉRIE de CONDICIONANTES que estão além da VONTADE e ATITUDES dos INDIVÍDUOS, tal como FATORES BIOLÓGICOS, GEOGRÁFICOS, DEMOGRÁFICOS e SOCIAIS. E é exatamente aí que RESIDE o DIFERENCIAL do MERCADO na GERAÇÃO e CRIAÇÃO DE RIQUEZA, o que IMPORTA é o LUCRO.


Uira

2020-03-10 23:07:51

Portanto, nada mais NATURAL que ambas façam o DISCURSO DO PADRE PEDÓFILO e se coloquem como DEFENSORAS DOS POBRES, pois é assim que colocam um CABRESTO NO POVO. O COMPORTAMENTO do Papa Francisco não é EXCLUSIVIDADE dele, mas PRODUTO DO MEIO no qual ele está INSERIDO, a CONDUTA dele é CONDIZENTE com o PASSADO da IGREJA CATÓLICA. O MUNDO mudou à REVELIA dela que, diante das RUPTURAS e REVOLUÇÕES SOCIAIS, se viu FORÇADA a se ADAPTAR A CONTRAGOSTO.



Notícias relacionadas

O dia a dia de uma bolsista brasileira em Harvard

O dia a dia de uma bolsista brasileira em Harvard

Felipe Moura Brasil
09.08.2024 03:30 35 minutos de leitura
Visualizar notícia
A história da estudante de Medicina que descobriu asteroides

A história da estudante de Medicina que descobriu asteroides

Felipe Moura Brasil
02.08.2024 03:30 21 minutos de leitura
Visualizar notícia
Grupo TAPA: "Os consultórios psicanalíticos e os teatros estão cheios"

Grupo TAPA: "Os consultórios psicanalíticos e os teatros estão cheios"

José Inácio Pilar
26.07.2024 03:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
A história do primeiro brasileiro PhD em Engenharia em Harvard

A história do primeiro brasileiro PhD em Engenharia em Harvard

Felipe Moura Brasil
25.07.2024 19:44 40 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Nasa faz alerta para 15 mil asteroides com potencial para destruir cidades inteiras

Nasa faz alerta para 15 mil asteroides com potencial para destruir cidades inteiras

Visualizar notícia
Doença que afeta o cérebro e atinge milhões de idosos vira um dos maiores medos dos brasileiros

Doença que afeta o cérebro e atinge milhões de idosos vira um dos maiores medos dos brasileiros

Visualizar notícia
10 coisas que você deve fazer seis meses antes da aposentadoria

10 coisas que você deve fazer seis meses antes da aposentadoria

Visualizar notícia
Criminosos quase sempre escolhem o mesmo tipo de vítima, e são essas pessoas

Criminosos quase sempre escolhem o mesmo tipo de vítima, e são essas pessoas

Visualizar notícia
Confirmado pela ciência: um estudo revelou o verdadeiro efeito do uso do celular no banheiro

Confirmado pela ciência: um estudo revelou o verdadeiro efeito do uso do celular no banheiro

Visualizar notícia
Instalar isso no seu apartamento pode gerar briga e até processo na Justiça

Instalar isso no seu apartamento pode gerar briga e até processo na Justiça

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso